Ana Cristina Coelho Publicado Agosto 5, 2015 Publicado Agosto 5, 2015 Boa tarde Estou a principiar neste passatempo e comprei areia de silica já usada pergunto se devo fervê-la e durante quantos minutos ?? Enquanto cicla o aqua deve ter a luz a funcionar o mesmo nº de horas como se já tivesse fauna ? estou a pensar em 8 horas quando introduzir os peixes Durante o ciclo devo fazer TPA? de quantos por %? Todas as semanas ? A comida de peixe de água fria tb. pode ser usada em peixes de água quente? Obrigada Citar
afonso321 Publicado: Agosto 5, 2015 Publicado: Agosto 5, 2015 (editado) Boa tarde Estou a principiar neste passatempo e comprei areia de silica já usada pergunto se devo fervê-la e durante quantos minutos ?? Olá boa tarde, não é necessário ferver (embora o possa fazer) eu na minha areia de silica, lavei-a num alguidar com um pouco de lixivia pura sem detergente, e depois lavei-a novamente com água da torneira até perder o cheiro. Enquanto cicla o aqua deve ter a luz a funcionar o mesmo nº de horas como se já tivesse fauna ? No período do ciclo não necessita de luz. estou a pensar em 8 horas quando introduzir os peixes o tempo de iluminação (fotoperíodo) depende sempre do tipo de fauna e sobretudo do tipo de flora que pensar introduzir. Durante o ciclo devo fazer TPA? de quantos por %? Todas as semanas ? se não tiver fauna não necessita de TPA's (mas só neste caso) A comida de peixe de água fria tb. pode ser usada em peixes de água quente? Se reparar no rótulos verifica que os ingredientes são diferentes, normalmente a comida para os tropicais são mais ricas em vitaminas e ácidos gordos etc. no entanto para desenrascar se der comida dos peixes de água fria não há problema algum. Se quiser ler um pouco deixo-lhe a seguir algo para ler que me parece importante . Obrigada Estra literatura não é da minha autoria, é retirada deste forum que tem uma indeterminada fonte de informação: Água Doce: O Ciclo do Azoto e o Síndrome do Novo Aquário O que é o Ciclo do Azoto? Tal como todas as criaturas vivas, os peixes libertam excrementos (xixi e cócó). Estes compostos à base de nitrogéneo decompõem-se em amónia (NH3),que é altamente tóxica para a maioria dos peixes. Na natureza, o volume de água por peixe é extremamente alto, e os resíduos diluem-se para baixas concentrações. No aquário, ao contrário, pode demorar tão pouco como algumas horas para que as concentrações de amónia atinjam níveis tóxicos. Quanta amónia é demais? A resposta rápida é: se um kit de teste é capaz de a medir, já é demais (i.e. está em concentrações que pode prejudicar os peixes). Considere acções de emergência (mudanças de água, zeólitos, argila) para reduzir o perigo. (uma discussão mais detalhada da toxicidade da amónia está mais à frente nesta secção.) Falando em termos de aquários, o "ciclo do azoto" (mais precisamente, o ciclo de nitrificação) é o processo biológico que converte a amónia noutros, relativamente inofensivos, compostos de azoto. Felizmente, existem bactérias que fazem esta conversão para nós. Algumas espécies convertem amónia (NH3) para nitritos (NO2-), enquanto outras convertem os nitritos para nitratos (NO3-). Assim "fazer o ciclo do o aquário" refere-se ao processo de estabelecer colónias de bactérias no substrato filtrante que convertem amónia -> nitritos -> nitratos. As espécies desejáveis de bactérias nitrificadoras estão presentes em todo o lado (e.g. no ar). Portanto assim que tiver amónia no aquário é apenas uma questão de tempo antes que as bactérias desejáveis estabeleçam uma colónia no substrato do seu filtro. A melhor maneira de conseguir isto é colocar um ou dois (ênfase no UM ou DOIS) peixes resistentes e baratos no seu aquário. Os detritos dos peixes contém amónia da qual as bactérias vivem. Não dê comida a mais! Mais comida significa mais amónia! Sugestões para algumas espécies são: peixes dourados comuns (para tanques de água fria), zebras, barbos para tanques de água quente e peixes donzela em aquários de água salgada. Durante o processo de ciclo, os níveis de amónia vão subir e depois repentinamente baixar à medida que as bactérias formadores de nitritos se estabelecerem. Dado que as bactérias formadoras de nitrato só começam a aparecer quando houver nitritos presentes em quantidade suficiente, os níveis de nitrato vão disparar (à medida que a amónia acumulada é convertida), continuando a subir à medida que a amónia produzida é convertida em nitritos. Uma vez as bactérias formadoras de nitratos estejam estabelecidas, os níveis de nitritos vão cair, os níveis de nitratos vão subir, e o aquário está em ciclo. O seu aquário estará totalmente em ciclo assim que haja produção de nitratos (e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero). Para determinar quando o ciclo está completo, compre os kits de teste apropriados (veja a secção de Test Kits) e meça os níveis, ou leve uma amostra de água à loja de peixes deixando-os efectuar os testes por si (talvez por uma pequena quantia). O processo de ciclo demora normalmente entre 2 a 6 semanas. A temperaturas abaixo de 21C, demora mais a fazer o ciclo do aquário. Em comparação com outros tipos de bactérias, as bactérias nitrificadoras crescem lentamente. Em condições óptimas, são precisas 15 horas para uma colónia duplicar de tamanho! Muitas vezes é possível acelerar o tempo de ciclo. Alguns procedimentos comuns são descritos mais abaixo nesta secção. Cuidado: EVITE A TENTAÇÃO DE COMPRAR MAIS PEIXES ATÉ QUE O SEU AQUÁRIO TENHA EFECTUADO O CICLO COMPLETO! Mais peixes significam maior produção de amónia, prejudicando o seu bem estar e provavelmente causando mortes. Uma vez atingidos níveis de amónia altamente prejudiciais ou tóxicos, o seu aquário sucumbiu ao "Síndroma do aquário novo", o aquário ainda não está totalmente em ciclo e a amónia acumulada tem concentrações letais para os peixes. Quanta amónia é demais? Num aquário estabelecido, a amónia não deve ser detectada usando os test kits comuns, disponíveis nas lojas. A presença de níveis detectáveis indica que o iltro biológico não está a trabalhar em condições, ou porque o aquário ainda não estabilizou completamente, ou porque o filtro não está a funcionar de forma adequada (e.g. demasiado pequeno para a carga de peixes, entupido, etc.) É imperativo que trate do problema (o filtro) conjuntamente com os sintomas (altos níveis de amónia). A concentração letal para os peixes varia entre espécies; algumas são mais tolerantes do que outras. Além disso, outros factores, tais como a temperatura da água e a química têm um papel importante. Por exemplo, a amónia (NH3) muda continuamente para amoníaco (NH4+) e vice-versa, com as concentrações relativas de cada um dependendo da temperatura da água e do pH. A amónia é extremamente tóxica: o amoníaco é relativamente inofensivo. A altas temperaturas e pH, há mais azoto na forma de amónia do que com um baixo pH. Os test kits comuns medem a amónia total (amónia + amoníaco) sem distinguir entre as duas formas. O quadro seguinte dá-nos a quantidade máxima de amónia-N em mg/L (ppm) que pode ser considerada segura a uma dada temperatura e pH. De novo, note que um aquário com um filtro biológico estabelecido não terá amónia detectável; este quadro é apenas para fins de emergência. Se os seus níveis se aproximam ou excedem os níveis mostrados, tome medidas de emergência IMEDIATAMENTE Temperatura da água pH 20C(68F) 25C(77F) ________________________________ 6.5 15.4 11.1 7.0 5.0 3.6 7.5 1.6 1.2 8.0 0.5 0.4 8.5 0.2 0.1 Minimize o stress dos peixes durante o ciclo Se os níveis de amónia se tornarem altos durante o processo de ciclo devem ser tomadas medidas correctivas de modo a prevenir a morte dos peixes. Provavelmente será necessário efectuar uma sequência de mudanças parciais de água, diluindo a amónia para níveis seguros. Como medida de precaução final, vários produtos comerciais (i.e. "Amquel ou "Amno-Lock") neutralizam com segurança a toxicidade da amónia. Amquel não remove a amónia, apenas neutraliza a sua toxicidade. Filtragem biológica é sempre necessária para converter a amónia (neutralizada) em nitritos e nitratos. Assim, adicionando Amquel, a amónia produzida pelos peixes é neutralizada instantaneamente, no entanto ainda permite a continuação do ciclo do azoto. Usar Amquel durante a fase de ciclo tem, no entanto, uma significante desvantagem. Amquel e produtos similares podem provocar falsas leituras em test kits, tornando difícil determinar exactamente quando o ciclo se completou. Veja a secção test kits para mais detalhes. Também é possível fazer o ciclo de um aquário sem adicionar peixes. O papel dos peixes no processo de ciclo é apenas a produção constante de amónia; o mesmo efeito consegue-se adicionando formas químicas de amónia manualmente (e.g. cloreto de amoníaco). No entanto é uma pouco mais complicado do que usar peixes porque a química da água precisa de ser controlada mais de perto de modo a adicionar a quantidade certa de amónia diariamente. Acelerando o processo de ciclo O ciclo do azoto pode ser acelerado ou ter uma boa ajuda de diversas maneiras. Infelizmente requerem o acesso a um aquário já estabelecido, o que um aquariofilista principiante pode não ter disponível. A ideia principal é encontrar um aquário já estabelecido, tirar algumas das bactérias e colocá-las no novo aquário. Muitos filtros têm uma esponja ou lã no interior, à qual as bactérias nitrificantes aderem. Colocando todo ou parte desse conteúdo (proveniente de um aquário estabelecido) no interior do filtro do novo aquário acelera um pouco as coisas. Se o aquário já estabelecido usa um filtro de fundo, as bactérias nitrificadoras aderem ao areão. Leve algum do areão (uma chávena ou mais) e suspenda-o, embrulhado num saco de pano, dentro do seu filtro (se possível), ou disponha-o por cima do areão do aquário novo (se este tiver um filtro de fundo). Se tiver um filtro externo, de esponja ou de canto, ligue-o a um aquário estabelecido e deixe-o funcionar durante mais ou menos uma semana. As bactérias na água irão estabelecer uma colónia no novo filtro. Após uma semana mude o filtro, já "cultivado", para o novo aquário. Ultimamente, produtos que contêm colónias de bactérias nitrificadoras estão disponíveis nas lojas de animais (e.g. "Fritz", "Bio-zyme", "Cycle"). Em teoria, adicionar bactérias acelera o processo de colonização. A experiência na "net" com estes produtos tem sido contraditória: algumas pessoas têm sucesso, enquanto outras avisam que não funciona de todo. Em princípio, tais produtos deveriam funcionar bem. No entanto, as bactérias nitrificadoras não conseguem viver indefinidamente sem oxigénio e alimento. Assim, a eficácia do produto depende da sua frescura e pode ser afectada por uma má utilização (e.g. sobreaquecimento). Infelizmente, estes produtos não vêm com data de embalagem, assim não há forma de saber a idade que têm. Algumas (não muitas) lojas de aquários fornecem aos compradores uma chávena de areão de um aquário já estabelecido. Uma palavra de cuidado é apropriada nesta altura. Devido à natureza do negócio, os aquários das lojas muito provavelmente contêm agentes patogénicos indesejáveis (bactérias, parasitas, etc.), não quer certamente inseri-los num aquário já em ciclo. Para alguém que está a montar o seu primeiro aquário, no entanto, todos os peixes serão provavelmente comprados nessa mesma loja, assim o perigo é relativamente pequeno, dado que os novos peixes já estiveram expostos aos mesmos agentes patogénicos. Se possível faça o ciclo com bactérias que não sejam provenientes de um aquário de uma loja. Claro que há muitas variações ao que foi dito que também funcionam. No entanto, é um pouco difícil dar uma receita exacta que funcione de certeza. O melhor é usar uma atitude conservadora e não adicionar peixes muito rapidamente. Além disso, teste a água para se certificar que os nitratos estão a ser produzidos, eliminando o trabalho de adivinhar quando o seu aquário está em ciclo. Mais informação importante http://faq.thekrib.com/pt/begin-intro.html espero que sirva para a ajudar cumprimentos afonso Editado Agosto 5, 2015 por afonso321 2 Citar http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
Ana Cristina Coelho Publicado: Agosto 5, 2015 Autor Publicado: Agosto 5, 2015 Mais uma dúvida que me ocorreu Nas TPA a água não está à temperatura do aquário porque este tem 1 termostato até que ponto misturar água fria pode ser prejudicial para os peixes? Citar
Ricardo Pt Publicado: Agosto 5, 2015 Publicado: Agosto 5, 2015 Se não consegues colocar a água à mesma temperatura o que deves fazer é a introdução da "nova" água lentamente para não provocar grandes flutuações na temperatura do aquário. Deves ter este cuidado especialmente no inverno. Nesta altura não há essa necessidade. Citar Novo projeto de 200l Novo projeto para camarões (30l) Criópeixe
Ricardo_Martinho Publicado: Agosto 5, 2015 Publicado: Agosto 5, 2015 Boas, sem peixes não há qualquer problema, com peixes tens duas hipóteses. Ou deitas a água MUITO devagar para dentro do aquário ou então tiras da torneira com a temperatura igual à do aquário. 1 Citar
afonso321 Publicado: Agosto 6, 2015 Publicado: Agosto 6, 2015 Olá bom dia bom já tem resposta para esta última dúvida. são perguntas muito pertinentes de quem quer mesmo aprender, o que nos faz ajudar com vontade. continue com essa calma pois vai conseguir bons resultados. cumprimentos 1 Citar http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
Ana Cristina Coelho Publicado: Agosto 6, 2015 Autor Publicado: Agosto 6, 2015 (editado) Em caso de urgência, por motivo de algum pico nocivo, não podendo fazer devagar, tenho que usar algum produto, para anular os produtos tóxicos da água de torneira certo? Qual aconselham? a marca interessa? O meu aqua tem uma "caixa " que contém o termostato e 4 caixas de matérias filtrantes argila carvão uma espécie de esponja azul e cascalho aconselham a mudar estas caixas de 4 em 4 meses ou de 6 em seis mas quando se troca como é que se faz com as bactérias se mergulhar em água retirada do aqua antes de voltar a introduzir as novas chega? Editado Agosto 6, 2015 por Ana Cristina Coelho Citar
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