Outro aqua de Brévis


Recommended Posts

Boas,

 

obrigado pela chamada de atenção, mas só vou montar o aqua agora, e deixar a ciclar até Setembro, porque talvez vá estar 3 semanas fora, e não quero deixá-los sozinhos tão cedo.

 

Sim, vou ver isso da areia de silica

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

dia 17 de Agosto vou deixar o aquário montado, já com as rochas calcárias, e se possivel uns 3 litros de água já ciclada. Vou meter anubias e valisnerias, deixar o filtro a funcionar ( para movimentar a água ) e aquecedor ligado, porque nesse mesmo dia vou para fora.

 

Dia 8 de Setembro volto, em principio já com os bichos, posso metê-los nesse mesmo dia no aquário? Ou tento arranjar um sitio onde os deixar para me certificar que ficou tudo bem?

 

[[[]]]

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tenho 4 Kg. de uma areia calcária (vem dum rio cujo nome não me recordo ) e 680 gramas de uma pedra calcária meio acastanhada, comprados numa loja da especialidade. O aquário tem cerce de 36 litros, demora muito a fazer com que o pH suba?

 

[[[]]]

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tenho 4 Kg. de uma areia calcária (vem dum rio cujo nome não me recordo ) e 680 gramas de uma pedra calcária meio acastanhada, comprados numa loja da especialidade. O aquário tem cerce de 36 litros, demora muito a fazer com que o pH suba?

 

[[[]]]

 

Boas,

 

Só há uma forma de avaliar isso... monta o aquário e experimenta!!! Conta com pelo menos uma a duas semanas para que o pH e dureza estabilizem.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já está montado =b

 

mas pensei que fosse mais rápido. É que sempre tive aquários com agua ligeiramente ácida, como a que sai da torneira, por isso não fazia ideia do tempo que demoraria a estabilizar, obrigado.

 

Com um aquário tão pequeno, com as TPAs o pH deve ir descendo, não? Deverei apostar em TPAs mais frequentes e menos puxadas em relação a litragem?

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já está montado =b

 

mas pensei que fosse mais rápido. É que sempre tive aquários com agua ligeiramente ácida, como a que sai da torneira, por isso não fazia ideia do tempo que demoraria a estabilizar, obrigado.

 

Com um aquário tão pequeno, com as TPAs o pH deve ir descendo, não? Deverei apostar em TPAs mais frequentes e menos puxadas em relação a litragem?

 

 

Bom dia,

 

É exactamente por essa razão que se recomenda vivamente o uso de um buffer quando a água não está naturalmente próxima dos valores desejados!

 

Assim consegues combater a natural variação dos parâmetros quando as TPA's são efectuadas com água com pH e dureza menores que a do aquário.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me lembro de ler nada sobre buffer... Não mo queres explicar =b

 

 

Boas,

 

De uma forma resumida.

 

Os valores ideais para a água de um aquário Tanganyika são os seguintes:

- pH entre 8,5 e 9,2

- KH entre 11 e 17

- gH entre 16 a 19

 

Contudo, como foi referi, é preferível manter valores mais baixos mas estáveis, devendo, contudo serem respeitados os seguintes valores mínimos:

- pH entre 8,0 e 8,2

- KH entre 8 e 10 (de pouca importância)

- gH entre 12 a 15

 

Por isso, como dizes que a tua água da torneira é ácida o que vai acontecer é que com as TPA's o pH e dureza da água inicial vão descendo naturalmente.

 

Lembra-te que, contrariamente a um Rio onde os parâmetros da água podem variar repentinamente em função de várias ocorrências, nos Grandes Lagos Africanos os parâmetros da água são muito estáveis!

 

Por isso os peixes são sensiveis a mudanças brucas dos parâmetros podendo, contudo, dar-se bem com parâmetros abaixo dos ideais... mas estáveis!!

 

A utilização de buffers é comum, fácil e segura e tem como objectivo assegurar a estabilidade dos parâmetros e aproxima-los dos valores ideais!

 

Tens buffers "comerciais" que podem ficar caros ou podes fazer o teu próprio buffer!

 

Existem inúmeras fórmulas para o buffer mas resumidamente deixo-te uma:

 

- 1 Porção de Bicarbonato de Sódio

- 1 Porção Sal de Cozinha Grosso

- 2 Porções de Sulfato de Magnésio

 

Tudo muito bem misturado.

 

Adicionar à água do aquário na proporção de uma colher de sopa do buffer por cada 30 litros de água!

 

Nas TPA's a água deve ser previamente acondiconada na mesma proporção ou seja, TPA de 15 litros... meia colher de buffer!

 

Uma última dica...

 

... dizes que sais dia 17/08 e voltas a 8/09 já com os peixes!!!

 

Se nada fizeres para além de por água no aquário não penso que o mesmo esteja apto a receber peixes quando voltares.... então o ciclo?!

 

Não te esqueças que com pH acima de 8 qualquer pequena concentração de amónia ou nitritos pode ser fatal para os peixes!!!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o aquário é habitado por uma Neritina Zebra e tem 2 Anubias e uma Valisneria. O areão vem de um lado Africano cujo nome não me recordo, logo calcário, e tem quase 1 Kg. duma rocha acastanhada também calcária, para estabilizar dureza e pH.

 

Para ajudar o ciclo pode-se deitar um bocadinho de comida, não é? Se sim, deito para a entrada do filtro de esponja, que assim não suja a água mas tem o mesmo efeito sobre a sua química, certo?

 

Quando chegar nesse dia, se o aquário ainda não tiver pronto a receber os peixes, posso deixá-los uns dias numa loja que conheço há um bom tempo.

 

Uma porção?... Que consideras uma porção?Um bocadinho pegado com os dedos? Uma colher de chá? Essa sopa de Buffer leva água, ou não dissolvo os ingredientes?

 

Abraços

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o aquário é habitado por uma Neritina Zebra e tem 2 Anubias e uma Valisneria. O areão vem de um lado Africano cujo nome não me recordo, logo calcário, e tem quase 1 Kg. duma rocha acastanhada também calcária, para estabilizar dureza e pH.

 

Para ajudar o ciclo pode-se deitar um bocadinho de comida, não é? Se sim, deito para a entrada do filtro de esponja, que assim não suja a água mas tem o mesmo efeito sobre a sua química, certo?

 

Quando chegar nesse dia, se o aquário ainda não tiver pronto a receber os peixes, posso deixá-los uns dias numa loja que conheço há um bom tempo.

 

Uma porção?... Que consideras uma porção?Um bocadinho pegado com os dedos? Uma colher de chá? Essa sopa de Buffer leva água, ou não dissolvo os ingredientes?

 

Abraços

 

 

Boas,

 

O facto de referir "porção" foi propositado ou seja, qualquer que seja a medida que utilizes tens que considerar as proporções referidas!

 

Por exemplo se falarmos de colheres de chá como referes então terás que juntar uma de Bicarbonato, uma de Sal e duas de Sulfato ou, se falarmos de copos, um copo de Bicarbonato, um de Sal e dois de Sulfato!

 

Deves preparar a mistura na maior quantidade de conseguires e apenas os pós / cristais, mais nada!

 

Depois... dissolves na água do aquário na proporção que indiquei (no caso do enchimento) ou na água para as TPA's caso se trate de uma!

 

No que concerne ao ciclo do aquário o importante é monitorar os parâmetros, nomeadamente a Amónia e Nitritos, e interveir de imediato se estes começarem a disparar... e acho que um daqueles produtos para inicio do cilco também não faz mal nenhum... mas ainda sem Peixes!!

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ok, já percebi isso do buffer, brigado

 

Sim, no inicio pus anti-cloro e uma coisa para ajudar a ciclar, e tenho andado a controla os valores.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

já comprei um frasco de Buffer que acho que me vai durar para a vida toda XD

 

Passados 30 min. de ter colocado os cristais, o pH já tinha subido bastante, impressionante banana rock banana rock

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

podem vê-lo aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70557

 

Estou á espera de 16 conchas, e depois é meter os brévis =)

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais