Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal!! Nova proposta sobre aquario de ciclideos. Como tenho pouco espaço para aquários, o que se pode arranjar é um de 40*30*( altura qualquer ) cm. Apenas gostava de por apenas um casal de Neolamprologus brevis ( gosto deles =D ). Vi uns aquarios que apenas tinhas umas conchas, sei que tornam a água Base, mas isso é bom não é? Poucas rochas e o que me pareceu ser echinodorus ( ou não... ). Acham que é possivel? Talvez umas Anubias atras das rochas, ficava giro... Comentem, critiquem e corrijam ( novamente ) s.f.f.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

|==|================ ================|==|

Publicado:

Olás,

Antes de mais...pesquisa...pesquisa...pesquisa...e depois pergunta. :lol:

o que se pode arranjar é um de 40*30*( altura qualquer ) cm. Apenas gostava de por apenas um casal de Neolamprologus brevis ( gosto deles =D )
40cm é demasiado pequeno. Aposta, no mínimo, em 60cm.

Vi uns aquarios que apenas tinhas umas conchas, sei que tornam a água Base, mas isso é bom não é?

E para que serviam as conchas, percebeste?

Água "base"? O que é isso?

Querias dizer água básica/alcalina (pH alto)?

Mais uma vez...pesquisa...pesquisa...pesquisa.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

para quem n sabe o pH de 1 a 6 é acido se o pH for 7 é neutro e para cima e base

diesel para a proxima pesquisa pesquisa pesquisa

ja vi aquas com 50 cm de comp. com um casal de Neolamprologus brevis

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Publicado:

Diesel_Car

Sim, sei para que servem as conchas =b...

Só tenho mesmo espaço para um de 40 cm... =(

tropheus

Sim, é isso mesmo =D lol

Publicado:

mendez

eu acho que da mas tens de ter de altura uns 50cms para compensar

Abraço,

Publicado:

Pois... Mas é que os brévis, segundo a minha pesquisa =b, não são peixes de topo e o que interessa mesmo é a base do aquário e as suas conchas... Já agora... Um móvel pa um aquário de 60*30 fica em quantos € +/- ?

Publicado:

Olás,

para quem n sabe o pH de 1 a 6 é acido se o pH for 7 é neutro e para cima e base

Então e se o pH fôr 0? É considerado ácido...ou base? :)

Então e 6,5...o que será? :lol::lol:

Se calhar é melhor eu ir pesquisar mesmo... :P

Cumps,

Nuno Reis

18_3_103.gif

Publicado:

Se o PH for zero sugiro que nem lhe olhes directamente, ou inda derretes... Se for 6.5 é mais para o ácido. Isto é... Segundo a minha stôra de FQ...

Publicado:

Olás,

Falando um pouco mais a sério...

Se pretendes um aquário com brevis, aconselho-te a comprar um aquário maior.

Decora-o com muitas conchas e, caso queiras, algumas rochas. O fundo terá de ter areia...

Aponta para um pH na ordem dos 8,5...sendo o ideal perto de 9,0 (mas dificil de manter). A dureza (gH e kH) também bastante altos.

Aposta na oxigenação forte e numa temperatura constante perto de 27ºC.

Com isto já consegues manter um casal de brevis feliz e contente...

Cumps,

Nuno Reis

18_3_103.gif

Publicado:

O aquário maior não mesmo... Não que não queira ( quem é que não quer um aquário maior :lol: ) mas não posso mesmo... Tenho um de 60*30*30 que era suposto ser um futura plantado... Só lá tem substracto da RENA e areão muuuuito fino meio vermelho e branco... Será que dá para aproveitar? Estou mesmo a ver que vai passar a ser a nova casita de um casal de brévis... Tem 2 lâmpadas de 36 W, Eheim Librty 100, Injector de CO2 da Hagen ( ficará demontado ), aquecedor ( o suficiente ) e é tudo... Será que posso aproveita-lo para fazer uma Brevis'zone?...

Respondam s.f.f.

Publicado:

http://www.aquariofilia.online.pt/default....ixe&id_peixe=45

Segundo este site os brévis atingem 10 cm. no seu estado adulto... Digam-m que não é verdade... Vi em livros e outros sitios que era 4 cm. no máximo!!!

Publicado:

acho que sim

mas muda de areao paraum de corais moidos o ideal para ciclideos africanos (e o areao que tenho o meu aqua tem o ph a 9.2)

boa sorte

Abraço,

Publicado:

Olás,

Receita para um aquário de brevis:

- Mete o substracto XPTO para plantados numa saca e reserva para mais tarde.

- Arranja areia da praia/rio, e aproveita para apanhar uns calhaus.

- Compra umas conchas vazias nos chineses...

- Junta tudo.

- Adiciona o termostato e o filtro

- Adiciona água e (muito importante) liga os aparelhos APENAS quando o aquário estiver cheio. :lol:

- Após a adição de água, tempera com sais para Tanganyika (pesquisa na net uma boa receita que inclua: Bicarbonato de sódio, Sais epsom - Sulfato de magnésio e sal de cozinha...ou compra sais próprios -> Buffer para tanganyika)

- Deixa cozer por, no mínimo, 1 semana...verificando os parâmetros -> pH: 8,5 +/- ; Nitritos: 0 ; Nitratos: elevados ; gH e kH: muito elevados

- Compra um belo casalinho já formado (esta é a parte complicada!)

- Adiciona-os ao aquário...

- Disfruta das escavações malucas e perseguições. :wink:

Segundo este site os brévis atingem 10 cm. no seu estado adulto... Digam-m que não é verdade... Vi em livros e outros sitios que era 4 cm. no máximo!!!

4-6 cm é o tamanho máximo.

Cumps,

Nuno Reis

18_3_103.gif

Publicado:

O areão XPTO custou-me cerca de €50 :wink::2gunfire:chainsaw:lol: ... Mas enfim, fica para o de 40*30*? que tinha planeado :twisted: ... Obrigado aos 2, ajudaram-me imenso... Deve ser um record =D Num só dia soube tudo o que queria ( não disse que sabia tudo :roll: )... Depois digo qualquer coisa...

Gracias [[[[[]]]]]

Publicado:

Diesel_Car

Posso deixar o areão que está, e pôr conchas que tornam a água mais base e aumenta o PH?... De qualquer maneira tinha que por as conchas!... Ouvi dizer que a turfa também fazem afecta a água da mesma maneira que as conchas... Podias-me esplicar isso s.f.f.

Publicado:

bem.., eu acho que a turfa actua como as pedras calcárias ou conchas mas para baixar o ph e torna-lo ácido.

cumps

Cumprimentos!

Diogo Correia

Publicado:

Serio?... Isso não ajuda lá muito... E então cenas naturais ou assim-assim para me ajudar neste problema?...

Publicado:

Olás,

Posso deixar o areão que está, e pôr conchas que tornam a água mais base e aumenta o PH?

Como diz o ptsurfer, o efeito das conchas é exactamente oposto ao da turfa:

- a turfa baixa o pH (água mais ácida) e também amacia a água (dureza mais baixa).

- as conchas sobem o pH e a dureza (embora este efeito seja quase nulo, devido á baixa solubilidade do carbonato de cálcio, constituinte das conchas, em meios já de si alcalinos...).

Verifica, na embalagem, se a areia que tens influência o pH...

Caso influencie (para "baixo"), não utilizes no aquário dos brevis. Mas também...a areia de rio usada nas construções é baratissima e podes comprar em qualquer lugar!!

Cumps,

Nuno Reis

18_3_103.gif

Publicado:

Olás,

E então cenas naturais ou assim-assim para me ajudar neste problema?...

Qual problema? :):cry:

Cumps,

Nuno Reis

18_3_103.gif

Publicado:
Olás,

E então cenas naturais ou assim-assim para me ajudar neste problema?...

Qual problema? :):cry:

Cumps,

Nuno Reis

De usar o actual areão na montagem. É que já mudei o areão 3 vezes, e demorei 2 a 3 dias COMPLETOS das minhas queridas férias...... Agora em aulas não me posso dar ao luxo de perder muito tempo com isso

Publicado:

Boas Mendez,

Como aconselhou o Diesel, o melhor era mesmo tirar o areão, pois normalmente os areões para plantadas custumam ser ricos em matérias orgânicas e acidos húmicos o que faz baixar o ph e a dureza da água, para alem dos conchiculas do Tanganyika gostarem bastante de fazer umas escavações no substrato... O indicado será pores uma camada de areão de coral esmagado(sobe ph e dureza) com cercade 2 ou 3 cm´s no fundo e cobrires com outra camada de areia da praia ou do rio bem lavada por cima com 5 cm´s. Lembra-te que o ph que eles necessitam e tem no meio natural é entre 8.6 e 9.4 :) , para além do areão de coral conchas , provavelmente ainda terás de adicionar bicarbonato de sódio nas mudas de água , a não ser que a água da tua zona tenha já por si um ph elevado... O que duvido, pois só em certas zona do Algarve é que a água da torneira consegue alcançar valores á volta de 9...

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

• 2 anos depois...
Publicado:

Boas,

arranjei um aquário maior ( 64 litros ) por isso vou desenterrar este tópico. Já só me sobram umas perguntinhas XD

A quanto fica mais ou menos um casal de brévis?

Aposta na oxigenação forte

Ponho uma bomba de ar, sempre a funcionar?

Areão de coral, sabem-me dizer um preço apróximado por kilo s.f.f.

Fazer o orçamento é bastante importante XD

Publicado:
Boas,

arranjei um aquário maior ( 64 litros ) por isso vou desenterrar este tópico. Já só me sobram umas perguntinhas XD

A quanto fica mais ou menos um casal de brévis?

Aposta na oxigenação forte

Ponho uma bomba de ar, sempre a funcionar?

Areão de coral, sabem-me dizer um preço apróximado por kilo s.f.f.

Fazer o orçamento é bastante importante XD

Vê nas ofertas que o Bruno Soca tem uns brevis para dar.

Podes arranjar antes areia de silica lavada, que é mais barata e serve perfeitamente.

Um abraço