duvidas


Recommended Posts

Boa tarde. Eu tenho um aquario 120*45*50 há cerca de cinco anos e tudo corria muito bem. Tinha valisnérias, musgo de java anubias anas e outras que não sei o nome, tinha tetras, coridoras, botias, limpa vidros que não vos sei especificar o nome que varias vezes se reproduziram, betas, viuvas, e outros mais, e há cerca de um ano troquei as minhas lampadas para leds azuis e amarelos. Desde então as plantas têm vindo a morrer assim como os peixes. Mantive todos os cuidados (mudancas de agua 20% de mes a mes), so não tenho colocado os liquidos que me aconcelharam na altura aquando das mudanças de agua. So ja tenho 2 limpa fundos, os botias 2 nariz de bebado e as anubias tudo o resto morreu.

Peço que me ajudem a perceber o que aconteceu e que me aconcelhem o que fazer......

Já agora gostaria que me informassem qual a melhor ou as melhores lojas de aquariofilia na margem sul.

Obrigado

Anabela Bilro

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, provavelmente mataste as plantas com essa luz nova e ao matares as plantas os nitratos que as alimentavam ficaram na agua e essa tpa de 20% mensal tornou-se insuficiente acumulando nitratos a níveis que matou a fauna (nota que 5 anos para algumas espécies até podem ter morrido de velhos).

 

Que liquido é esse que falas que deixaste de meter nas TPAS?

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O S.S. dá uma resposta relevante em relação aos nitratos.

Mas porquê essa ideia dos LEDs azuis e amarelos?

As plantas fazem fotossintese nas temperaturas vermelha e azul, sendo que a luz vermelha promove o desenvolvimento em altura e a azul, que é uma luz que penetra melhor, o desenvolvimento em expansão.

No entanto a maior parte das luzes numa montagem deverá andar entre os 6500 e os 8000k, na minha opinião.

Claro que existem aquelas lampadas cheias de LEDs azui, vermelhos e amarelos, mas estamos a falar de hidroponia e floricultura. Até pode ser que resultem num aquário tropical, se utilizadas adequadamente.

 

Seria útil que nos indicasses as características da luz que compraste.

Pergunto se não fizeste testes quando as coisas começaram a acontecer, afinal tinhas uma experiênci de 5 anos.

Aconbselho-te também a pesquisares sobre a palavra "redox" ligada à aquariofilia.

 

 

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.