Recommended Posts

Publicado

Boas, gostava de saber se me sabem aconselhar uma forma fácil de encher um aquário durante as TPA's. Eu tenho um aquário de 60L e portanto o mais habitual é com um pequeno balde fazer as TPA's. No entanto, comprei recentemente um aquário de 200L e quando o montar gostava de saber uma forma mais eficiente e rápida de o fazer. É que depois vai ter plantas e a movimentação da água pode estragar as plantas.

Já pensei numa bomba para retirar a água para um balde, mas e para voltar a encher? Já me falaram numa mangueira, mas será que é o mais indicado? Gostava que me dessem indicações, pois como a maioria do pessoal aqui já tem alguma experiência deve com certeza ter métodos melhores que facilitem o processo.

Desde já, obrigado,

Fábio.

Projecto aquário plantado 200L
Publicado:

Boas,

Para retirar podes usar uma mangueira. Metes uma ponta no aquário e chupas a água pela outra. Se essa ponta estiver mais baixa que a primeira, o efeito de sifão irá retirar a água para o balde. Quando o balde estiver cheio, retidas a ponta do aquário. Eu como encho 3 baldes, penduro as 2 extremidades (presas numa gaveta) para a mangueira ficar com água. Assim não preciso de voltar a chupar.

Para meter a água, smplesmente entorno com cuidado. Mas diria que podes fazer o inverso se meteres o balde mais alto que o aquário.

Publicado:

Eu tenho um de 300 litros e encho com uma mangueira penso que seja mesmo a melhor hipótese.

Publicado:

Para retirar a água uso a clássica mangueira para o balde nos aquários pequenos e tenho uma bomba de retorno na sump com um terminal de mangueira de rega para o sistema de 500 litros.

Quando quero fazer uma TPA no volume de água da sump, ligo uma mangueira de rega à bomba, deixo a outra extremidade na banheira, ligo a bomba e já está. Quando aquilo fiqua aquilo seco, o barulho da bomba alerta-me e vou lá desligá-la.

Quanto à àgua que entra, gosto de a preparar em bidons por isso uso uma powerhead para levar a água para dentro do aquário.

Facilita muitíssimo teres por exemplo uma curva semelhante às usadas nos filtros externos para não teres que estar a segurar na tubagem durante a TPA toda. Se usares sempre o mesmo balde para retrar a água, podes fazer um furo no elemento da curva à altura exata que te vai quebrar o sifão quando o balde fica cheio. Isso permte-te não teres que ficar à seca com o cuidado de evitar inundações. Ativas o sistema e ele parará por si na altura certa. Muito guidado com o tamanho desse furo porque se entope podes ter inundação. Uma alternativa melhor é cortares o tubo à altura certa mas depois só vai servir para esse tanque.

Publicado:

Obrigado pelas sugestões. Ainda assim, a mangueira deve continuar a ser a melhor opção lol. Só tenho é receio que crie muita movimentação na água. Mas pronto, deve ser questão de se abrir a torneira com menos pressão. O lado negativo é que demorará imenso tempo.

Já agora, alguém me sabe dizer o que é utilizado pela Tropica nalguns aquários em que fazem demonstrações, tipo este? (aos 26 segundos na parte de trás do aquário, não sei se é alguma espécie de filtro ou assim)

Publicado:

Viva,na Parte de tras o que me parece e uma sump traseira...

Nao sei se e isso que querias saber..

Cumprs

Publicado:

Era isso mesmo. Como eu vi a meterem água no aquário a partir dali pensei que fosse algum sistema que pudesse facilitar o enchimento do aquário. Não sei se é o caso.

• 3 semanas depois...
Publicado: (editado)

Será qe arranjar uma.mangueira com um tampão na ponta e fura.la em toda a volta no pedaço que fica dentro de água não seria boa opção?

Editado por AndrePeixoto
Publicado:

Boas, desculpa, não percebi.

Uma mangueira com tampão na ponta e furá-la em volta? Não sei como são essas mangueiras que falas. Tens que explicar melhor.

Mas é capaz de se conseguir encontrar todos estes materiais no aki/leroy. Os materiais são 1 mangueira, 1 conector de mangueira, 1 rede e 1 coisa daquelas para apertar (não sei o nome daquilo). Mas pode fazer-se alterações. Eu devo comprar uma mangueira e o conector de mangueira. E para a outra parte devo comprar uma espécie de um purificador para as torneiras de cozinha. Não sei bem que nome lhe dão. No fundo, quer-se alguma coisa que tenha uma rede o mais pequena possível de modo a passar a água mas que não aspire mais nada (peixes, plantas, substrato, etc.).

É mesmo isto que devo usar para mim. Poupa imenso trabalho. E até podes (e deves) deixar a água a correr mais tempo, para isso ir enchendo de vagar para não perturbar muito o aquário, seja pela mudança brusca de temperatura seja pela movimentação de água.

Publicado:

Boas,

Eu para colocar a água dentro do aquário sem criar perturbações acabei por inventar esta pequena maravilha que dá muito jeito, nada sai do sítio e nem sequer as folhas das plantas se mexem:

http://1drv.ms/1PrGuoC

Cumps,

PS. A idéia que o AndréPeixoto disse (da mangueira perfurada) é também muito boa, entendi perfeitamente o esquema, é uma solução a considerar! ;)

• Votar + 1
Publicado:

Boas,

Eu para colocar a água dentro do aquário sem criar perturbações acabei por inventar esta pequena maravilha que dá muito jeito, nada sai do sítio e nem sequer as folhas das plantas se mexem:

http://1drv.ms/1PrGuoC

Cumps,

PS. A idéia que o AndréPeixoto disse (da mangueira perfurada) é também muito boa, entendi perfeitamente o esquema, é uma solução a considerar! ;)

Boas

Não se consegue ver!

Já dá para visualizar....

Editado por Lusky
Publicado:

Hm... Sim, agora já percebi o que o AndrePeixoto quis dizer. Sim, acho que é boa opção. Talvez não se consiga é muito pressão de água, tendo obrigatoriamente de correr a água devagar. Mas, de qualquer forma, o melhor é mesmo correr a água devagar para não haver grande turbulência nem variação de temperatura. Só não sei é se não pode aspirar os peixes mais pequenos, como os alevins, na mesma...

Sobre a tua ideia, Lusky, acho que é uma ideia muito boa. Tinha me dado um jeitaço aqui no meu aquário actual de 60L. Tenho sempre que meter um prato e ter muito cuidado. Enfim, não dá jeito nenhum. Assim é muito melhor. Só tem é o problema de não dar muito jeito para aquários maiores porque se demora uma eternidade e tem que se ficar a segurar no garrafão. Para não falar que só serve é para encher e não para vazar. :P

Publicado:

Pois, eu fiz isso mas é para o meu aqua de 45L serve perfeitamente :)

Para retirar a água do aquario, uso uma mangueira de 1cm de diâmetro com lâ de vidro na ponta segura por elástico.

Publicado:

Sim, num aquário desses até com um balde dava. Para meter é que é serve pior, porque tem que se ter mais cuidado...

Publicado:

Eu sei o que se costuma dizer (e realmente é o mais acertado), mas se assim fosse tornava isto impraticável. O que eu vou fazer (e faço e sempre fiz) é meter água da torneira e depois meto o anti-cloro no aquário. Nunca me fez mal nenhum. Eu acho que o importante é por. Agora se é antes ou depois...

Publicado:

Boas,

Desculpem lá estar-me a meter mas pode pôr-se água directamente da torneira? então e os quimicos? eu tenho garrafões destapados para ir evaporando

Não, não se pode pôr directamente da torneira! Fazes bem deixar os garrafões destapados desta forma evaporar-se-à o cloro, mas apenas e unicamente o cloro....o metais pesados e a cloramina não evaporam, terá de se adicionar acondicionador para tratamento da água antes de ser colocada no aquário 24 horas antes.

Eu sei o que se costuma dizer (e realmente é o mais acertado), mas se assim fosse tornava isto impraticável. O que eu vou fazer (e faço e sempre fiz) é meter água da torneira e depois meto o anti-cloro no aquário. Nunca me fez mal nenhum. Eu acho que o importante é por. Agora se é antes ou depois...

Taiko, existe muita coisa que podemos ir fazendo sem ter problemas visíveis, no entanto, o sofrimento dos peixes não é visível, logo é algo que temos de ter maior atenção.

Acho que deverias colocar a água da torneira em descanso 24 horas com o acondicionador, todos os resíduos prejudiciais ao peixes serão isolados e levados ao fundo do garrafão, desta forma devemos deixar sempre um resto no fundo (+/- 30/40cl) e jogar fora.

Tenta entender que o facto de colocares a água directamente da torneira os peixes já estão em sofrimento até que o acondicionador termine o seu processo, quando supostamente a água está tratada já se aproxima outra tpa.......o que significa constantes diferenças de parâmetros na água.

Acho que deverias pensar melhor no assunto.

Cumps,

• Votar + 3

Não deixa de ser verdade. Mas não é viável. O aquário é de 200L e mesmo sendo uma TPA de apenas 10% isso significa 20L de água, ou seja, 4 garrafões de 5L sempre pela casa destapados. Para mim, não é viável. Até porque tenho um cão já velhote que tem sede constante. Então passado um bocado tinha os garrafões entornados lool.

No entanto, não estou a dizer que estás errado. Apenas me pergunto onde poderia eu deixar 4 garrafões de água sem problemas...? lool

Já agora, dizes que o acondicionador demora cerca de 24h a fazer efeito? E tem que estar destapado para fazer efeito ou pode-se tapar. É que se se puder tapar a conversa já é outra. E não elimina esta hipótese da mangueira. Apenas, em vez de se fazer logo directo, passa pelos garrafões primeiro.

Editado por taiko

Publicado:

Também tenho um cão :), eu deixo sempre a cada 4 garrafões destapados debaixo de uma cadeira assim o animal não vai lá, só depois das 24 horas é que tenho por hábito tapá-los para evitar pó ou outra coisa qualquer entrar na água.

Se tapo os garrafões é porque estão na mesma divisão que a máquina de secar roupa que esta provoca evaporação, esta evaporação trás quimicos junto, só por isso é que os tapo.

Em relação á tua dúvida de fechar ou não, o facto de os deixar abertos é para ajudar a evaporar o cloro, no entanto, se estiverem fechados, o acondicionador também isola o cloro, não são necessária obrigatoriamente 24h mas é mais seguro.

Cumps,

Publicado:

Pois, é que eu já li que os acondicionadores actuam rápido, no máximo em 15 minutos, dependendo do acondicionador. Este tipo de informações deviam vir nas garrafas...

Publicado:

15 minutos acho muito pouco, mesmo muito pouco, mas abstenho-me em relação a isso, pois não conheço todos os acondicionadores.

Eu não me baseio e tudo o que está escrito, por vezes, a intenção é vender....vou pela lógica por ser mais seguro.

• Votar + 2
Publicado:

Oh taiko...

Eu comprei uma celha de 35L por 1.45.

Tenho.a em cima do móvel da casa de banho que tem uns 1.80 de alto e é lá que vou meter a água para tratamento . enche.se com uma mangueira ligada a uma torneira da casa de banho. Leva os a condicionadores e Tapo com um pano com arame para segurar e fica lá a maturar.

Depois meto uma mangueira de cristal colada com sílicone alimentar a 3 cm do fundo para não aspirar os metais e é só meter a outra ponta no aquário que está na sala a 90cm e faz de sifão.

Em celha (balde das uvas) mangueira adaptador fica nuns 9

ja agora que a condicionadores estão a falar ? Do aquatan da será e similares ?