Recommended Posts

Publicado:

Boas

Acabei agora de fazer cerca de 18L de TPA com garrafoes do luso pH 5.8 e dureza total 8.8 indicada nos garrafoes. A temperatura baixou para os 27º, e dei flocos e granulado.

Mais logo vou fazer video e tiro ums fotos

Cumps

Publicado:

Boas,

Sempre fiz TPA com agua da torneira, enchia garrafões de 5l e deixava 24h a repousar só.

A ultima no Domingo passado, fiz com agua do luso porque me esqueci de deixar os garrafões a repousar e tive de ir comprar (...)

É só uma opinião pessoal, mas fazer TPA's com água engarrafada é um desperdício de dinheiro. Eu sempre fiz TPA's com uma mangueira ligada directamente à torneira e nunca tive problemas com isso... mesmo com ramirezis.

Água engarrafada por vezes é utilizada em aquários de camarões... que são muito mais sensíveis.

Outra coisa diferente é a água da torneira ter parâmetros radicalmente diferentes da água do aquário. Aí sim é necessário ter em repouso, com alguma espécie de tratamento, para aproximar os parâmetros aos exigidos antes de adicionar ao aquário.

(...) NO3 tenho acima dos 20 era o que me dava nos testes de tiras aqueles das cores esta um pouco rosa, talvez seja isso????? Acho que era de estar a dar muita comida????

De resto todos os vivos comem bem incluindo os rams, penso de não estar a fazer nada mal.

Concentrações de 20/30 ppm de NO3, apesar de não serem ideais, não são muito preocupantes para os rams. Mas dado que a fiabilidade dos testes para aquário não é das melhores, a concentração real pode ser superior e estar aí a causa do stress. E os nitritos continuam a zero?

Se já resolveste o problema da comida a mais, continuo a achar que a solução é fazeres mais e maiores TPA's. Como já tinha sugerido, 15l 2x por semana para ver a reacção.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Publicado:

Boas

Boas,

É só uma opinião pessoal, mas fazer TPA's com água engarrafada é um desperdício de dinheiro. Eu sempre fiz TPA's com uma mangueira ligada directamente à torneira e nunca tive problemas com isso... mesmo com ramirezis.

Tambem concordo contigo vou voltar a fazer da torneira o pH 7

Água engarrafada por vezes é utilizada em aquários de camarões... que são muito mais sensíveis.

Outra coisa diferente é a água da torneira ter parâmetros radicalmente diferentes da água do aquário. Aí sim é necessário ter em repouso, com alguma espécie de tratamento, para aproximar os parâmetros aos exigidos antes de adicionar ao aquário.

Concentrações de 20/30 ppm de NO3, apesar de não serem ideais, não são muito preocupantes para os rams. Mas dado que a fiabilidade dos testes para aquário não é das melhores, a concentração real pode ser superior e estar aí a causa do stress. E os nitritos continuam a zero?

Sim estão a zero NO3 tambem baixou para 10

Se já resolveste o problema da comida a mais, continuo a achar que a solução é fazeres mais e maiores TPA's. Como já tinha sugerido, 15l 2x por semana para ver a reacção.

Cumps.

Quarta volto a mudar a água

E aqui está o video vejam a partir do minuto 1 ate ao fim, sorry pela qualidade

Publicado:

Esse ramirezi não tem cor porque parece-me 'meio-arraçado'. Não parece que venha mesmo a ter aquele tom amarelado e azul dos germans. Parece ter uns traços de boliviano, não sei bem.

Publicado:

Esse ramirezi não tem cor porque parece-me 'meio-arraçado'. Não parece que venha mesmo a ter aquele tom amarelado e azul dos germans. Parece ter uns traços de boliviano, não sei bem.

Não fazia ideia, E são duas femeas correto?????????

Publicado:

Boas,

Podem até não ser german blue... mas aquela cor é de stress. Tudo na postura dos peixes, comportamento, barbatanas fechadas e agitadas, indica stress.

Falta saber o porquê. Nada do que aqui foi dito nem do que vejo no vídeo justifica o stress. Preocupa-me o facto de dizeres que já estavam assim na loja.

De qualquer forma, continua essa rotina e dá-lhes tempo... pode ser que acalmem.

Quanto à sexagem, é muito difícil dizer enquanto tiverem stressados.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Publicado: (editado)

Boas

Boas,

Podem até não ser german blue... mas aquela cor é de stress. Tudo na postura dos peixes, comportamento, barbatanas fechadas e agitadas, indica stress.

Falta saber o porquê. Nada do que aqui foi dito nem do que vejo no vídeo justifica o stress. Preocupa-me o facto de dizeres que já estavam assim na loja.

De qualquer forma, continua essa rotina e dá-lhes tempo... pode ser que acalmem.

Quanto à sexagem, é muito difícil dizer enquanto tiverem stressados.

Cumps.

Tambem não estou a ver o porque do stress - aqua 54litros, 11neos, 2ottos, 2 rams alguns caracois e 2 helenas, por ai não estou a ver!!!

Os parametros da água tambem me parecem corretos.

Em relação á loja na minha opinião e na minha zona é a que tem os vivos mais bem cuidados, havia uns 10 no aqua todos da mesma cor muito pouca como esta no video e mesmos comportamentos, escolhi os dois que me pareciam melhores e casal pensei eu, o sr da loja tambem não conseguia diferenciar sexagem, eu já tinha lido um pouco sobre rams dai o interesse de comprar, tambem nunca tinha visto nenhum em aqua só fotos.

Editado por Nuno Sabino
Publicado:

Podem estar stressados, mas quase que garanto que não são german blue! Eu já mantive e rerpoduzi e mesmo em más condições teriam algum azul. Parece-me ser dos normais, no máximo das hipóteses com gene balão.

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas

Tambem não estou a ver o porque do stress - aqua 54litros, 11neos, 2ottos, 2 rams alguns caracois e 2 helenas, por ai não estou a ver!!!

Os parametros da água tambem me parecem corretos.

Em relação á loja na minha opinião e na minha zona é a que tem os vivos mais bem cuidados, havia uns 10 no aqua todos da mesma cor muito pouca como esta no video e mesmos comportamentos, escolhi os dois que me pareciam melhores e casal pensei eu, o sr da loja tambem não conseguia diferenciar sexagem, eu já tinha lido um pouco sobre rams dai o interesse de comprar, tambem nunca tinha visto nenhum em aqua só fotos.

Boas

Já tiveste alterações na bicharada?

:)

Cmps

Bruno Inacio

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)

Boas malta.

Já lá vai um tempo que não passo por aqui sorry.

Os vivos são os mesmos todos de boa saúde os rams estão bem mais bonitos mas são 2 femeas mais que comprovado, as helenas acabaram com os caracois agora nem as consigo contar no minimo 5 pequenas.

As plantas tem-se se aguentado, mas estão a ficar cheias de algas pretas parece uma "penugem" preta, alguns conselhos para acabar com elas?

Quanto ás TPA normalmente semanais mas ás vezes esqueço-mo ficam em 2 semanas.

Não uso co2 nem fertelizante, está como no setup inicial menos o layout.

Quando poder coloco os fotos do aquário.

Cumps

Editado por Nuno Sabino
  • 1 ano depois...
Publicado:

Boas...

Há mais de um ano que nao dou noticias, infelismente os rams morreram, alterei alguma fauna e replantei novos rebentos de fetos de java...

Para breve vou criar novo topico para novo projecto com aqua de 120x50x50,

300litros.

Aqui vao algumas fotos do aspeto geral e alguns vivos.

307682884207bcbe730b0b60d6a5bda5.jpg

5ea7f63996900163444b5b4c43214fbb.jpg

fb089650a63268ebf82ee50708be446b.jpg

e2bb17fa5065aab0d1c4b4073dc5aa0f.jpg

7e71400c447990c1dd286a727ae9e7bd.jpg

145732e6b2128c0b3628e4b0ec70a982.jpg

327ee8a1715148ff7d10f43c7adedaee.jpg

b16416d5794479f0dbd2d20ac6515978.jpg

cc5ec2b7c63b52beccd049bed52d07d5.jpg

E este é a nova casa da bixarada

a3ec36bb2de56d54790ab25a55dc7c2a.jpg

Cumprimentos

Nuno

Publicado:

Olá Vera, quero fazer algo muito parecido com o que tenho mas bem maior...

Já tenho troncos de videira de molho e algumas pedras apanhadas nas praias da Arrabida daquelas redondas mas acho que nao gosto muito.

Para a flora quero plantas de facil manutençao fetos anubias musgos e mais algumas do genero.

Para a fauna peixes de cardume e depois um casal de rams e outro de apistos.

Já tenho o aquario e o filtro falta o resto este vicio sai muito caro...tem de ser aos poucos..

Quando iniciar vou metendo fotos com atualização.

Publicado:

Boas um que tenho no aquario deste topico eihem2213 e estou à espera que chegue negocio no olx um jbl cristalprofi e1501 greenline

Publicado:

Boas um que tenho no aquario deste topico eihem2213 e estou à espera que chegue negocio no olx um jbl cristalprofi e1501 greenline

As pedras ja fiz o teste com vinagre e nao se passa nada mas nao gosto muito sao umas grandes que estao na praia tenho de dar mais uma volta para ver se encontro mais bonitas.

Tambem ando à procura de areia preta mas que fique preta e nao mude parameteos ao aqua, a que tenho nesta montagem era mais para o preto agora esta quase branca. Alguem me pode indicar sitio onde comprar?

Publicado:

Cuidado com o teste do vinagre! Já fiz esse teste numas pedras e não acusou nada, depois fiz com um bocado de Sera ph/kh minus e pimba. Era calcária. Por vezes o vinagre não é suficiente.

Publicado:

Assim que poder tiro umas fotos e mostro mas vou ter isso em atençao obrigado.

Publicado:

Boas as pedras são estas estao mais umas 10 iguais de molho

eb614181ed8a75fff9ba908086eb951d.jpg

Videiras

d5de6d0c978dd2efd1b77dcc9f6af834.jpg