Recommended Posts

Publicado

é extremamente dificil de arranjar lampadas de baixos kelvins para plantas, para estas calhas.

as unicas que se arranjam e que eu ja tenho sao as vermelhas e azuis que sao tb de 10000k.

acho que existem umas de 7100k que eu gostava de arranjar para por em conjunto com as vermelhas e azuis, mas dizem-me que estam sempre esgotadas no importador.

n ha mais ninguem que tenha calhas deste tipo e tenha plantados?? se sim como e que se safaram? havera lampadas deste tipo, mas de outras marcas, com kelvins indicados para plantas e que sirvam nas calhas lifetech?

smflogo.gif
Publicado:

vai a um a loja de iluminação, de 7100k nao devem encontrar mas de 4000k ou 6000k encontras de certeza.

pergunta por lampadas compactas de casquilho 2g11 (36w ou 55w).

tiagodovale2-dbd.jpg

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Publicado:

e essas lampadas sao iguais as de aquariofilia??

e snedo de 4000k sao mais eficazes que as de 7100??

smflogo.gif
Publicado:

Desde que o casquilho seja igual... encaixam na calha

É bem preferivel de 6000k.

tiagodovale2-dbd.jpg

• 1 mês depois...
Publicado:

Aproveito o tópico para colocar uma questão. As calhas da Jebo/Lifetech vêm com luzes de 10.000K. Dizem que se conseguem arranjar luzes de 6000 e 4000, sendo preferíveis as de 6000. De facto já as vi no site da Osram. A minha questão é: para um aqua plantado deve-se trocar todas as de 10.000k por de 6000k. Ou deixar um equilibrio. No meu caso a minha calha terá 2x36 + 2x18. Será que, por exemplo coloco as de 18 a 10.000K e as de 36 a 6000K ou vice versa. Ou uma de 36 a 10 e uma de 18 a 6... bem acho que já perceberam a duvida!

Obrigado e um abraço!

Eu

Publicado:

isso depende do tipo de plantas que tiveres, algumas sobre lampadas de 10000k tombam e não chegam a crescer na vertical (ex: rotala sp green, heteranthera zosterifolia). podes trocar apenas uma de 36w para os 6000k

tiagodovale2-dbd.jpg

Publicado:

heteranthera zosterifolia -- Pois, aqui está uma que vou meter!

Gracias pela ajuda!

Eu

Publicado:

Já agora, enviei um mail para a Osram Portugal a perguntar onde cá no Porto se vendem lampadas destas. E eles responderam-me logo com 4 ou 5 locais possiveis. osram@osram.pt

Penso que se fizeres o mesmo para a tua zona devem responder também.

Para veres quais as lampadas da Osram existentes e as várias temperaturas de cor vais a este site

http://catalog.myosram.com/

...e segues por este caminho:

Catalogue>Lamps for General Lighting>Compact Fluorescent Lamps/Energy saving lamps>Non-Integrated Ballast>Single turn>DULUX L (for use with CCG/ECG) - Cap: 2G11

Eu

• 1 mês depois...
Publicado:

Já agora... alguem me sabe dizer se com o tempo de utilização o gas que está lá dentro não se vai gastando e a lampada não vai perdendo 'parte' dos seus Kelvin?

Se sim, qual será o maximo de Kelvin que baixa antes de fundir? E quantas horas de ligada serão precisas para baixar uns... 1000K?

Obrigado,

Luis.Dias

Publicado:
Já agora, enviei um mail para a Osram Portugal a perguntar onde cá no Porto se vendem lampadas destas. E eles responderam-me logo com 4 ou 5 locais possiveis

Sonhudo.... estás à espera de quê para dizer aqui ao pessoal do Porto? :D :lol: :D

Diz aí onde se vendem dessas lampadas! :lol:

Abraço,

logo.jpg
  • 1 mês depois...
Publicado:

Bem... mais vale tarde do que nunca, não é?

Empresa ELECTRO SILUZ (Porto) - Tel. nº. 22 542 03 50

Empresa SOTECNIPOR (Porto) - Tel. nº. 22 208 86 28

Empresa NORTÉCNICA (S. MAMEDE DE INFESTA) - Tel. nº. 22 906 90 00

Eu

• 2 semanas depois...
Publicado:

Eu também enviei um email à Osram e indicaram-me uma empresa aqui na minha zona, acontece que não valeu de nada, uma vez que não tinham a lampada que eu queria, e para tar a mandar vir, além de demorar tempo, só podiam mandar vir uma caixa...

É uma empresa de distribuição e torceram o nariz em vender ao público.

Casquilhos nem tinham, e balastros só mesmo à caixa...

Não me quis chatear e mandei vir pela net... saiu mais caro, mas já cá tenho tudo a funcionar...

Publicado:

Só para dizer que também a philips tem dessas lampadas em 18 e 36w pelo menos.

Comprei hoje umas aqui em Coimbra. 8,5€ cada uma... substancialmente menos que uma lampada jebo numa loja de aquariofilia.

Só para acrescentar:

Trata-se das philips master PL-L XXX/4P onde os XXX são o código de cor.

No nosso caso interessam os códigos 840 -> 4000 K e 865 -> 6500K.

Para os interessados a loja onde comprei é a lusitec, que fica aqui em coimbra no inicio da subida para a maternidade daniel de matos e não tinham de 6500K.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Já agora... alguem me sabe dizer se com o tempo de utilização o gas que está lá dentro não se vai gastando e a lampada não vai perdendo 'parte' dos seus Kelvin?  

Se sim, qual será o maximo de Kelvin que baixa antes de fundir? E quantas horas de ligada serão precisas para baixar uns... 1000K?

Acontecem dois fenomenos:

- os fosforos do revestimento vão ficando queimados perdendo assim a eficiencia na transformação do UV gerado dentro da lampada e mudando o comprimento de onda da radiação emitida

- o mercúrio vai-se fixando nos electrodos e os proprios electrodos vão-se gastando, diminuindo assim a potência emitida pelo plasma de vapor de mercurio

Assim as lamapdas vao perdendo eficiencia e mudando o espectro, mas nao se pode falar numa descida de kelvins, porque a lampada pode ter uma mudança de espectro que nao seja uma descida na curva de brancos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!