Bangai Publicado Maio 24, 2005 Publicado Maio 24, 2005 Boas Quantos litros são necessários para se poder manter um pequeno ciclideo da américa central? Assim do tipo Herichthys carpintis. Cumprimentos
aquaben Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Boas Herichthys carpintis pequeno :D Podes manter um casal num aqua de 100Lt se eles forem para lá ainda pequenos, pois assim não iram atingir os 20cm que atingiriam se tivessem num aqua de 1,5m. Eu tenho uns quantos pequenos :D se tiveres interessado diz coisas. Um abraço até breve. José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Bangai Publicado: Maio 24, 2005 Autor Publicado: Maio 24, 2005 Boas Sendo assim,não poderei manter os Herichthys pois o meu aqua é de 90l. E com esta litragem que ciclideos da américa central posso pôr (com excepção dos "nigros") ? Cumprimentos
Leitao18 Publicado: Maio 25, 2005 Publicado: Maio 25, 2005 Bom dia. Caro amigo, eu sou um granda fã dos ciclideos americanos mas com 90 l , e falando muito sinceramente, acho que só deves meter pequenos ciclideos ... Apistogramas por exemplo ... e mesmo assim cuidado com a filtragem e mudas de água ... É injusto colocares Carpintis num aqua de 90 litros ... como disse aqui o "aquaben" os peixes nunca vão atingir o tamanho deles ... Colocar um casal de Carpitis provisóriamente até concordo mas tens um problema, casal é sinónimo de acasalamento, e não acredito que estejas numa fase da aquariofilia que te devas atrever a começar já por aí ... Abraço.
Bangai Publicado: Maio 25, 2005 Autor Publicado: Maio 25, 2005 Boas Como já tinha dito, tinha desistido da ideia de manter carpintis Bem sendo pouco aconselhavel manter ciclideos americanos em 90l gostaria de saber qual o tamanho aconselhavel para manter estes fabulosos ciclideos. Muito obrigado pelas respostas, assim quer eu quer os peixes ficamos a ganhar (eu pelo conhecimento, os peixes por terem sido safos de virem parar a um aqua tão pequeno Cumprimentos
Francisco Mendes Publicado: Maio 25, 2005 Publicado: Maio 25, 2005 Desculpa lá aproveitar o tópico =b, mas quantos são necessários para 2 brévis? "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
Francisco Mendes Publicado: Maio 25, 2005 Publicado: Maio 25, 2005 Mas a área da base do aquário que eu quero adquirir só pode ter 40*30 cm. Posso compensar em altura, mas não fica lá muito bem, e não me parece que os brévis sejam peixes que andem no topo do aquário... "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
aquaben Publicado: Maio 26, 2005 Publicado: Maio 26, 2005 Olá Bangai Dá-me as medidas do teu aqua e os equipamento, que eu digo-te o que podes lá introduzir de ciclideos americanos. Mas o que o Mendez e o Nelson disseram pode ser uma alternativa para ti, os ciclideos africanos têm um maior leque de opções para aqua pequenos. Diz coisas. José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Bangai Publicado: Maio 26, 2005 Autor Publicado: Maio 26, 2005 Boas Aquaben o meu qua tem 70cm(comp) x 50cm(alt) x 20cm(larg) + panorama(é daqueles c/ o vidro da frente abaulado). Também já penssei nesse tipo de aquas do Tanaganika mas acbei por achar que é melhor ter-se um com cerca de 150/200l para se poder manter um leque mais variado de espécies e observar-se melhor os seus comportamentos. Cumprimentos
Bangai Publicado: Maio 26, 2005 Autor Publicado: Maio 26, 2005 Boas Já agora também me podias dizer que espécies de ciclideos de Madagáscar posso manter no meu aqua? Cumprimentos
João Magalhães Publicado: Maio 26, 2005 Publicado: Maio 26, 2005 Boas Bangai, Nesse aquário só podes ter com algumas condições de espaço ciclídeos do tipo anões sul americanos (apistos p.ex.), conchícolas do tanganyika, julidochromis, e outros que tais, ou seja ciclídeos que não atinjam mais que 6 a 8 cm e relativamente pacíficos. cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Bangai Publicado: Maio 26, 2005 Autor Publicado: Maio 26, 2005 Boas Então isso quer dizer que eu não posso, por exemplo manter um escalar lá, ums vez que é um peixe que atinge 15cm, não é assim? Mas quando fiz esta última pergunta dos de Madagáscar estava-me a referir aos pequenos ciclideos de lá, os quais atingem cerca de 11 a 15cm, ou seja, tanto como um escalar. Cumprimentos
aquaben Publicado: Maio 26, 2005 Publicado: Maio 26, 2005 Boas Bangai Se pretendes optar por escalares o teu aqua é mais que suficientes para acomodar um casal. Tu não me disseste foi o filtro que usas, se é um de decantação dentro do aquário, esquece essa caixa como filtro e monta um filtro exterior de 400 ou 600Lt/h. Bem se fores montar o aqua para escalares podes por de inicio 5 a 6 pequenos que irão coabitar pacificamente até que 2 deles acasalem e desovem no aqua, a partir desse dias retira os outro e deixa ficar o casal sozinho no aquário e com um pouco de sorte vais ter uma surpresa agradável. Não podes comparar as necessidades dos escalares com a de outros ciclideos com o mesmo tamanho. Em relação os ciclideos de Madagáscar não tenho experiência nenhuma e sinto-me relutante em adquirir ciclideos dessa zona pois se por um lado a aquariofilia está ajudar algumas espécies que estão quase extintas na natureza, o caso dos ciclideos de Madagáscar, parece que o facto da procura desses meninos pela parte dos “amantes” de peixes está a causar alguns problemas às espécies no habitat natural, mas isso é a minha opinião pessoal e no dia em que me provarem o contrario eu monto um aquário para esses meninos. José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Bangai Publicado: Maio 27, 2005 Autor Publicado: Maio 27, 2005 Boas Quanto à pergunta que dos escalares foi feita porque já possuo um no meu aqua, o qual não sei se é macho ou fêmea. O filtro que tenho sim é um de decantação interior como referiste, e desde já muito obrigado pelo dica do filtro . Quanto aos ciclideos de Madagáscar, eu sou a favor de que se capturem alguns para a recuperação das espécies em extinção, mas que se tenha uma espécie de cotas de captura por essas espécies. Eu não tenho nada de contra a uma captura equilibrada de exemplares para os amantes dos mesmos desde que esses amantes os tenham na tentativa de os reproduzir. Mas tocas-te num ponto interessante de capturar ou não espécies em vias de extinção, tenho o exemplo dos Paretroplus menarambo que estão extintos na natureza (segundo o site: www.fishbase.org/search.cfm) mas que ainda existem exemplares em cativeiro graças às capturas feitas desses animais. Mais uma vez obrigado. Cumprimentos
Bangai Publicado: Maio 27, 2005 Autor Publicado: Maio 27, 2005 Boas Lembrei-me de uma coisa: não tenho espaço para um filtro exterior o que é que eu posso fazer? E que outras espécies de ciclideos posso pôr neste aqua? Cumprimentos
João Magalhães Publicado: Maio 27, 2005 Publicado: Maio 27, 2005 Boas Lembrei-me de uma coisa: não tenho espaço para um filtro exterior o que é que eu posso fazer? Tens uma hipótese: filtro de cascata E que outras espécies de ciclideos posso pôr neste aqua? Cumprimentos Já respondi anteriormente João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
aquaben Publicado: Maio 27, 2005 Publicado: Maio 27, 2005 Boas Voltando ao problema das capturas. há peixes que ainda não estão extintos ou pelo menos têm esperanças de sobreviver devido a este maravilhoso hobbi, mas uma coisa são espécies que estão em perigo em virtude da introdução de espécies predadoras ou concorrentes, uma das mais infames Perca do Nilo, foi introduzida nos anos 60 se forem a www.fishbase.org e fizerem uma busca por Haplochromis vão ficar chocados com o numero de espécies que já estão extintas e o numero das que já estão consideradas em risco iminente de extinção, mas em outras zonas do globo o facto de sermos milhões de “ Ictio amantes” sedentos por novas espécie também estão a contribuir para o risco de extinção de muitas espécies. Bem estou para aqui a divagar e não é isso que tu pretendes deste tópico Se fores a secção fotos e vídeos procura pelo tópico “aquários de aquaben” e está lá um aqua igual ao teu com uns 10 ou mais ciclideos, eles são africanos de rio o que quer dizer que se não estiveres interessado em “Biótopos” podes juntar com o teu escalar. Por ora não tenho tempo para mais, se quiseres posso ser mais especifico em relação a algumas espécies de africanos de rio compatível, ou americanos sem serem apistogramas, que possas manter nesse aqua. Fica bem José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Bangai Publicado: Maio 27, 2005 Autor Publicado: Maio 27, 2005 Boas Após ter visto a tua mensagem fui logo ver os teus aquas, e houve 2 coisas que me deixaram intrigado: -»O que é que tu queres dizer com 80 90lt ná parte do aqua de que me falaste? -»E a pergunta do costume, qual é o set-up desse aqua? Quanto a divagares no tópico não há promblema por que até que vai ser interessante para quem o vier ver pois vai ficar ocorrênte das repercuções que certas acções aquarófilas e humanas têm na natureza. Joalmag, explica lá isso melhor do filtro de cascata (como é, como funciona, onde é que se coloca, etc...) Cumprimentos
João Magalhães Publicado: Maio 27, 2005 Publicado: Maio 27, 2005 Joalmag, explica lá isso melhor do filtro de cascata (como é, como funciona, onde é que se coloca, etc...) Cumprimentos http://www.aquahobby.com/products/b_liberty.php Basta colocá-lo no vidro do aquário, não ocupa espaço dentro do aquário, mas tem um inconveniente: precisa do aquário destapado ou pelo menos no local do filtro. cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
aquaben Publicado: Maio 27, 2005 Publicado: Maio 27, 2005 Boas 80, 90lt ; Aquário panorâmico de 80cm, com 90litros de capacidade. Os peixes que estavam nesse aqua que deve ser igual ao teu eram: Steatocranus casoarius ciclideo africano do Rio Zaire pH-6 a 8, comprimento Macho- 11cm, fêmea – 8cm, podem ser mantidos em grupo familiar desde que cada macho tenha o seu buraco, (toca). Outros africanos de rio que podes meter nesse aqua, juntamente com escalares: Nanochromis parilus comprimento macho 8cm fêmea – 6cm pH- menor que 7. Pelvicachromis pulcher o vulgar (Kribensis) comprimento macho – 10cm fêmea – 6 a 8cm, pH 6,5 a 7,5. Anomalochromis thomasi comrimento macho 10cm fêmea 8cm, pH- menor de 7. Estes que eu referi não são difíceis de encontrar nas nossas lojas. Bem cavam uns americanos: Thorichthys meeki (Boca de fogo) apesar de poder atingir um tamanho máximo de 15cm no macho um casal pode muito bem coabitar nesse aqua na companhia de escalares. Cleithracara maronii (aequidens maronii) macho 10cm Laetacara curviceps comprimento 10cm Laetacara dorsigera comprimento 10cm Nannacara anómala macho 9cm fêmea 5cm Microgeophagus altispinosa 8cm Microgeophagus ramirezi 7cm Bem como podes ver tens uns quantos ciclideos por onde escolher, mas toma atenção o facto de este meninos poderem coabitar sem problemas com escalares, (desde que os escalares não estejam a criar), não significa que possas junta-los aleatoriamente entre eles, se optares por alguns em particular eu posso te disser se vais ter problemas ou não. Fica bem até uma próxima José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
aquaben Publicado: Maio 27, 2005 Publicado: Maio 27, 2005 Em relação ao filtro do meu panorâmico de 80, é um filtro exterior de 600litro/hora, sem o chuveiro montado para não fazer tanta agitação na água. Não me perguntes a marca do filtro, que eles não me pagam pela publicidade. José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Bangai Publicado: Maio 28, 2005 Autor Publicado: Maio 28, 2005 Boas Eu sei que esta pergunta pode parecer-te estúpida, mas porque é não me aconcelhas o filtro de decantação interior (o meu faz 300l/h), e porque é que me aconcelhas um filtro exterior? Cumprimentos
aquaben Publicado: Maio 28, 2005 Publicado: Maio 28, 2005 Boas Eu não gosto desses filtros porque se a ideia principal da filtragem é retirar os resíduos do aquário, explica-me como é que isso acontece num aqua em que a zona de decantação, (onde fica a porcaria) está dentro do aquário? Para não falar do dia em que fizeres a limpeza do filtro, o aquário vai ficar coberto de Merd… Esses tipos de filtros não passam duma forma de Marketing, “enganar os principiantes”. Se por acaso alguém que leia esta msg achar que não é bem assim, que me indique uma única qualidade nesses filtros. Bangai eu não estou a dizer com isto que deves te livrar já desse filtro, mas sim se pretenderes aumentar os habitantes desse aqua, deves seriamente pensar num filtro que realmente tire os resíduos do aquário, para alem de contribuir para a desnitrificação. O filtro que o joalmag mencionou também serve, mas exige uma maior manutenção e aberturas de acesso ao aquário maiores. Existe um outro tipo de “cascata” o Babilónia que pode ser uma boa alternativa ao filtro exterior normal, mas esse filtro exige que o aqua tenha sido equipado ou prevista a sua montagem logo de inicio. José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Bangai Publicado: Maio 29, 2005 Autor Publicado: Maio 29, 2005 Boas Aquaben explica como é esse filtro cascata Babilónia e o que queres dizer com esse filtro necessita de que o aqua tenha sido equipado ou pervvista a sua montagem logo de ínicio? Cumprimentos
Bangai Publicado: Maio 29, 2005 Autor Publicado: Maio 29, 2005 Boas Entertanto lembrei-me de uns peixes que também acho interessantes: os Ciclideos do Lago Victória. Será possivel manter-los no meu aqua? Cumprimentos
Recommended Posts