Recommended Posts

Publicado

Bom Dia,

Pessoal, sou novo em aquariofilia, estou começando agora com um aquário de 50L... Já está montado, no momento está tudo ligado, porém sem peixes, e pretendo deixar por mais uns 20 dias.

A minha duvida principal é, para começar (pretendo adquirir um aquário maior posteriormente), quais e quantos peixes você recomendam para esse aquário, visto que é pequeno de apenas 50 litros e não gosto muito de carpas ou kinguios. Pesquisando achei peixes da espécie Colisa, achei muito bonitos e vi que vivem bem em comunidade, gostaria de dicas, sobre espécies bem como quantidade de vidas dentro deste aquário.

Já de antemão agradeço.

Obrigado.

Publicado:

Boas,

Antes de mais bem vindo! Em relação ao aqua de 50l, podes ter um trio de colisas, no entanto, se queres tentar reproduzi-los, não podes ter muitos mais peixes.

Podes optar por espécies mais fáceis de manter e reproduzir por agora, como dânios, rasboras, vivíparos como guppies, espadas, mollies e platies são muito fácies de reproduzir e a preços acessíveis. Depois também podes ter peixes d fundo como corydoras, otocinclus, comedor de algas chinês...

Um exemplo dos peixes que o teu aqua pode ter:

1)

6 dânios zebras,;

6 rasbora arlequim;

4 corydoras (aenus, por exemplo);

2comedores de algas chineses.

2) (com colisas)

3 colisas (um macho para duas fêmeas);

5 corydoras;

3 otocinclus;

Mas isto é muito vago, quanto é o comprimento do aqua? Varia bastante com o comprimento! Tem só atenção às colisas, são um bocado frágeis enquanto não tiveres o ciclo bem feito! Duas, três semanas depois de montares o aqua podes adicionar um peixe para fortificar o ciclo, uma corydora ou um danio por exemplo.

Publicado:

Muito obrigado!!

Outra duvida, após montar a água ficou bem turva, já fazem cerca de 12 dias que está montado com o filtro funcionando, ela clareou bastante, entretanto ainda não está cristalina, ta com aspecto um pouco turva, é normal? Devo esperar o filtro trabalhar mais? Comprei um filtro de capacidade maior que a necessária, ainda sim está, ao que parece, bem lento o processo e não sei se é normal.

Devo comprar os peixes assim que todo o aquário estiver ok... Por não conhecer as espécies ainda fico na duvida, entretanto gostei mais a primeira opção.

Obrigado novamente.

Publicado:

Boas Henrique,

Queres um aquário de água fria ou quente? se for de água quente podes seguir o exemplo do Luiji, agora se for de água fria os peixes serão outros :)

Cumps,

Publicado: (editado)

Que substrato usaste? Pode estar turva por isso. puseste alguma coisa na água? Cmps, Luís

Não é plantado, como é meu primeiro, fiquei com medo de fazer plantado já de cara, as plantas são artificiais com cascalho preto, porém estou para adquirir um aquário de 200 litros, que este sim será plantado, entretanto quero pegar experiência com este de 50L primeiro.

Boas Henrique,

Queres um aquário de água fria ou quente? se for de água quente podes seguir o exemplo do Luiji, agora se for de água fria os peixes serão outros :)

Cumps,

Não pensei se fria ou se quente, fui mais pelo lado de escolher a espécie que quero ter antes, para depois adequar a água e comprar os peixes, se puder me dar exemplos de peixes que vivem na água fria... Obrigado!

Editado por Henrique Paulino
Publicado:

Peixes de água: danios (aguentam água quente e fria, eu já os reproduzi nas duas temperaturas), bettas, alguns guppies também estão habituados, telescópios, não me lembro de muitos mais comuns que tu possas querer.Os colisas são de água quente!

Ao pores a água no aqua, não viste o que a pôs escura?

Publicado:

Peixes de água: danios (aguentam água quente e fria, eu já os reproduzi nas duas temperaturas), bettas, alguns guppies também estão habituados, telescópios, não me lembro de muitos mais comuns que tu possas querer.Os colisas são de água quente! Ao pores a água no aqua, não viste o que a pôs escura?

De começo, achei que fosse o cascalho, conforme ia colocando a água ela ia ficando turva, depois que liguei a bomba melhorou muito, quase 95%, porém ainda está meio turva, o que me incomoda um pouco.

Publicado: (editado)

Costumas demorar dois dias e não 12!! Faz TPAs regulares! Deve resolver o problema.

Estava pensando em realmente fazer isso, regulares seria de quanto em quanto tempo?!

Editado por Henrique Paulino
Publicado:

Podes fazer diariamente, mas tenho que dizer-te que o ciclo não será bem feito se não tiveres algum ser vivo aí, tanto plantas como animais.

Publicado:

Boa tarde pessoal!

Tenho uma questão!

Eu tinha 2 peixes no me aquario e dao-se super bem, mas hoje decidi acrescentar mais 1 há familia, E esse novo peixe está em constante perseguição dos meus outros 2 peixes. Que se passa? Comprei-os no mesmo local e são os 3 de agua fria

Ajudem-me

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!