Tux Publicado Julho 10, 2015 Publicado Julho 10, 2015 (editado) Boas, Recentemente um colega deu-me um caracol que pelas imagens que vi na net tudo indica ser um planorbis! É castanho escuro, liso sem riscas e quando se movimenta só se vem duas antenas. Só come algas coladas no vidro. Agora a minha duvida é a seguinte: como é que podem aparecer ovos colados no interior da biobox se o caracol nunca la foi? E também como é que fazem para não serem comidos pelos peixes? é que sempre que um se aventura para fora da biobox (sai pela renhura de entrada de agua) é logo transformado em aperitivo pelos cometas! E também um caracol solitario pode por ovos? Só tenho mesmo um adulto. Editado Julho 10, 2015 por Tux
Luiji Publicado: Julho 10, 2015 Publicado: Julho 10, 2015 Consegues ver os ovos? Não devem ser de peixe? Os ovos de planorbis são praticamente invisíveis na água. Quando eles têm de se reproduzir sozinhos nascem menos. E de que tamanho é o caracol?
Tux Publicado: Julho 10, 2015 Autor Publicado: Julho 10, 2015 (editado) Consigo sim, são aglomerados com aspecto transparente com 2mm no maximo! O caracol adulto tem no maximo 1,5cm de altura por 0.8 de largura. Encontrei estas fotos na net muito semelhantes ao que eu tenho. Os ovos são iguais a estes: É igual ao castanho: Editado Julho 10, 2015 por Tux
Luiji Publicado: Julho 11, 2015 Publicado: Julho 11, 2015 É mesmo um caracol planorbis corneus. E os ovos também são garantidamente de caracol. Os caracóis podem reproduzir-se como casal ou clonar-se, mas a mais fértil e em maior quantidade será sempre com 2 indivíduos. Eu no início estranhei porque é difícil observar um caracol desse tamanho no aquário, quanto mais os ovos. Os planorbis podem largar os ovos no fundo do aquário ou colá-los ao vidro. Ele deve tê-los largado o filtro apanhou-os e, como os ovos são adesivos, colaram-se depois ao filtro. Mas isto é a minha opinião. 1
Tux Publicado: Julho 11, 2015 Autor Publicado: Julho 11, 2015 Então foi isso que os salvou! pois os peixes dão cabo deles num estante. Ja arranjei um segundo aquário para tentar fazer criação e levei para la umas "crias" para ver se crescem longe dos predadores. É impressionante como um só caracol adulto reduz muito as algas do aquário, ele nunca para de comer.
Luiji Publicado: Julho 11, 2015 Publicado: Julho 11, 2015 Não precisas, ele garantidamente vai gerar linhagem em qualquer aquário, o único peixe que é uma ameaça para essa espécie é o botija palhaço. De resto eu acho que não é necessário um Aqua só para eles, ou arranja uns camarões para fazer companhia e dar mais vida. Enquanto tiver muito comida vai comer e reproduzir-se há maluco, é preciso ter em atenção que se pode tornar uma praga se comer demasiado, as algas não são suficientes para gerar uma praga, mas comida de peixe que vai ao fundo e não é aproveitada regularmente pode! 1
Tux Publicado: Julho 11, 2015 Autor Publicado: Julho 11, 2015 (editado) Já agora uma outra dúvida, os pequenos estão sempre a fugir da luz! É normal? Editado Julho 11, 2015 por Tux
Luiji Publicado: Julho 11, 2015 Publicado: Julho 11, 2015 Pode ser instinto, os mais pequenos têm por norma esconder-se enquanto crescem ou ficar perto de outros caracóis maiores para não serem comida. Os peixes não costumam comê-los, mas quando são bem pequeninos acontece. Já são muitos?
Tux Publicado: Julho 11, 2015 Autor Publicado: Julho 11, 2015 (editado) Tenho três com 3mm cada um, mas a maioria é tudo inferior a 1mm Acho engraçado é o caracol que meti no aqua mais pequeno, deslizar na superfície da agua mas virado para baixo. Editado Julho 11, 2015 por Tux
dg12 Publicado: Julho 11, 2015 Publicado: Julho 11, 2015 Viva Tux, Os planorbis são engraçados e tenho lá uns que são surfistas, trapezistas e outros que fazem o mesmo que relataste Agora deixam talvez de ser engraçados para a maioria dos aquariofilistas se eles encontram muito comer pelo aquário e começam a deixar esses cachos de ovos por todo o lado. Uma pessoa pensa: ah que engraçado estou a ter criação de caracóis... Mas dentro de um mês esse cacho deu origem a 20 planorbis, dentro de 2 mêses mais ou menos esses que nasceram já estão a por cachos novamente, fora os que os pais iniciais já não colocaram entretanto... Ao fim de 4-5 meses é mais caracolada que água no aquário cumps 1
Luiji Publicado: Julho 11, 2015 Publicado: Julho 11, 2015 Sim, isso também já me aconteceu. Não podes dar comida a mais aos peixes, senão vai ao fundo e torna-se comida de caracol e daí já sabem o que vem.... .png' alt=':biggn:'>
Tux Publicado: Julho 12, 2015 Autor Publicado: Julho 12, 2015 Já agora uma foto do adulto ao pe da cria.
Luiji Publicado: Julho 13, 2015 Publicado: Julho 13, 2015 Boa foto! Vais vê-los crescer bem depressa! Num mês já vai estar crescidinho! Estão num aquário sozinhos?
dg12 Publicado: Julho 13, 2015 Publicado: Julho 13, 2015 Lol, esses não são parentes de certeza! O maior é um Planorbis corneus e o 2º é um Physa marmorata cumps
Luiji Publicado: Julho 13, 2015 Publicado: Julho 13, 2015 Eu também achei isso, mas como tinha visto do telemóvel não pensei muito, mas agora que vejo no computador... Compraste alguma planta recentemente?
Tux Publicado: Julho 13, 2015 Autor Publicado: Julho 13, 2015 Mas o caracol grande já esta isolado no aquário há muito tempo! Como é possível aparecer uma outra espécie ? No ultimo só meti comida agua e um caracol!
Luiji Publicado: Julho 13, 2015 Publicado: Julho 13, 2015 A minha pergunta de plantas novas, é por causa disso! Muitas vezes os ovos vem nas plantas.
Tux Publicado: Julho 13, 2015 Autor Publicado: Julho 13, 2015 A minha pergunta de plantas novas, é por causa disso! Muitas vezes os ovos vem nas plantas.Eu sei, mas não coloco nada novo há mais de um ano!Será que quando são pequenos não tem aquele formato ? Esse tais physa serão bons para o aquário ?
Luiji Publicado: Julho 13, 2015 Publicado: Julho 13, 2015 Não, o formato é sempre igual, independentemente do tamanho. Não sei como podem ter vindo então! Podem ter vindo presos numa rede. Há bastantes cenários possíveis. São duas espécies que crescem depressa e podem reproduzir-se demasiado depressa! Os physas são parecidos com os planorbis, só que são ainda mais pequenos. também tratam das algas e comem restos de comida solta no aquário.
Tux Publicado: Julho 15, 2015 Autor Publicado: Julho 15, 2015 (editado) Segue o video dum pequeno a passear pelo meio da biobos, dá para ver os ovos mais abaixo. https://youtu.be/CAMP7RqCXlc Editado Julho 15, 2015 por Tux
Luiji Publicado: Julho 15, 2015 Publicado: Julho 15, 2015 Consegues arranjar um vídeo melhor? Pareceu-me diferente dos meus. Talvez outra raça...
Tux Publicado: Julho 15, 2015 Autor Publicado: Julho 15, 2015 (editado) Consegues arranjar um vídeo melhor? Pareceu-me diferente dos meus. Talvez outra raça...Infelizmente é difícil, filmei com uma micro Câmara subaquática . Como é muito pequena, não tem muita qualidade.No filme o caracol parece mais arredondado por causa das sombras, mas o formato real é o de um búzio como na foto do que aparece ao pé da moeda. Editado Julho 15, 2015 por Tux
Luiji Publicado: Julho 15, 2015 Publicado: Julho 15, 2015 Quantos ovos ja tens? Ainda estão num Aqua sozinhos?
Tux Publicado: Julho 15, 2015 Autor Publicado: Julho 15, 2015 Quantos ovos ja tens? Ainda estão num Aqua sozinhos?Deve ter a volta de 10 aglomerados de ovos. Já estive a ver que cada aglomerado pode dar 15 caracóis cada um.Os ovos estão todos na biobox. Tenho medo de estar a mexer neles e mata-los.
Luiji Publicado: Julho 15, 2015 Publicado: Julho 15, 2015 Eu ao perguntar se estão sozinhos é só para te dizer que não é preciso, a maior parte chega há fase adulta. Por experiência própria vejo grande parte dos peixes meterem-nos há boca e depois largam-nos, eles sabem que não são comida. Agora, se quiseres abrir um aquário exclusivo de invertebrados já é diferente! Podes arranjar mais espécies de caracóis, camarões ou lagostins a preços acessíveis.
Recommended Posts