Bernard Weger Publicado Julho 9, 2015 Publicado Julho 9, 2015 Olá pessoal, Bom dia. Estava aqui olhando umas lampadas para colocar em meu aquário e me surgiu essa oportunidade aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-674825471-lmpada-fluorescente-tubular-t5-de-14w-lote-de-10-lmpadas-_JMBom, meu aquário é de 60*30*45 = 81L, onde eu iria colocar uma camada fértil e inerte de uns 12cm onde ficaria apenas com os 60*30*33 Aproximadamente 60L. Agora vem a dúvida, Colocando 5 dessas lâmpadas iriam suprir as necessidades de minhas plantas? elá é de 14W - 6500k sendo luz do dia, creio eu que seja um bom investimento e barato por sinal 5*14=70W
Miguel Simões Publicado: Julho 9, 2015 Publicado: Julho 9, 2015 Boa tarde, Penso que não necessitas de colocar 5 lâmpadas dessas, 2 lâmpadas a 8/9 horas por dia chega perfeitamente, agora se queres mesmo muita claridade no teu aquário podes sempre colocar as 5 lâmpadas mas...... 70W a 240 horas por mês vais sentir isso na factura, é só uma opinião minha. Cumps. Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
A. Ferreira Publicado: Julho 9, 2015 Publicado: Julho 9, 2015 boas, as lâmpadas que referes chegam para um plantado, mas tens de ter uma boa calha, bons reflectores e os balastros electrónicos para o sistema funcionar. as lâmpadas por si só não chegam. cumps, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Bernard Weger Publicado: Julho 9, 2015 Autor Publicado: Julho 9, 2015 (editado) Amigo, não entedi muito bem o que você disse. Eu pretendia fixar as lampadas no meu movel de madeira, o que você diria com calha, refletores e balastros eletronicos? se balastros eletronicos se refere a alguns reatores, fio e ligações, pode ficar bem tranquilo. Agora aos outros itens eu não compreendia muito, o que mais eu preciso para melhorar meu sistema? Editado Julho 9, 2015 por Bernard Weger
Miguel Simões Publicado: Julho 10, 2015 Publicado: Julho 10, 2015 Bom dia Bernard, Existe aqui uma pequena diferença nos nomes dos artigos por seres do Brasil, mas sim, o que o A. Ferreira mencionou é bem o que disses-te, são as seguintes imagens para não teres dúvidas: Balastro http://i621.photobucket.com/albums/tt298/luskyfux/Mobile%20Uploads/balastro.jpg Arrancador http://i621.photobucket.com/albums/tt298/luskyfux/Mobile%20Uploads/arrancador.jpg Calha http://i621.photobucket.com/albums/tt298/luskyfux/Mobile%20Uploads/calha.jpg Sendo que o balastro é o transformador, o arrancador como diz o próprio nome, é o que provoca o arranque da lampada, a calha é onde se instala todo este sistema incluíndo as lampadas. Reflectores é o aproveitamento da luz que pode ser feito com espelho, fita-cola prateada, enfim tudo o que reflecte a luz que está por de trás da lampada. Penso que já sabias como isto funcionava mas às vezes dito com outras palavras pode criar confusão Cumps, 1 Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
A. Ferreira Publicado: Julho 10, 2015 Publicado: Julho 10, 2015 (editado) boas, obrigado ao Lusky pelos esclarecimentos adicionais, mas é necessário um reparo. as lampadas t5 trabalham com balastros electrónicos e não necessitam de arrancador. As imagens dos balastros + arrancador colocadas pelo Lusky são para lampadas fluorescentes T8. Bernard, precisas de uma coisa deste género: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=141941 cumps, Editado Julho 10, 2015 por A. Ferreira 1 António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Miguel Simões Publicado: Julho 10, 2015 Publicado: Julho 10, 2015 Bom dia, Obrigado pela correcção A. Ferreira, e sim realmente estava a basear-me na T8.....peço desculpa por este lapso. Muito bom exemplo que mencionas está a dar-me idéias Cumps, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Bernard Weger Publicado: Julho 11, 2015 Autor Publicado: Julho 11, 2015 (editado) Amigo, não entedi o que seria esse Arrancador, pelo que percebi preciso só colocar alguns refletores ao meu projeto que tudo funcionará perfeitamente, quando estiver pronto eu posto umas fotos Edit* Depois de ler e reler, eu vi que as t5 não precisam deste arrancador, agora uma dúvida, eu teria que colocar refletores? já possuo 70w de iluminação, a calha já está sendo preparada, quando ela chegar eu irei começar a montagem ai, irei postando algumas fotos para todos nós Editado Julho 11, 2015 por Bernard Weger
Bernard Weger Publicado: Julho 11, 2015 Autor Publicado: Julho 11, 2015 (editado) estava pensando também em colocar apenas 4 lampadas brancas e colocar uma, azul ou rosa, não sei qual seria melhor? Editado Julho 11, 2015 por Bernard Weger
Miguel Simões Publicado: Julho 16, 2015 Publicado: Julho 16, 2015 Amigo, não entedi o que seria esse Arrancador, pelo que percebi preciso só colocar alguns refletores ao meu projeto que tudo funcionará perfeitamente, quando estiver pronto eu posto umas fotos Edit* Depois de ler e reler, eu vi que as t5 não precisam deste arrancador, agora uma dúvida, eu teria que colocar refletores? já possuo 70w de iluminação, a calha já está sendo preparada, quando ela chegar eu irei começar a montagem ai, irei postando algumas fotos para todos nós Os reflectores ajudam no aproveitamento da luz, sendo que a luz que é projectada para trás se tiveres um reflector redireccionas essa luz para o teu aquário. estava pensando também em colocar apenas 4 lampadas brancas e colocar uma, azul ou rosa, não sei qual seria melhor? Eu escolheria a azul mas isso é um gosto pessoal, antes de comprar podes sempre visitar lojas onde tenham ambas a cores em aquários e podes tirar a tua dúvida na cor preferida. Cumps, 1 Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Recommended Posts