Recommended Posts

Publicado

olá malta. Brevemente vou comprar o meu 1º aquário de agua doce quente e estou a pensar em meter uma pedra de xisto que trouxe de Piódao. O xisto é prejudicial aos peixes? Vai alterar o Ph da agua? Caso possa introduzir e antes de introduzir a pedra de xisto preciso de lhe fazer algum tipo de tratamento?

Obrigada

Cump.

Publicado:

Ola eu tambem sou novo ca por isso deves esperar mais conselhos, mas o que tenho lido e o que fiz com o meu aquario foi em primeiro lavar bem o aquario com agua corrente, depois o areao que foi de compra e lava lo bem ate ja nao deixar a agua suja e de seguida ferve-lo, as pedras que eram da natureza" lago" primeiro vi se eram calcarias e depois tambem as fervi... boa sorte com a tua montagem e depois mete fotos😉

Ah o xisto a muita gente que mete nos seus aquarios por issi nao deve de ser prejudicial, o que dizem e para ter cuidado com pontas que possam curtar ou aleijar os peixes,podes limas os cantos se for o caso

Publicado:

disseste que ferveste rochas calcarias...mas as rochas calcarias não são prejudiciais para a alteração do pH da agua?

que peixes é que tens no teu aquário? tens plantas? quantos litros têm o aquário?

Publicado:

Boas

Sim os Xistos dá para colocares no aquário,desde

que não tenham as pontas afiadas,o que o Ricardo

disse,foi que viu se as pedras eram calcarias,e como

não eram ferveu-as,sim as pedras calcarias sobem

o ph.Boa sorte,e não te esqueças de ler aqui no Fórum,

sobre o ciclo do azoto.

Cump: Álvaro Silva

Publicado:

Ola.

Obrigada pela atençao.

Em relaçao ao ciclo de azoto,tenho mesmo que esperar perto de um mes para ele ficar completo ou posso utilizar produtos para meter na agua?é que a agua que eu vou usar nao tem cloro,é agua de um poço daqui da minha casa.

Publicado:

Viva Janekinho,

E esse poço foi testado para ver se era potável? Sabes quais os parâmetros mais importantes? Isso de usar águas de fontes e poços pode não ser a melhor ideia... Sei por experiência própria.

cumps

Publicado:

Ola Dg12.

pois..nao sei os parâmetros da agua,nao faço mesmo a minima ideia. A agua do poço só a usamos la em casa para tomar banho e regar os produtos da horta. Esta visto que é melhor usar a agua canalizada do que meter-me com invençoes😧

Publicado:

Eventualmente até pode ser a melhor escolha, mas sem medires esses parâmetros e saber se é potável, não é aconselhável arriscar.

cumps

Publicado:

Usa agua de garrafão para essas litragens é o mais seguro.

Quanto ás pedras faz o teste do vinagre com as pedras secas raspa a pedra e põe vinagre se não fizer reação podes pôr.

Cumps

Enviado do meu V3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Publicado:

Mas se meter agua da torneira e deixar a agua repousar para ai durante 48h para o cloro desaparecer tambem da,certo?

Ya,em relaçao à pedra de xisto vou fazer esse teste vou☺

Publicado:

Boas

A pedra de Xisto dá para colocares no aquário,desde que não

esteja com pontas muito afiádas,não será preciso fazeres o teste

do vinagre,que dá prefeitamente para o aqua,sobre a água para

os TPas,enches uns garrafões de água 24 ou 48 horas antes,

e fica boa,não deites a água toda do garrafão ate ao fim,deixa

a água do fundo,e deita fora,porque e lá que esta depositados

as materias pesadas.

Boa sorte que tudo corra bem.

Publicado:

Hum ainda bem que avisas porque muito provavelmente iria meter a agua toda dos garrafoes no aquario,obrigada.

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

Publicado:

Ja agora..num aquario de 50litros quanto kilos de areao devo meter?nao vou usar substrato..so areao,1pedra de xisto,uma raiz de salgueiro e talvez duas plantas.

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

Publicado:

sobre a água para

os TPas,enches uns garrafões de água 24 ou 48 horas antes,

e fica boa,não deites a água toda do garrafão ate ao fim,deixa

a água do fundo,e deita fora,porque e lá que esta depositados

as materias pesadas.

Álvaro, nunca tinha lido ou testado nada disso, eu sempre guardei agua nos garrafões apenas para libertar o cloro. E aproveitei sempre toda a agua. Tens algum estudo ou testes que permitam validar isso e que querias partilhar?

Janekinho, o xisto é inerte como tal não altera o pH. Mas nem sempre o xisto é puro, podes ter partes de outros minérios junto. Nada como testares primeiro. Há o teste do vinagre mas eu prefiro usar outro método que me dá mais garantias. Agarras num vasilhame onde caiba o tal xisto e enches com agua. Depois mede essa mesma agua antes e depois de colocares o xisto junto. Finalmente ao fim de 24 horas medes novamente para saber se houve acréscimo do pH.

Mas mais importante do que saber se a pedra serve ou não é saberes o que tens e o que queres ter. Tenta ler o máximo de informação possível, assim aprendendo com os erros e asneiras de todos nós :P podes evitar cair nas mesmas armadilhas e com isso poupas tempo e dinheiro ;)

Publicado: (editado)

Tozé, as águas variam de zona para zona, muitas das águas que bebemos têm níveis baixos, mais altos, depende de onde são "apanhadas", é sabido que contém estanho, chumbo, mercúrio. Por nós não nos importamos com isso, não ligamos.

O que o Álvaro disse é correto.

Eu deixo descansar 24h, por vezes deito toda, por vezes não, não façam o que eu faço, façam o que eu digo. Assim para termos certezas que essas impurezas não vão para o aqua, não deitamos toda, é uma questão de segurança.

Mas porque é que vocês fazem testes ao xisto? O xisto não é calcário, não estou a perceber, já utilizei bastante há uns anos e nunca alterou o pH.

Esta é a minha modesta opinião, posso estar errada, se estiver corrijam-me.

E para termos certeza da pedra que tens coloca uma foto dela, tiram-se as teimas, mas para vir de Piódão, deve ser xisto puro e duro. Digo eu...

Editado por Vera Santos
Bu
Publicado:

Sim, se for de piódão, perto das aldeias de xisto, há lá umas pedreiras à borda da estrada cheias de pedras e fragmentos caídos das redes. Pelo menos há uns anos havia quando fui lá visitar aquilo :)

Lol sim,aquela pedra veio d Piodao da borda da estrada tal como disse o dg12.mas eu irei tirar foto á pedra para voces verem,lol

Em relaçao ao areao quantos quilos meto num aquario de 50litros?

Editado por António Nunes
edição do texto

59c108405041668373abe8eab25d9cf8.jpg

8221fb8b98ed2936533b920c819c57c8.jpg

Aqui estao as fotos da tal pedra de xisto

edição textos

Em relaçao ao areao quantos quilos meto num aquario de 50litros?

Para isso precisamos de saber as medidas do aquário. ;) Online existem diversas calculadoras tipo esta: http://www.firsttankguide.net/calculator.php

Metes as medidas dos teus vidros : Tank Width e Tank Depth e depois no Tank Height metes a altura de substrato que queiras colocar. Não te esqueças que se fores plantar à frente necessitas no mínimo de 3 cms e se quiseres para aumentar a profundidade colocas em declive metendo mais substrato atrás.

Quanto à pedra de xisto é muito bonita. Se conseguires uma boa posição para ela fica bem engraçado.

Finalmente um pedido, a assinatura do tapatalk torna-se "chata" quando colocas diversos posts consecutivos pois fica intercalada no meio do texto.

Para evitar depois que tenhamos trabalho a limpar isso das duas uma: ou aumentas o tempo entre posts ou editas/eliminas a assinatura do tapatalk.

Publicado:

Boas António Nunes

Eu não tenho nenhum estudo sobre os metais pesados,que

poderá ficar no fundo do garrafão,eu até moro num prédio

que terá para ai uns 17 ou 18 anos de construção,e os tubos

serão penso eu de PVC,não e aqui que a água poderá ficar

contaminada com materiais pesados,mas eu não sei por onde

ela passou antes de chegar há minha torneira,agora também

sou como a Vera Santos diz,umas vezes deito toda a água,outras

não,mas sobre este tema,até gostava de saber se será minto,ou

será verdade,que os materiais pesados irão ao fundo,ou não

ficaram misturados na água que vai para os nossos aquários.

Publicado:

Alvaro, eu não desminto a tua afirmação até porque não tenho bases para tal, daí ter pedido se tinhas algo que comprove essa teoria. Aquilo que sempre ouvi dizer é que a agua em repouso libertava o cloro por evaporação mas nada em relação aos outros minerais que estão associados à agua seja ela canalizada ou engarrafada. Para limpar a agua penso que só pelo método de osmose se consegue isso.

Publicado:

Boas,

Por ter passado há uns anos atrás pela mesma dúvida sobre a acumulação dos metais pesados no fundo, acabei por conseguir comprovar que é verdade com o passar do tempo em várias TPA's que fiz!

Coloquem num garrafão de água novo sem riscos e nem sujo por fora ou numa garrafa de vidro liso claro, água do poço ou de uma fonte qualquer, no meu caso um garrafão de 5 litros, de seguida coloquem 10ml de Aqua Plus da Nutrafin e misturem bem o garrafão, coloquem o garrafão em cima de uma mesa que não sofra oscilações ou outro tipo de movimentos e deixem repousar 24 horas...

Após estas 24 horas é possível verificar a olho nu esses mesmos metais pesados que foram neutralizados pelo Aqua Plus levando-os ao fundo, passado as tais 24 horas sem tocar no garrafão usem uma luz forte e verifiquem que os 2 centimetros do fundo do garrafão é agua mais espessa parece uma espécie de gordura, e aí podem dar pequenos toques no garrafão para verem essa "gordura" a oscilar.

Por esse motivo eu não uso os restos do garrafão quando fica a água de repouso, quando necessito de água "urgentemente" apenas coloco o Aqua Plus misturo e vai tudo para dentro do aquário.

Tentei hoje mesmo tirar fotos a esse teste antes da TPA mas infelizmente o tlm não capta tudo o que os nossos olhos vêem.

Cumps,

Publicado:

Lusky, ao usares o Nutrafin aqua plus já estás a usar um produto que retira cloro, cloramina* e os tais metais pesados - no video** falam em cobre, chumbo, zinco e muitos outros - o que o Álvaro falou foi somente que em repouso esses metais ficariam depositados no fundo. Eu questiono é se há ou não efeito pratico dessa maneira de fazer as coisas. Não tenho nenhum laboratório que me comprove essa prática daí pedir se alguém tem alguma maneira de provar isto cientificamente. Mas pelo sim pelo não a partir de agora vou fazer o mesmo que o Álvaro preconiza e não despejar toda a agua do garrafão ;)

*http://freshaquarium.about.com/od/waterfaqs/f/faq0050.-5eR.htm

**https://www.youtube.com/watch?v=-_a81JRBglk

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!