filipa alves Publicado Maio 24, 2005 Publicado Maio 24, 2005 Olá! Os meus pais compraram há pouco tempo uma casa que já tinha um aquário com mais de 600L embutido na parede . Pediram-me ajuda, pois não "pescam" nada do assunto. Eu não vivo com eles, portanto tem que se fazer uma coisa que não exija manutenção muito complicada. Pode ser que com o tempo eles até vão apanhando o jeito... E sempre que eu passar por lá dou uma mãozinha. Tinha pensado num "mega plantado", para já com poucos peixes. O que é que acham? E já agora, que iluminação é que me sugerem? Filipa Citar
joaogil Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Viva, MegaPlantado sem manutenção complicada Não me parece... Que tal Ciclideos Africanos Citar
Jorge Serrenho Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Olá! concordo plenamente com o joaogil. Eu conheço algumas pessoas com plantados e mesmo com semi-plantados e todos me dizem que dá uma trabalheira danada, é podar, limpar, aspirar, etc etc! Os CA são uma boa alternativa! De qualquer modo manutenção há sempre, seja ela tpa, limpeza de vidros, limpeza e mudança de massas filtrantes, ect etc. Tens de tentar saber se os teus papás estão dispostos realmente a ter o aqua a funcionar! é que pessoalmente eu acho que é preciso querer mesmo. no meu caso eu dedico mais ou menos duas horas diárias aos meus e sou picuinhas com tudo! também é verdade que tenho a minha quota parte de orgulho e de prazer, por exemplo:, um disco com dez centimetros que se mete na minha mão e não me larga, uma moreia de cauda pintada que sai do buraco quando se apercebe que estou perto do aqua, etc etc. Abraços Citar A.K.A. Kapitonio
tropheus Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 ola filipa!!!! Os CA's do lago tanganyca pareceme a melhor opçao sao bonitos e faceis de tratar Citar Abraço, Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves
Ivo Serralha Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 também concordo com o joaogil, um plantado da muito trabalho para manter, entao um de 600litros... nem imagino. Citar Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas
antonio silva Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Boas, Embora esteja de acordo que um aquário de ciclideos africanos dos lagos seja talvez o menos trabalhoso e o de mais facil manutenção entre os demais , devo advertir que nem tudo são rosas...O conhecimento das espécies e seus hábitos(alimentares, reprodutivos,agressividade intra e inter-especifica, e.t.c)é fundamental para que não haja graves dissabores, é que o conceito de coexistencia pacifica de quem tem 1 plantado que é só escolher se vai misturar os cardinais com as rasboras ou com com os rostomos não é o mesmo se optar-mos por fazer coabitar os M.Auratus com as protomelas ou com os Nimbochromis...isto no lago Malawi. Quanto aos do Tanganyika, na minha opinião que tenho aquários dos 3 lagos, é mais exigente ainda a escolha das espécies, embora os 600 litros sejam 1 trunfo a considerar, SE tiver uma filtragem á altura, o que não é facil conseguir neste volume a não ser que os euros abundem Atenção , porque ao contrário dos ciclideos do Malawi os Tanganyika são na sua maioria pouco tolerantes a água de pouca qualidade(niveis de amonia , nitritos e nitratos). Se optares pelos ciclideos africanos dos lagos, já existem felizmente em Lisboa e arredores algumas lojas cujos proprietários e colaboradores são pessoas com muita competencia para aconselhar a escolha acertada das espécies. E em caso de dúvidas sempre há o sub-forum dos ciclideos :D Cumps Antonio Silva Citar Cumps António Silva APC#128
filipa alves Publicado: Maio 25, 2005 Autor Publicado: Maio 25, 2005 Olá!!! Muito obrigada pelas vossas respostas. Pois... tavez eu tenha sido um bocado ingénua com a ideia do plantado. Tenho dois aquários plantados e o de 25L dá muito mais trabalho que o outro de 120L, por isso achei que funcionaria bem com o de 600... Eu também não sou "pro" como muitos de vocês. Estou agora a recomeçar o vício e tenho aprendido imenso a ler este fórum. Não tinha aquários há cerca de 10 anos e é incrível a evolução no material e nos peixes que agora se conseguem encontrar cá em Portugal. A ideia dos ciclídeos parece-me excelente. Nunca tive, mas sempre gostei muito deles. Vou tentar aprender mais sobre os bichinhos e depois dou mais notícias. E mais uma vez, obrigada pela vossa simpatia. Filipa Citar
zefish Publicado: Maio 25, 2005 Publicado: Maio 25, 2005 so em luz para um plantado de 600L Vai-la-vai!!! eras logo deserdada Embora não seja apologista de ciclideos africanos tambem penso ser a melhor opção. Citar Um Abraço Zé
Ricardo Pinto Publicado: Maio 25, 2005 Publicado: Maio 25, 2005 Tens de nos dizer quem foi o mediador imobiliario dos teus pais Eh eh Concordo com os restantes. Ciclideos do Lago Malawi serão talvez os mais interessantes, pela "pouca" manutenção que exigem, pela beleza e pelo gozo que dão em mante-los. Abraço, Citar
filipa alves Publicado: Maio 26, 2005 Autor Publicado: Maio 26, 2005 grande lobby que têm os ciclídeos!!! acho que estou quase convencida! digam-me só mais uma coisa: não há mesmo planta nenhuma que eu possa por lá dentro, e que não desapareça?... é que ainda não me habituei bem à ideia da paisagem "lunar"... Filipa Citar
Paulo Raposo Publicado: Maio 26, 2005 Publicado: Maio 26, 2005 Das poucas espécies que se dão com os ciclideos africanos, são as Anubias. Já questionastes os teus pais se preferem àgua doce ou àgua salgada? É que 600lt já dava para fazeres um da nossa costa. Para quem já conheçe, sabe que não se fica atrás dos de àgua temperada ou tropical. Boa sorte na escolha Citar Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010
Visitante Publicado: Maio 26, 2005 Publicado: Maio 26, 2005 Olá Uma outra hipótese, uma vez que gostas aquarios verdinhos, era optares por um aquario com algumas plantas fáceis de manter, como echinodorus, fetos de java e anubias (nem precisavas de muita luz nem CO2) e jogavas com uns esclares, tetras e corydoras. E olha que eu sou aficionado dos africanos. Jacinto Citar
ruymar Publicado: Janeiro 31, 2007 Publicado: Janeiro 31, 2007 Sei que já passaram quase 2 anos mas estou curioso com o que fizeste com este aquário de 600 litros, afinal o que fizeste? Eu também comecei um aquário nessa mesma altura, antes tinha o aquário com ciclideos africanos e fiquei farto de ver só pedras e guerras entre peixes. Não podia por quase nada no aquário sem que eles matassem ou destruíssem! Andei assim 7 anos, realmente não dava muito trabalho, nunca mudava a agua, só limpava o filtro e dava de comer e posso dizer que tinha muitas criações. Mudei de casa e resolvi fazer um plantado, muito trabalho, mudas de agua, produtos para isto e para aquilo, muita informação mas sem certezas, etc. O aquário agora está mais ou menos estável e muito lindo sem dúvida mas que dá trabalho dá!!! Também tem 600 litros como o teu e a conta da luz não é assim tão alta como vi ai sugerido! Então o que fizeste com o teu aquário entretanto? Citar a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!
Recommended Posts