Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Irei esta começar a preparar um aquário, não para peixes, mas é um aquario que também precisa de ter um bom ciclo do azoto. Como tal a minha pergunta é: qual o material que necessito para iniciar o ciclo de azoto?

Pergunto o que é necessário para alem do analisador de pH, de amónia e nitrato e do filtro.

Depois de feita a leitura fiquei na duvida de o que é preciso.

Publicado:

Falta-te o aquecedor, a não ser que o que vás colocar no aquário não necessite.

Podes adquirir bactérias ou não.

Também o condicionador para remover cloro, cloraminas, e aglutinar metais.

Antes de introduzir a fauna, tens de fazer o teste de nitritos.

Quanto ao ciclo em si, é uma questão de pesquisares.

Cumps.

José

Publicado: (editado)

Ok muito obrigado.

Mais um pergunta o meu aquario tem que ter o minimo de movimento possível. Irei ter que comprar um filtro mas queria um que também oxigena-se a água. Encontrei um filtro interior trixie 200 l/h penso que dá para aquários até 45L. Tenho medo que o poder de sucção do filtro cause muita agitação na água!

Editado por RaikiriT
Publicado:

Boa tarde,

Primeiro, e por curiosidade, qual será a finalidade do aquário? :P

Dependendo da sua função, creio que podes usar um filtro de esponja conectado a uma bomba de ar. Creio que, em litragens mais pequenas, esta pode ser a melhor solução. (o que me parece ser o caso, e visto que queres pouca agitação)

Em relação ao ciclo é sempre algo que demora 4 semanas em média e que pode acelerado com a adição de bactérias nitrificantes. (3 semanas de ciclo)

Podes guiar-te por este gráfico:

n-cycle.gif

Recorrendo aos testes poderá verificar quando tens os nitritos e amónia a 0g/l, indicador que o ciclo estará completo. Restarão apenas nitratos na água. Dependendo da função para a qual o aquário se destinar poderás também de ter em atenção a concentração dos nitratos.

cumps,

Ricardo

• Votar + 1
Publicado: (editado)

Estou a pensar em colocar 2 tritoes ventre de fogo! O Aquario que vou usar é de 50x29x32. Como não irei encher o aquario totalmente dai a pergunta do filtro! Sim tou a pensar em colocar algumas plantas nomeadamente Elodea e musgo de Java. Mas todo a ajuda ao nível das plantas é bem vinda!

Tenho um kit de pH já de umas experiências de aquariofilia antiga que tive. Para os NH4 e nitratos é necessário comprar kit? Existe algum com as duas coisas? Tenho a ideia que os kits são um pouco caros e queria fazer algo low/mid budget!

Posso colocar as plantas logo de inicio? Onde arranjo as bactérias?

Desculpem o monte de perguntas mas quero fazer uma coisas bem feita XD

Editado por RaikiriT
Publicado:

Boas,

Não sei se os tritões têm alguma exigência especifica, mas assumindo que não, creio que o filtro de esponja se aplica perfeitamente.

Valida se o teste de pH que tens está dentro da validade para obteres leituras correctas, em relação aos kits é uma questão de avaliares o que sai mais barato, comprar em separado ou em conjunto.

As plantas podes e deves colocar logo de inicio e as bactérias arranjas em lojas de aquariofilia, sugiro por exemplo Sera Bio-Nitrivec.

Cumps,

Ricardo

Publicado:

Sim eu ja testei comparei com o leitor do local onde trabalho!

É possivel que o filtro esponja faça também filtração biologica?

Eu sei que a agua nao pode ter muita corrente no caso dos tritoes esse tipo de filtros cauda muita corrente no aquario?

Publicado:

Eu sugeria um de cascata, mas como não vais encher o aquário, depois vais ter uma queda de água com alguns cms, ou seja ruído e mais movimento no local da queda.

Um filtro de esponja faz filtração mecânica e biológica. Há filtros internos com diversos compartimentos, que permitem regular o caudal e a oxigenação. Tens a séria U da Fluval, JBL, Tetra, Eheim, Rena e Aquael.

Cumps.

José

Publicado:

Sim. Irei ver esses filtros! se bem que o trixie não me parece mal! Antes de aplicar plantas devo polas de quarentena em um outro aquario mais pequeno?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!