Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

Tenho um aqua com 80x30x40 com 3 botias (grandes) 3 escalares (pequenos) eum tetra chines. Estou a pensar arranjar mais uns tetras (não sei bem quais, ainda) para dar um pouco mais de "ritmo" ao aqua.

A Agua já é muito "antiga" (cerca de 3 anos com as devidas TPAs) e estável Ph entre 6.6 e 7.2 Tenho um tronco e anubias nanas com alguma idade também. Temp nos 26 graus. Iluminação Aqua -glo 60 cm 20 W.

Co2 tenho o da nutrafin mas ainda não está a libertar co2. Vou fazer a mix caseira hoje que a original estava fora do prazo e não quis activar. Não tenho substracto fertil mas fertelizo com liquido da sera uma vez por semana.

No sabado acrescentei uns pés de elodeas, valisnerias, uma echinodorus e um amigo deu-me uns pés de limnophila.

O que se passa agora é que acho que a lampada já não dá luz suficiente (vou trocar hoje) pois as elodeas (principalmente) estão a ficar amareladas e transparentes, assim como, a maior folha da echinodorus.

Por que lampada troco? Alguma coisa mais que possa fazer para as salvar? As elodeas estão em molhinhos por causa dos botias, devo separa-las e adubar com pastilhas nos pés? Se sim quais? Da sera?

O Aqua é antigo e tem uma cobertura de plastico com outras pequenas tampas. A da calha não deve levar mais nenhuma lampada. Será pouca iluminação?

Obrigado pela ajuda.

Publicado:

Boa tarde, pela descrição que fizeste sim creio que 20w mesmo que novo seja pouca iluminação tens um aqua c quase 100l, não tens nem meia watt por litro. Deverias investir em uma calha o fazer com pelo menos duas lâmpadas de 39w já seria melhor . Relativamente a fertilização , as folhas amareladas , tenta também começar a fertilizar potássio ajuda . Tens o seachem potassium... Com essa iluminação mesmo o CO2 não vai ajudar provavelmente vai e criar te algas por excessos d nutrientes na água e devido à falta de luz as plantas não irão conseguir consumi los

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Publicado: (editado)

87B3E013-DABD-46B6-B462-9FB0056FDF52.jpg

comprei uma power glo acrescentei as pastilhas de fertilizante da sera, espacei as elodeas e valisneras e so me falta o co2 caseiro mas apenas logo consigo ter o fermento.

Mexi tb um pouco no design mas ainda nao estou contente Queria afastar as elodeas do termostato. e arranjar umas plantas que suportem melhor o quente. É que com o termoestato desligado a agua não baixa dos 26

Acho que ainda dou uma volta a isto e meto substrato fertil. O que aconselham para nao ter de comecar tudo de novo? Que tipo de substrato e como proceder para o introduzir neste Aqua sem ter que tirar os peixes?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Editado por santixolas
Publicado: (editado)

Você tem aí 96L, o "certo" seria 1w por litro de água, no caso de usar lampadas.

Sem substrato fértil o crescimento das plantas fica prejudicado, se queres continuar com um plantado tens que colocar substrato, e o jeito é remover tudo do aquário.

Existem diversos tipos de substratos, uns usam humus, laterita, ou substratos industrializados como MBreda. Eu usava apenas laterita e por cima dela cascalho inerte e meu crescimento foi espetacular, como segue a foto abaixo,

20121129_221757.jpg

No caso havia apenas CO2 e uma boa iluminação na proporção de 1W para cada Litro, sem fertilizantes.

Editado por tkunrath
Publicado:

Muito giro o teu aqua.

Pois, o tirar tudo é tramado. E pior ainda é a iluminação pois na calha superior que tenho não tenho espaço para ter mais que uma. Além da iluminação teria que arranjar uma calha e uma tampa para o aquario. Já andei à procura de um DIY mas não encontro nada simples que dê para adicional ao meu aqua´rio.

Obrigado pela ajuda vou continuar a procurar. Pode até passar por um novo aquario, mas para isso preciso da autorização da "chefe" lá de casa.