Recommended Posts

Publicado

boas. eu tenho um plantado de 120l e estou com um problema em termos de algas cianobactérias, alguns entendidos dizem que deve ser falta de nutrientes conclusão falta de fertilização pois eu não faço. queria que me aconselhassem um bom fertilizante para resolver este problema.

Publicado:

Tens a certeza de que são cianobactérias?

Qual a quantidade de luz que tens?

Se calhar é demasiada em relação ao resto.

As cianobactérias - há quem não concorde serem consideradas um tipo de algas - alimentam-se através da fotossíntese, tal como as plantas.

Daí ser um problema para as eliminar.

É assim, eliminar per se se calhar não é assim tão complicado, o complicado ê eliminar sem matar a fauna, nomeadamente os invertebrados.

Para começar eu faria uma TPA radical em 3 dias. Por exemplo 50%; 25%; 25%.

Nestes 3 dias faria um blackout total.

Isto se achares que esta musança de água não afectará muito o PH. Caso contrário faz um pouco mais dividida, sempre que a primeira será a maior .

Depois logo vez.

Cumprimentos,

Josê

Publicado:

Boas,

As cianobactérias, sáo isso mesmo BACTERIAS, nao são algas. Se procurares na net, consegues perceber que as ciano, são dos organismos mais antigos q existem na terra, e estas proliferam onde ha falta de oxigenio e ntrogenio.

Para resolveres este problema, antes de mais, tens de manter os nitratos acima dos 10 ppm's. e assegurar que tens boa circulação de agua no aquario.

depois, e falando por exepriencia propria, e já sei que vai haver quem vai ser do contra, se realmente o que tens são ciano, então só tens uma solução realmente eficaz, a mais agressiva... Eritromicina - um antibiotico.

Há várias alternatvas que podes tentar antes de ires por esse caminho, a primeira q podes tentar, é o apagão de 5 dias. Tapas o aquario com um um cobertor, durante 5 dias, desligas o CO2, as luzes e se puderes arranjas uma bomba d ar, e nao vale espreitar, pq as cianos se receberem luz, nao morrem. tens de assegurar comida pra esses dias pros peixes. Ah, e vais ter baixas, tens de contar com isso, quer na flora, quer na fauna.

Depois dos 5 dias aspiras pra fora todas as cianos mortas, se cotinuares a ter ciano, mesmo com os nitratos acima dos 10 ppm's... antibiotico...

Eu so consegui resolver com Eritromicina, 5 dias de tratamento desapareceram, e nunca mais voltaram, mas tb assegurei que nunca mais tive os nitratos baixos

e que tenho boa circulação de agua dentro do aquario...

Procura mais aqui pelo forum, encontras várias tentativas de eliminar as cianos.

Publicado: (editado)

Fábio as cianobactérias são algo um pouco chato.
Como o Vic disse são bactérias fotossintéticas e para resolver por meios naturais requer paciência e persistência.
Primeiro de tudo, se tens um plantado deves começar a pensar em fertilizar.
Depois fazer tpas regulares tentado aspirar o maior possível das cianobactérias.
Podes tentar fazer um apagão de 3 a 4 dias. Cobre os aquário totalmente (com plásticos por exemplo) deixando o mínimo de luz possível entrar. Os peixes aguentam na boa, as plantas vão sofrer um pouco mas dado que deves ter plantas de baixa manutenção devem também aguentar sem problemas. Dp ao fim desse tempo ligas a luz e fazes uma TPA e limpeza geral.
Tudo isto é o que deves fazer, mas não é 100% garantido que resulte à primeira.

Como também o Vic referiu existe a eritromicina, que é um antibiótico e como tal é de deixar à tua consciência o seu uso. Atualmente existem graves problemas de resistências por parte das bactérias perigosas para o homem aos antibióticos e tal deve-se ao seu uso indiscriminado... como é o caso de uso em aquários.
Para te ser honesto e antes de ter esta consciência já usei algumas vezes no passado. Presentemente se tivesse este problema já não o voltaria a usar.
Só tu é que podes decidir.

Editado por Vasco Ferreira
Publicado:

Acho que também já li sobre utilizar péroxido de cálcio? Ou estarei a dizer uma asneira?

Todavia partilho a opinião de se tentar um método natural.