HugoHeisenberg Publicado: Julho 3, 2015 Autor Publicado: Julho 3, 2015 Sim, acho que vou começar a fazer TPAs de 20 litros por semana, divididos por duas vezes... tal como disse, não se perde nada! Revival
HugoHeisenberg Publicado: Julho 3, 2015 Autor Publicado: Julho 3, 2015 Esqueci-me de referir que já descobri o porquê de as folhas das Limnobium Laevigatum estarem a apodrecer. A água evaporada que depois acumula na tampa e pinga para cima das L. Laevigatum tem esse efeito de apodrecer as folhas. Foi algo que me escapou quando li sobre a espécie. Antes de sair de casa deixei duas ou três no aqua e passei o resto para um tupperware (é assim que se escreve?) com água do aquário e algum fertilizante líquido. Esse tupperware está por cima da tampa do aquário e também recebe a sua iluminação, logo o foto-período de 8hé realizado na mesma. Espero que resulte...Cumprimentos Revival
Ric.Gomes Publicado: Julho 3, 2015 Publicado: Julho 3, 2015 Depois dá feedback dessa experiencia A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
HugoHeisenberg Publicado: Julho 3, 2015 Autor Publicado: Julho 3, 2015 Sim, claro! Mas só vou conseguir lá para quarta, quando chegar a casa. Revival
HugoHeisenberg Publicado: Julho 12, 2015 Autor Publicado: Julho 12, 2015 (editado) Boa tarde. Peço desculpa mas não consegui vir mais cedo dar novidades, que infelizmente, não são as melhores. Ao chegar a casa, na terça-feira, vi que a água estava bastante turva e suja (muito mais do que seria "de esperar") e verifiquei que tinha um cheiro bastante desagradável. Não havia sinal dos neons e os apistos não pareciam muito saudáveis e as cores estavam bastante desvanecidas. Na altura não pude fazer nada pois já era bastante tarde e não tinha água engarrafada (a da torneira é muito má). A única coisa que fiz foi medir os parâmetros da água, tanto o pH como o kH tinham subido, este último de 2 para 5. O pH subiu 0.5. No dia seguinte, quarta-feira, fiz uma TPA de quase 50% e limpei todo o aquário e material (como sempre) e retirei algumas folhas de nespereira, estavam demasiadas lá dentro. As corydoras estavam de boa saúde, os apistos continuavam na mesma e suponho que os neons tenham morrido todos pois não há sinal deles e retirei tudo do aquário. Mudei a carga de carvão ativado. Passado umas horas dei um pouco de bloodworm congelada (em que quase não tocaram) e esperei para ver o que sucedia. Nessa noite, os apistos pareciam ainda pior, quase sempre parados à tona da água. Davam a impressão de estar a comer mas não tocaram na comida qu ando nesse momento lhes dei alguma. Vi que a água estava com um tom esbranquiçado e quando olhei com atenção vi aquilo que me parece ser aquilo que o Nuno Prazeres descreve no seu tópico "Projecto Outono" como "o tal pó é constiuído principalmente por pequeníssimos seres alongados que nadam lentamente. Só se percebe com uma lupa mas na prática o meu tanque é uma densíssima cultura gigante desta bicharada que admito viva nas folhas de dia e vá para a coluna de água à noite. O aspeto geral é semelhante a uma cultura de rotíferos ou enguias do vinagre considerando a forma da bicharada.". À tona da água estavam também a formar-se bolhas que pareciam emergir do areão até à superfície, admito que talvez devido à matéria orgânica em decomposição. Ao observar isso, subi a flauta do filtro e nunca mais aconteceu. No dia seguinta, quinta-feira, estavam com um ar bastante mais saudável e a água parecia muito melhor. Já comiam, inclusive. Sexta-feira, já nem se notava que tinha havido algum problema, água cristalina ainda com aqueles serem minúsculos a nadar durante a noite e peixes saudáveis. Notei que houve uma diminuição brutal no número de seres semelhantes a larvas desde então. O pH e o kH estão a baixar de novo, muito lentamente. Aquele tronco eventualmente será trocado por outros que tenho agora a tratar, estão submersos desde ontem e deverão ficar assim cerca de três semanas. Infelizmente não poderei fervê-los... Ricardo Gomes, o tal experiência com a Limnobium teve o efeito contrário ao esperado. Ficaram ainda piores, talvez por falta de nutrientes. O fertilizante que utilizo é só de micros e talvez a carga de macros existente na água do tupperware para aquele espaço de tempo não fosse suficiente. Sinceramente, não sei se o que está a dizer faz sequer sentido pois disto não percebo nada. Algo não foi bem preparado. Amanhã vou colocar no aquário um pequeno filtro interno só com esponja de 200l/h para ajudar na filtragem mecânica e biológico pois penso que este atual não é suficiente.Cumprimentos, Hugo Editado Julho 12, 2015 por HugoHeisenberg Revival
Ric.Gomes Publicado: Julho 21, 2015 Publicado: Julho 21, 2015 Boas Hugo, Desculpa a resposta tardia... como é que a situação evoluiu? Qual é o ponto de situação neste momento? Cumps, Ricardo A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
HugoHeisenberg Publicado: Julho 21, 2015 Autor Publicado: Julho 21, 2015 Boa tarde, Ricardo Não há problema! O ponto de situação neste momento não é definitivamente o melhor. Infelizmente, a fêmea apisto morreu. Não sei o que aconteceu. Ela estava bem num dia, no segundo parecia sem forças e decidi separá-la. Ao terceiro dia, morreu. Não faço ideia do que aconteceu. Isto é realmente mau mas não vou desanimar... E essa bateria, como vai? Abraço Revival
Ric.Gomes Publicado: Julho 21, 2015 Publicado: Julho 21, 2015 Boas, Seria conveniente tentar saber o que se passou... quando um determinado peixe está debilitado essas mudanças de sistema podem não ser muito benéficas e prejudicar! A bateria está bem e recomenda-se! Nada de novidades Cumps, Ricardo A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
HugoHeisenberg Publicado: Julho 21, 2015 Autor Publicado: Julho 21, 2015 Eu tirei fotos quando a encontrei morta... mas não estou a conseguir publicar, não sei porquê. Mais tarde volto a tentar. Separei-a para uma maternidade, dentro do aquário. Isso é que se quer, hahah ai se eu pudesse... Revival
Ric.Gomes Publicado: Julho 21, 2015 Publicado: Julho 21, 2015 maternidades? esquece esse conceito, o stress mata os peixes... ainda para mais se já estão debilitados. A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
HugoHeisenberg Publicado: Julho 22, 2015 Autor Publicado: Julho 22, 2015 Sim, faz sentido. Não sabia disso, nem coloquei a possibilidade. Mas nem tudo são más notícias! Eu já andava desconfiado mas sinceramente não estava à espera disto. Esta noite chego a casa e deparo-me com IMENSOS ovos de corydoras num dos vidros do aqua. E agora pergunto... o que faço para ter hipóteses de vingar a postura? Deixo ou separo? Obrigado e cumprimentos, Hugo Revival
Ric.Gomes Publicado: Julho 22, 2015 Publicado: Julho 22, 2015 Deixa ficar mas é pouco provavel que se safem... A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
HugoHeisenberg Publicado: Julho 22, 2015 Autor Publicado: Julho 22, 2015 Sim, vou fazer isso. Acredito que alguns se consigam safar... nunca li relatos de corydoras comerem os alevins, portanto para além de mortes por "seleção natural" a única possível ameaça é o apisto. Ficam aqui as fotos da fêmea quando a encontrei morta. http://postimg.org/image/k0prc8l4t/ http://postimg.org/image/bgxlijznf/ Revival
KukoPT Publicado: Julho 22, 2015 Publicado: Julho 22, 2015 Eu já fiz a criação de uma postura de Cory, retirei os adultos do aqua. Consegui 21 corys, nasceram no dia de natal de 2014 e ainda as tenho em 2 aquas. No comunitário já fizeram 4 posturas e não se safou nenhum. Cumps "Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)
HugoHeisenberg Publicado: Julho 25, 2015 Autor Publicado: Julho 25, 2015 Boa noite, KukoPT Obrigado pela informação. Metade dos ovos já foram à vida... não sei se alguma coisa se safa... mas não me parece. Tal como disseram. Cumprimentos Revival
HugoHeisenberg Publicado: Julho 29, 2015 Autor Publicado: Julho 29, 2015 Boa noite, Infelizmente perdi todos os ovos, tal como disseram que provavelmente aconteceria. Para além disso, não há novidades. Vou adiar o projeto dos dicrossus (o Ricardo sabe a que me refiro, está o post na secção "equipamentos, técnicas e manutenção"). Comprei agora um aquário de 200 litros, móvel e substrato e assim que tiver disponibilidade financeira compro o filtro (um Eheim 2217), termóstato (Jager 250w) e iluminação para o montar. Estou a apontar lá para o Natal... Agora, logo que possa, compro duas fêmeas, parece-me que é melhor que uma, tendo em conta até que os apistogrammas são espécies que vivem em harém, tipicamente. Não me parece que haja muitos problemas em manter o trio durante uns meses neste aquário mais pequeno porque segundo o Dr. Uwe Romer (espero não me ter enganado na escrita) estas espécies até habitam zonas extremamente populadas, mas espero que me corrijam se não for boa ideia. Acho que é tudo. Cumprimentos Revival
HugoHeisenberg Publicado: Agosto 30, 2015 Autor Publicado: Agosto 30, 2015 Boa tarde,Este tópico tem andado bastante parado. Principalmente porque não houve novidades... até agora. Infelizmente, o macho apisto também morreu, a semana passada. Exatamente com os mesmos sintomas que a fêmea. Não faço ideia do que terá acontecido, mas estou desconfiado de que terão sido as bloodworms... É uma pena, gostava bastante dele. E estava a ficar cada vez mais bonito. Mas não vou parar, tenho mais novidades para breve. Mais uns dias e iniciarei outro tópico... eheheheh Muito obrigado a todos os que me ajudaram e ensinaram e aconselharam Revival
Yuny Dias Publicado: Setembro 1, 2015 Publicado: Setembro 1, 2015 Foi realmente uma pena o sucedido , sei exatamente como é . Não podemos parar , que venham os próximos projetos, certamente as coisas serão melhores. Abraço
HugoHeisenberg Publicado: Setembro 2, 2015 Autor Publicado: Setembro 2, 2015 Foi mesmo, Yuni. Estava mesmo a afeiçoar-me a ele... e estava a ficar cada vez mais bonito. Já não tinha comparação com as fotos que aqui tinha. Só tenho pena de não ter tirado nenhuma para vos mostrar.Obrigado pela força. E sim, daqui só irá melhorar, espero. Abraço 1 Revival
Recommended Posts