Ana Filipa JR Publicado Junho 15, 2015 Share Publicado Junho 15, 2015 Boa tarde, Algum tempo após a minha primeira postagem venho solicitar-vos mais uma vez ajuda. Neste momento tenho:Setup:Aquário 45 LFiltroTermostato Iluminação - 8 horas/diaAreão Branco Tronco - 1 Pedra – 1 Flora:Anubia barteri 'Coffeefolia' Fauna: 1 Pterophyllum scalareA minha casa no verão atinge temperaturas altíssimas e o aquário e toda a fauna e flora ressente-se, quando estou em casa ainda vou ajudando a baixar a temperatura mas de férias é extremamente difícil. No último verão só sobreviveu o escalar e desde essa altura não coloquei mais nenhum peixe devido ao que aconteceu e também ao tamanho do escalar relativamente ao aquário. O meu irmão deu-me o aquário dele de 124L, peço desde já desculpa pelas minhas questões mas apesar de ter aquário á algum tempo sou novata em muitas coisas neste mundo que é a aquariofilia. As minhas questões são: - A temperatura neste aquário, por ser maior, será mais fácil de manter ou será idêntico ao outro? - Sei que existem coolers para os aquários, mas são extremamente caros. Como fazem quando vão de férias? - Como o escalar esteve muito tempo sozinho conseguirei colocar outros companheiros, sejam eles da mesma espécie ou espécies diferentes, ou será melhor ficar sozinho? Agradecida, Ana Citar Cumps, Ana Filipa Ativos: um passo para a utopia / mundos paralelos Desativados: tjukurrtjana / Rolling on the River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Nunes Publicado: Junho 15, 2015 Share Publicado: Junho 15, 2015 Viva, Sendo o Escalar um peixe que provem da bacia Amazonica (Brasil), nem que o aquario chegue aos 30/32ºC que vai ser muito difiçil, ele não se recentirá!!! Quanto a compania, como deves ter lido algures no forum o Escalar é um peixe de Cardume ou seja colocares 3/4 escalares nesse aquario era o aconcelhado, mas mais nenhum peixe pois mesmo assim fica "curto"! Podes tambem optar por umas corrys e um pelco! Citar O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Junho 15, 2015 Share Publicado: Junho 15, 2015 Estamos a falar de temperaturas altíssimas tipo o quê? Pergunto isto porque a minha bateria de Apistos está num local muito quente, e no verão tenho temperaturas de agua a rondar os 30ºC. Não tive baixas. Alias acrescento que das 2 baixas que tive foram ambas no inverno. (e com 99% de certeza que foram baixas derivadas das agressões intra-casal) Posso ainda relatar, que este ano já tive temperatura de agua de 30ºC e os alevins andam la todos contentes na mesma. Agora se me perguntares se é muito saudável, não seguramente que não é, metabolismos mais acelerados nunca serão benéficos, mas eles irão 'aguentar-se'. Respondendo as tuas questões: - O aquário poderá atingir, ou não, a mesma temperatura. Sendo a litragem maior a quantidade de energia (calor) que vai ser necessária para atingir determinada temperatura é maior. Por outro lado sendo maior pode não conseguir 'absorver' tanta temperatura se o tempo de exposição ao calor não for suficiente para chegar a temperatura elevada que referes. tentando explica-me melhor: Colocas 2 panelas cheias ao lume, durante 5 min, uma de 10L e outra de 5L, qual achas que vai atingir a temperatura mais alta? a de 5L obviamente, isto porque o tempo de exposição ao pico de calor e a temperatura ao qual foram expostos foram os mesmos, portanto isso deixa de ser uma variável e passa a ser uma constante. Ou seja ambas as aguas dentro das panelas tem o potencial de chegar a temperaturas idênticas mas o tempo varia segundo a quantidade. Se a diferença de litros é grande entre os aquários é pouco provável que atinja a mesma temperatura. mas ainda assim podem obter valores demasiado altos para o aceitável. - em relação ao arrefecimento eu apostava nuns coolers de pc a bombar em cima da superfície da agua, promoves o Arrefecimento Evaporativo (google it and see), tens de ter cuidado com a evaporação que vai ser muito maior ao habitual. - ele vai agradecer companhia, MAS, só no aquário de 124L. 45L é muito curto. Cumps Ricardo Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Junho 15, 2015 Share Publicado: Junho 15, 2015 Boas Sempre podes arranjar umas ventoinhas de pc,e um transformador de 12v, e colocares por cima da água do aquário para indo a arrefecer a água,com respeito ao que aqui te disseram em comprares umas corys pois deves ter, mas sempre umas 6,porque elas são de cardume,sobre o outro não devias comprar,porque se torna muito grande.Boa sorte. Cump: Álvaro Silva Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ana Filipa JR Publicado: Junho 16, 2015 Autor Share Publicado: Junho 16, 2015 Agradeço desde já as respostas. Quanto a temperaturas estamos a falar de 34/35 graus marcados em termómetro interno do aquário. Relativamente a ventoinhas de pc, sim já estive a ler sobre o assunto. O problema é a evaporação da água e estando duas semanas fora é sempre difícil. Ricardo a tua exposição sobre o aquecimento da água elucidou-me, de facto coisas tão básicas e muitas vezes passam-nos ao lado. Acerca dos companheiros para o meu escalar claro que gostava de lhos dar, não gosto nada de o ver sem companhia, até porque agora sim com este aquário terei espaço, receio é, estando ele tanto tempo sozinho não vai entrar em conflito com eles (territorial)? Segundo as pesquisas que efectuei, após o novo aqua estar estabelecido deveria inserir primeiro os peixes novos e posteriormente o meu escalar. Estou correcta? Isso ajudará a situação da territorialidade? E também convém que já sejam grandinhos, certo? David e Álvaro, gosto da opção de mais escalares, também gosto das corys mas pelos vistos está fora de questão pela quantidade e o pleco de facto fica muito grande. Por exemplo de limpeza, os ottos dão-se bem? Gostaria de mais opiniões para companheiros, sejam eles de limpeza ou não e dadas as condições do novo aqua. Agradecida, Ana Citar Cumps, Ana Filipa Ativos: um passo para a utopia / mundos paralelos Desativados: tjukurrtjana / Rolling on the River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Junho 16, 2015 Share Publicado: Junho 16, 2015 Boas, Em relação à água não tens quem vá repondo durante as férias? outra opção são tampas que ajudam a reduzir a evaporação. (feitas à medida para receber as ventoinhas) Acho que é uma boa abordagem essa de colocares outros peixes primeiro e depois o escalar. Pode ajudar num possível caso de agressividade, mas atenção que nada é garantido. Em relação a companhia no aqua de 124L podes optar por investir em mais 2 escalares e um pequeno cardume de tetras. Acho que ainda ficas com espaço para corys/ottos. Cumps, Ricardo Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ana Filipa JR Publicado: Junho 16, 2015 Autor Share Publicado: Junho 16, 2015 Boas Ricardo, Pois, tenho de ver a melhor maneira em relação a essas tampas vou pesquisar melhor. Em relação à agressividade de facto estou com receio, não gostaria de fazer do aquário um campo de batalha, mas também não gosto de o ver sozinho. Isto não é fácil e para não falar o que faço com eles se isto der para o torto. Mas nada como experimentar, não é? Os escalares posso comprar pequenos ou convém que já sejam adultos? Obrigada, Ana Citar Cumps, Ana Filipa Ativos: um passo para a utopia / mundos paralelos Desativados: tjukurrtjana / Rolling on the River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Junho 16, 2015 Share Publicado: Junho 16, 2015 Olá, 'Nada como experimentar' é sempre algo complicado xD 'Deixa-me cá experimentar estas piranhas com uns guppys'... vai dar asneirada ahaha mas entendi o que querias dizer. Acho que encontrares Escalares do mesmo tamamnho seria mais aconselhado porque mesmo que exista alguma agressividade, o que poderemos considerar normal entre os escalares, se os outros forem muito pequenos vão mais fácil e mais rapidamente ficar debilitados. A minha opinião prática sobre a coisa, monta o de 124L, confere as temperaturas nos dias mais quentes (estou em crer que não vais ter temperaturas tão altas), cicla o aquário, escolhe um cardume e uma equipa de limpeza. Adicionas a equipa de limpeza e o cardume gradualmente. Depois e por fim, arranjas uns escalares com tamanho semelhante ao teu e aquário com eles todos. cumps, Ricardo Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ana Filipa JR Publicado: Junho 17, 2015 Autor Share Publicado: Junho 17, 2015 Olá Ricardo, "Tadinhos dos guppys"... ... Sim vou fazer o que dizes ou então, apesar de gostar muito dele, tentar vender ou trocar o escalar, tenho de pensar muito bem. Obrigada, Ana Citar Cumps, Ana Filipa Ativos: um passo para a utopia / mundos paralelos Desativados: tjukurrtjana / Rolling on the River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Nunes Publicado: Junho 17, 2015 Share Publicado: Junho 17, 2015 (editado) Viva, O tamanho dos Escalares é relativo eu se calhar aconcelhava-te o contrario! Arranjares mais pequenos pois assim o que tens assume-sse como Alfa ou seja predominante e deixa que os outros siguam a hierarquia!! Quanto a lutas terrotoriais, vais sempre ter, é natural dos ciclideos! Mas uma vez os territorios defenidos vivem todos em harmonia!!! Na tua nova montagem tenta incorporar pedras e troncos de maneira a que haja esconderijos para os novos escalares se protegerem!!! Quanto a equipa de limpeza podes optar por quase tudo (não ponhas camarões)! Muita atenção a incorporares peixes mais pequenos, os Escalares apesar de serem de "aviario" são caçadores natos e gostam de bicar em tudo o que mexe! Para 125lts não te aconselho nenhuma espeçie a não ser ciclideos (apistos, rams, Escalares). Editado Junho 17, 2015 por DavidCardoso Citar O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ana Filipa JR Publicado: Junho 19, 2015 Autor Share Publicado: Junho 19, 2015 Olá David, Obrigada pelas informações. Estive também a informar-me numa loja de aquariofilia e disseram-me que o meu escalar sendo o que consideram tamanho grande, poderei colocar escalares tamanho médio, nunca pequenos. Mas é como disse o Ricardo sem garantias, devido à personalidade deles. Cumps, Ana Citar Cumps, Ana Filipa Ativos: um passo para a utopia / mundos paralelos Desativados: tjukurrtjana / Rolling on the River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts