Jorge Serrenho Publicado Maio 23, 2005 Publicado Maio 23, 2005 Olá! já alguem experimentou fazer um filtro UV com leds UV? abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Just_me Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Os leds UV que se vendem teem a sua emissão no violeta(para serem ainda visiveis quando estão ligados e reduzir o perigo) e no UV próximo, ou seja UVA, o menos mortifero de todos. Para teres um bom filtro UV usas lampadas com emissão predominante no UVC que é realmente perigosos para humanos mesmo em pequenas doses e bastante letal para micro-organismos. Penso que um filtro UV a LEDS nao funciona e provavelmente até propicia o aparecimento de algas ja que as algas estão preparadas para suportar o UVA que chega abundantemente á superficie terrestre e algumas até são provavelmente capazes de utilizar como fonte de energia. A radiação UV é mais energetica do que a visivel e portanto faz todo o sentido que se estiver disponivel naturalmente e sendo mais energetica as plantas/algas tenham desenvolvido mecanismos capazes de a aproveitar. ja agora aqui fica um grafico da absorção no visivel: se prolongarmos logicamente o grafico na parte esquerda para os UV veremos que esta planta em particular absorve bem os UVA...muitas outras o devem utilizar tambem. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Brunex Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 além do mais um led há-de ter uma potencia em Watts muito pequena. O que comumente se usa no combate a algas com lampadas UV é de 11W embora para aquarios mais pequenos se use por vezes 6 ou 8W. Para teres uma ideia estou com uma lampada UV - 8W a funcionar à quase 24h num aquario de 35l e ainda não desapareceu a água verde, embora o meu aquario estivesse completamente verde e esteja a usar um filtro de 380l/h. Contudo penso que além de ineficaz um led UV, mesmo que o fosse demoraria uma eternidade a eliminar as algas. Abraço Citar
Jorge Serrenho Publicado: Maio 24, 2005 Autor Publicado: Maio 24, 2005 Olá! Bem, aquilo que eu pretendia saber realmente é se existem leds que emitam UV-C, uma vez que estes é que são eficazes em eliminar micro-organismos. Tambem sei que um led tem uma potência muito pequena, mas com vários, talvez 10, 20 ou mesmo 100, conseguiria uma potência eficaz. De electrónica nada entendo, mas sei que se fazem montagens com centenas de leds (paineis informativos, semáforos, etc etc). Por isso a existirem os ditos leds, a montagem seria possivel! abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Just_me Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Penso que os LED's mais comuns são os que emitem nos 370nm...ou seja, claramente UVA... Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Brunex Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Kapitonio sem querer ser insistente, mas sendo, não achas que era mais fácil comprar uma lampada UV em vez de montar 10 leds. E principalmente já pensaste como irias isolar essa montagem da água? e também muito importante, tens ainda que pensar em isolar da água e isolar da vista Abraço Citar
Jorge Serrenho Publicado: Maio 24, 2005 Autor Publicado: Maio 24, 2005 Brunex: ser mais fácil comprar a lâmpada lá isso é, mas tira o gozo de teres andado a queimar neurónios e de teres "bricolado" um pouco! extrapolando, os verdadeiros aeromodelistas não compram kit's, fazem a fuselagem a partir de desenhos... (opinião pessoal) No meu caso, eu vou ter uns dias de férias dentro em breve e tenciono passar esses dias nas engenhocas, primeiro no móvel para o meu aqua, depois na sump e se sobrar tempo e dinheiro... em outros projectos para o mesmo! abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Just_me Publicado: Maio 25, 2005 Publicado: Maio 25, 2005 Entao faz o teu filtro uv com uma lampada fluorescente...acho que neste caso nao compensam os LED's: -emitem UVA -sao pouco vendidos, logo caros -exige ferro de soldar e uns conhecimentos básicos de electronica nao é assim tao complicado de montar funciona com baixas voltagens lampada: -emitem UV no espectro todo -são mais eficientes energeticamente na gama UV -existem esquemas na net de filtros destes -tensão elevada=mais cuidado com isolamentos -mais potência = mais risco Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts