Bringer Publicado Junho 12, 2015 Publicado Junho 12, 2015 Olá, No meu aquário, que não é um plantado a sério mas tem um número jeitoso de plantas de baixa e média exigência, estou a injectar CO2 à razão de uma bolha por 8 segundos. Tenho uma calha Beamswork e uma Aquaray. O aquário tem 60x30x30. A minha questão é: Acham que devo de subir a cadência do CO2, por exemplo para uma bolha a cada 5 ou 6 segundos? Como ele está, noto bom desenvolvimento nas plantas, embora mais numas que noutras. Apesar de administrar ferro (Sera), as plantas vermelhas não têm o vermelho esperado. Também não tenho teste de ferro. Muito obrigado. Cumps. José
Rodrigo Isaac Publicado: Junho 12, 2015 Publicado: Junho 12, 2015 (editado) Qual a iluminação? Em termos de watts ou lumens (em caso de led) Editado Junho 12, 2015 por Rodrigo Isaac River of the Stone Age (acabado) ____________________________________
Bringer Publicado: Junho 12, 2015 Autor Publicado: Junho 12, 2015 Agora é que me lixaste! Acho que a Beamswork é capaz de ter entre 1400 e 1700 lumens. Não consegui encontrar info sobre os lumens da Aquaray, mas parece ter 12W. Poderá ser? Cumps. José
Rodrigo Isaac Publicado: Junho 13, 2015 Publicado: Junho 13, 2015 (editado) A beamswork é a v2 plant version 60 cm 1980 lumens?A aquaray desconheço XDFertilizas? Editado Junho 13, 2015 por Rodrigo Isaac River of the Stone Age (acabado) ____________________________________
Bringer Publicado: Junho 13, 2015 Autor Publicado: Junho 13, 2015 Ora bem, não sei qual é a versão, já que a comprei usada. Posso dizer que é de 2012, tem 6 LEDs azuis, e as letras W,B e G na zona dos LEDs, que suponho queiram dizer branco, azul e verde. Apesar de não ver LEDs verdes, suponho que seja relativo ao espectro (se é que estou a dizer bem). Supostamente uma calha específica para plantados deveria de ter também LEDs de espectro vermelho e RGB.
Rodrigo Isaac Publicado: Junho 13, 2015 Publicado: Junho 13, 2015 Penso que seja esta: Beamswork Hi-Lumen 60 (60 a 80cm) Fixação Tamanho: 57.2 x 12.5 x 2.3cm LEDs Número: 78 (0.2W) Super eficiente de energia de 0,2 watt LEDs de alto rendimento72x 10.000 K LED6x actínicas 460nm LED Lumens: 1452Consumo: 16 wattsFertilizas ou não? Se sim não vejo porque não aumentar gradualmente, caso não fertilizes mede os nitratos para sabermos se são consumidos ou não River of the Stone Age (acabado) ____________________________________
Bringer Publicado: Junho 13, 2015 Autor Publicado: Junho 13, 2015 Devia de ter 6500 a 7000K, mas foi o que arranjei. Utilizo ferro da Sera. Nitogénio, potássio, fósforo, trace, flourish e flourish excel da Seachem. Tenho o Phyton Git e o qualquer coisa step 2 da ADA. Doseio de acordo com uma tabela da Seachem.
Rodrigo Isaac Publicado: Junho 13, 2015 Publicado: Junho 13, 2015 Então vai subindo gradualmente até 1 bolha a cada 3 segundos (acho que até poderia se mais mas só testando com calma para não ganhar algas, depende também da iluminação e nutrientes disponíveis para encontrar o equilíbrio perfeito entre os 3) e vai medindo os nitratos para veres como estão a ser absorvidos (e outros nutrientes se tiveres testes para eles) não deixes que os nitratos fiquem a zero, se não tiveres dropchecker vai observando os peixes para ver se estão ofegantes. River of the Stone Age (acabado) ____________________________________
Bringer Publicado: Junho 13, 2015 Autor Publicado: Junho 13, 2015 Tenho dropchecker. As algas aparecem se tiver luz demais em relação ao CO2, ou se faltar algum macro. Acho que CO2 a mais, sendo mau, não provoca algas. Ou provoca?
Rodrigo Isaac Publicado: Junho 13, 2015 Publicado: Junho 13, 2015 Algas por excesso de co2 nunca tive, elas não apreciam o co2, tive sim por instabilidade ou por falta desde que não dês de mais para os peixes nem demais para a tua iluminação e fertilização não há problema, só vais ver os resultados a melhorar, por isso vai aumentando espero ter ajudado River of the Stone Age (acabado) ____________________________________
Recommended Posts