Recommended Posts

Publicado

Bom dia,

 

Tenho um aquário com cerca de 40l habitado por:

 

- 4 fêmeas de espada e 2 machos

- 2 guppies fêmeas (tinha mais fêmeas e mais machos mas morreram e estas vão-se aguentando. A minha ideia é ter só espadas além dos restantes)

- 1 betta macho

- 1 ancistrus pequeno

- 20 alevins de espada nascidos hoje

 

Um dos espadas, o mais velho, é extremamente dominante desde que o macho mais novo se desenvolveu. Ele não deixa o outro aproximar-se de nenhuma das 4 fêmeas, anda sempre em cimas delas e inclusive acho que luta com o macho mais novo. Eu nunca tinha assistido a tal cena mas vejo-o muitas vezes a nadar para trás em direcção às femêas (ou seja, com a espada direccionada para a traseira delas, o que eu pensei que fosse a acasalar??) e também ja o vi fazer isso ao outro macho (seria a lutar??).

 

Estou preocupada que ele comece a causar demasiados problemas porque hoje de manhã reparei que a espada do mais novito está dividida em duas e que a cauda de uma das fêmeas tem um grande golpe como se tivesse sido mordida. O que posso fazer??

 

Preciso de ajuda porque gostava de adquirir um macho veleiro e mais fêmeas mas tenho medo que este se imponha mesmo aos novos inquilinos e que acabe por matar os outros. Em relação ao betta, ele é uma paz de alma, não causa problemas nenhuns nem mesmo com as guppies, volta e meia lá se lembra de se impor mas nunca ataca, apenas avisa.

 

Aguardo uma resposta em breve e caso sejam precisas mais informações disponham!

 

Obrigada,

Diana