Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos, venh hoje expor uma dúvida que me apareceu, acerca do substrato inerte que tenho no meu aquário e à troca do mesmo.

Ora bem, o substrato inerte que tenho é preto, pelo que percebi pintado pois está a fazer subir o pH da minha água, assim sendo, é óbvio que eu o quero trocar o mais rapidamente possível até porque os peixes mantenho se adequam mais a um pH ácido.

As opções que penso ter:

1- tirar a água, peixes, plantas, rochas,troncos e filtro para uma caixa de plástico com capacidade para toda a aguá do aquário e deixar o filtro e termostática a correrem enquanto retiro o substrato inerte e o troço. De seguida montar tudo novamente.

2- (esta não me parece muito viavél)deixar tudo dentro do aquário como está, peixes inclusive, e tirar o areão inerte e colocar o outro (tenho substrato fértil).

Agora as minha duvidas:

- No caso da primeira opção, eu iria deixar correr o filtro na aguá do aquário onte está, apenas num recipiente diferente. Ora a minha dúvida é se depois de trocar o areão e montar tudo de novo, se o ciclo do azoto não iria começar de novo, acompanhado de picos de amónia etc etc? Sei que o substrato alberga uma grande quantidade de bactérias e assim sendo estaria a destruir a sua colónia ao tirar o substrato, a minha dúvida é mesmo se as do filtro chegariam para o ciclo não recomeçar e evitar picos de amónia.

Desde já um obrigado às pessoas com paciência suficiente para lerem este "pequeno" monólogo ;). Aguardo resposta!

Publicado: (editado)

Boas,

A primeira opção é a mais viável, quanto a picos de amónia com a troca de substrato de certo que terás mas o filtro e a água já terão bactérias o que fará com que estabilize mais depressa, o que eu faria era nos primeiros dias fazer TPAS de cerca de 50% diariamente depois fazer apenas de 2 em 2 dias (penso que já poderias mudar menos água) e por fim poderias voltar às TPAs semanais penso que assim não terias problemas com picos de amónia ;)

Editado por Rodrigo Isaac

River of the Stone Age (acabado)

Publicado:

Boas

Se vais mudar só o substrato,colocando toda,ou mais de metade da água

do aquário,colocares lá o termostato,e filtro a trabalhar na caixa,e colocares

os peixes,mudares tudo,e colocares o novo substrato,e voltas a colocares

tudo de novo no aquário,acho que sim,eu aqui há duas semanas atrás fiz

o mesmo,e a unica coisa foi que no outro dia tinha a água um pouco turva,

mas nada que o filtro não limpasse,dois dias depois tinha a água limpa.

espera por outras opiniões.

Cump: Álvaro Silva

Publicado:

Olá,

Se calhar, de princípio é melhor adicionares bactérias.

Mesmo que isso vá turvar a água. Mas pelo menos vão transformar a amónia em nitratos.

Cumprimentos,

José

Publicado: (editado)

Obrigado a todos vocês pelas dicas e prontidão que tiveram em ajudar-me, eu vou então optar pela primeira opção e por acaso até tenho bactérias "enlatadas" cá em casa.

Espero que não ocorram baixas. Meus ricos peixinhos! Até uma próxima, obrigado!

Editado por André Felício
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!