Jorge Bento Publicado Maio 23, 2005 Publicado Maio 23, 2005 Ólá queria saber se a minha varanda aguenta uns 500 kilos! queria montar uma estante com 5 parteleiras será que nao faz mal á estrutura? Citar Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
MárioFoito Publicado: Maio 23, 2005 Publicado: Maio 23, 2005 isso é uma pergunta que só o construtor da tua casa te sabe responder, é dificil dizer que sim ou que não sem conhecer a estrutura, tenta entrar em contacto com o empreiteiro. Abraço Citar
Jatbas Publicado: Maio 23, 2005 Publicado: Maio 23, 2005 epá, em principio a tua varanda, isto é o solo, é a continuação das vigas do resto do teu piso e não um acrescimo, por isso não deves ter problema. Mas fazes sempre bem perguntar, não faz um dia acordar com a tua varanda na varando do vizinho de baixo Citar AquaWizard
MárioFoito Publicado: Maio 23, 2005 Publicado: Maio 23, 2005 nos existem varias formas de construir uma varanda, a mais usada é mesmo o seguimento da laje para la dos pilares, mas ao fazer isso a estrutura vai tornar-se mais fraca pois vais estar a associar a um momento a qualquer carga que la ponhas, e 500kg num metro quadrado ou menos é muito.As varandas não sao construidas para essas finalidades logo sempre que podem os engenheiros poupam ao maximo no material, e numa varanda eles não contam que as pessoas la vao colocar aquarios. Por isso Viper tem cuidado, o melhor mesmo é falares com o empreiteiro, quase de certeza que ele te vai dar essa informação Abraço Mario Citar
me163 Publicado: Maio 23, 2005 Publicado: Maio 23, 2005 Além dos riscos já indicados sobre a colocação de pesos elevados em varandas, já pensaste que, na hipótese de colocar os aquários em segurança, vais ter aí uma bela bateria de criação de algas? É que normalmente as varandas são das divisões que só tem luz em excesso. Citar
Miguel Silva Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Oi Viper. A varanda é uma laje em consola (elemento construtivo encastrado numa extremidade e livre na outra) e com uma espessura média de 15cm e com o ferro dimensionado para uma carga exercida de sensivelmente 300Kg por m2 (não é que seja exactamente esse valor que aguenta pois aguenta sempre um pouco mais) e como tal. Varanda comum: 2m x 1m = 2 m2 = 600Kg de suporte Acho que está um pouco á pele e contando que a carga se vai manter 24h por dia Acho que vais ter que reduzir os Aquários. Citar
Recommended Posts