Ricardo C Sousa Publicado Maio 23, 2005 Publicado Maio 23, 2005 Boas, Este tópico tem como intuito discutir, as vantagens e desvantagens da utilização de sump, em aquários de água doce. Assim, peço a todos os interessados com questões ou esclarecimentos, para colaborarem. Factos: A utilização de uma sump apresenta as seguintes vantagens: - Aumento da quantidade de agua do sistema contribui para uma maior estabilidade. - Permite esconder grande parte dos equipamentos nesta, deixando o aquário principal para a função que foi criado: manter peixes, plantas ou ambos. -Aumentar a superfície de agua melhorando a oxigenação da mesma. Questões genéricas: - Que tipo de massas filtrantes na sump? - Quantas divisórias? - Que tipo de fauna e/ou flora a ter na sump? Possíveis problemas: Tipicamente a agua passa para a sump por um overflow ou por coluna seca e furação na base do aquário. Nestas situações consegue-se que não se crie à superfície da agua uma camada oleosa, que diminui as trocas de gases com o ar. Por outro lado, e ao contrário do que acontece com a maioria dos filtros (internos ou externos), a recolha não é feita perto do fundo do aquário, o que leva a pensar que vai ocorrer acumulação de detritos no substrato, e consequente aumento no trabalho de manutenção, nomeadamente aspiração. Outro possível problema prende-se com a questão da manutenção de níveis de CO2 aceitáveis para as plantas, pois se aumentamos o nível de oxigenação devido à maior circulação de agua, em principio diminuirmos os níveis de CO2. Como combater esta situação? - Criar correntes dentro do aquário, com a bomba de retorno da sump, e eventualmente com outra(s) bomba(s), por forma a manter os detritos em circulação e subsequente captura para filtragem na sump? - Onde criar estas correntes? A partir da superfície, junto ao fundo, ambos? - não serão estas correntes contraproducentes? É possível manter correntes e plantas? E os peixes? - Em que tipo de biótopos este tipo de setup é possível? Creio que para arranque da discussão, já mais do que chega. Agora resta-me pedir a todos que possam deitar mais alguma luz sobre estes assuntos que se pronunciem, nomeadamente quem tenha setups deste tipo. Saudações aquáticas ________________ Ricardo Sousa Citar Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147
Nuno Prazeres Publicado: Maio 23, 2005 Publicado: Maio 23, 2005 Em primeiro lugar há que saber que tipo de aquário de água doce se pretende. Acho que depois daqueles erros de palmatória que afastam da aquariofilia 2/3 dos principiantes há uns quantos de segunda ordem dos quais destaco este: primeiro definem-se os objectivos do sistema depois planeia-se a envolvente técnica e nunca o contrário. Eu quis fazer um biótopo Pantanal plantado e só a partir daí fiz o projecto técnico: O aquário é plantado e tem sump. A sump tem plantas e é iluminada em contra-ciclo. O aquário não tem filtros, nem mecânicos nem biológicos. Funciona? Perfeitamente. Os peixes desovam às carradas e algas, conseguido o equilíbrio, nem vê-las - os nitratos eram consistentemente ilegíveis. Agora a coisa está pior e tem algumas porque diminui muito a quantidade de plantas na sump. Foi tudo inspirado em aquários de recife que são para mim o expoente máximo da aquariofilia. Em muitos aspectos este esquema refuta alguns dos dogmas instituidos (filtro biológico obrigatório, não usar sumps em plantados pela perda de CO2). Quanto ao post do Ricardo acrescentaria o factor refúgio quer para peixes quer para plantas, uma vez que se pode usar a sump como tanque auxiliar totalmente funcional se for iluminada. Quanto aos problemas: o maior é a canalização que abordarei num outro post porque agora estou sem tempo quanto às possíveis perdas de CO2, se a canalização for bem feita poderão ser mínimas e, além disso, com uma iluminação contracíclica e uma boa relação plantas "rápidas", plantas "lentas" entre sump e tanque principal há sempre um nível a consumir CO2 e o outro a produzir CO2 quanto à acumulação de detritos, não me parece que seja um problema dado que mesmo num aquário com filtro exterior comum a captação é feita num único ponto e não me parece que, face à agitação típica, isso signifique ter o fundo impecavelmente limpo. Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Jorge Serrenho Publicado: Maio 23, 2005 Publicado: Maio 23, 2005 Olá Não que venha acrescentar algo de novo, mas pelo que vi e tendo em atenção a experiência que tenho com filtros externos, acho que as vantagens da sump ultrapassam em muito as vantagens dos ditos. Por isso, tenho em mente fazer uma sump para o meu aquário. Entretanto o meu maior problema é fazer 2 furos no fundo do aquário... todas as empresas de vidros que contactei dizem que fazem os furos mas que não se responsabilizam se o vidro estalar. Bem, para resumir, agrada-me a ideia de acrescentar 80 litros ao meu aquário, aumenta o volume total, ajuda no equilibrio, permite-me esconder o termo, o reactor de co2, o teste permanente, etc, etc. Tambem me agrada o facto de a limpeza/substituição de massas filtrantes ficar mais simplificada(com o filtro actual tenho de o levar até à banheira para efectuar a limpeza/troca de massas, isto porque se o fizer na sala... ) tal como disse eu acho que no meu caso só me trará vantagens. Já agora o meu filto externo capta a água no fundo do aquário e nem por isso deixo de ter de aspirar dia sim dia não... hehehehehhehehehehe abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Ricardo C Sousa Publicado: Maio 24, 2005 Autor Publicado: Maio 24, 2005 Boas, Já agora o meu filto externo capta a água no fundo do aquário e nem por isso deixo de ter de aspirar dia sim dia não... hehehehehheheheheheabraços Qual é o volume do teu actual aquário? e a capacidade do filtro (L/h)? Onde e de que maneira fazes o retorno do filtro para o aquário? Pode ser que tenhas pouca movimentação de agua dentro do aquário. Um abraço Ricardo Sousa Citar Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147
Nuno Prazeres Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Furar vidro: É possível fazer furos em casa usando para o efeito uma broca diamantada. Já fiz três em casa dum amigo o último dos quais com o aquário em funcionamento!!!! Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Nuno Prazeres Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Furar vidro: aqui vai o link! É essencial usar líquido para refrigerar o corte e, principalmente, os próprios executantes. http://www.aqua-work-group.com/artigos/out...aquariosdiy.pdf Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Jorge Serrenho Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Olá! Eu já vi o link Apisto(acerca do qual já tinha comentado ctg num outro tópico que achava uma mais valia), pena eu não ter e não conhecer quem tenha uma dremel... é que se contabilizares o preço desse equipamento, os furos saiem mais caros que o aquário em si por isso é que tentei pela via mais simples, ou seja, encontrar quem faça os furos! abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Oinq Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Dremel é uma marca... Há outras marcas muito mais baratas que fazem o mesmo ou até mais... e berbequins pequenos muita gente tem em casa... aquilo é quase uma aparafusadora... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Nuno Prazeres Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Kapitonio Necessitas de duas brocas que dão para furar pelo menos 3 vezes um vidro de 6mm num diâmetro de 1 polegada e 1/4. As duas saem-te por cerca de 12 EUR. Quanto ao mini-berbequim se não tiveres um seguramente que arranjas quem te empreste. Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Jorge Serrenho Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Olá! Parece que me convenceram a tentar furar eu mesmo o aquário, entretanto se der cabo do vidro venho aqui descarregar a fúria em vocês. hehehe (tou a brincar) já agora, o meu actual aquário tem 120 litros e o filtro é de 1000 litros hora regulaveis. abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Oinq Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Olá! Parece que me convenceram a tentar furar eu mesmo o aquário, entretanto se der cabo do vidro venho aqui descarregar a fúria em vocês. hehehe (tou a brincar) já agora, o meu actual aquário tem 120 litros e o filtro é de 1000 litros hora regulaveis. abraços Tu parece que tas convencido, eu tb n falta muito... ai o meu aqua MP da hagen... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Jorge Serrenho Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 é um risco oinq... na pior das hipoteses substituo o vidro do fundo do aqua, o que tambem não é um drama, afinal eu sei trabalhar com silicone... :D Citar A.K.A. Kapitonio
Nuno Prazeres Publicado: Maio 25, 2005 Publicado: Maio 25, 2005 Claro que por ter funcionado connosco não significa que funcione bem com todos Eu vou fazer dois furos em breve e confesso que também sinto um certo desconforto Agora outro tema - canalização! A solução abaixo é para mim a mais eficiente para tratar do tema. A qualidade da figureta não é a melhor mas penso que dá para entender. Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
diego Publicado: Maio 25, 2005 Publicado: Maio 25, 2005 olá, em vez de furarem porque não fazem um over flow tipo este http://www.chinops.com/bricolaje.htm (procurar por sifon), e depois fazem a coluna seca do lado de fora do aqua??Assim na precisam de furar e correr o risco de partir, fica mais bonito e não acupa tanto espaço, é capaz é de ser um pedaço mais caro . São sei se funciona bem na tenho nenhum filtro do tipo ....mas gostava de ter um desses....só vejo vantagens neles..... Citar
Nuno Prazeres Publicado: Maio 25, 2005 Publicado: Maio 25, 2005 Diogo Overflow: mais caro talvez, menos tolerante a falhas de certeza! Quanto a ser bonito ou feio acho que depende dos gostos mas, pelo menos para mim, um overflow é sempre um mamarracho agarrado ao aquário. Se é para ficar dentro de um móvel mais vale fazer a coluna seca e tapá-la pelo próprio móvel. Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Jorge Serrenho Publicado: Maio 25, 2005 Publicado: Maio 25, 2005 Olá! gente! eu acho que um projecto amadurecido é meio caminho andado para menos falhas... não que elas deixem de existir, mas porque se for bem pensado erros podem ser evitados! eu já ando a magicar numa sump há seis meses e ja fiz várias experiências, sem nunca colocar em funcionamento real nos meus aquas. Agora já delimitei aquilo que vou fazer: saída de água por cima com um diam. de 1". entrada de água por baixo com um diam de 1/2". válvula venturi ou becket á entrada (para desligar de vez as malvadas bombas de ar). controlo de fluxo á saída através de válvula de esfera. Válvula anti-retorno á entrada e um bom volume de água na sump e já agora, aproveitando a óptima ideia que o Apisto meu deu, iluminação na sump para fazer o contra-ciclo (esta Apisto é genial mesmo.... ainda não me tinha ocorrido, gracias :D :D ) Abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Ricardo C Sousa Publicado: Maio 27, 2005 Autor Publicado: Maio 27, 2005 O aquário é plantado e tem sump. A sump tem plantas e é iluminada em contra-ciclo. O aquário não tem filtros, nem mecânicos nem biológicos. Funciona? Perfeitamente. Os peixes desovam às carradas e algas, conseguido o equilíbrio, nem vê-las - os nitratos eram consistentemente ilegíveis. Agora a coisa está pior e tem algumas porque diminui muito a quantidade de plantas na sump. Boas, Apisto, podes colocar o teu setup, para todos ficarmos com uma ideia de como conseguiste esse brilhante equilibrio? Um abraço Ricardo Sousa Citar Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147
Jorge Serrenho Publicado: Maio 28, 2005 Publicado: Maio 28, 2005 Olá! uma vez que já disse o que pretendo fazer, aqui fica o projecto para a minha sump. Agradecia comentários e sugestões! abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Jorge Serrenho Publicado: Maio 28, 2005 Publicado: Maio 28, 2005 Ups! desculpem a foto... espero que a seguinte pareça melhor! Citar A.K.A. Kapitonio
Luís Fortunato Publicado: Maio 28, 2005 Publicado: Maio 28, 2005 Olá. Eu não sou nenhum entendido em SUMP's. Mas queria perguntar/deixar a questão: Não será melhor uma SUMP deste género? Quais as diferenças entre os dois tipos? Em termos de vantagens e desvantagens. Cumprimentos Luís Fortunato PS: kapitonio, não podes fazer um zoom a essas imagens? É que eu estou a usar um monitor de 17" e mesmo assim não consigo ler os pormenores :D Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luís Fortunato Publicado: Maio 29, 2005 Publicado: Maio 29, 2005 Já reparei que o percurso da água é parecido nas duas. No esboço a preto e branco, parecia que era tipo cascata (por isso a água no fundo de cada divisória seria menos renovada). Já agora, no desenho que eu fiz às 3 pancadas, sei que as placas coladas em baixo, têm de ir diminuindo de altura, para o escoamento ser melhor. Não fiz tão perfeito por ter sido à pressa :D Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
diego Publicado: Maio 29, 2005 Publicado: Maio 29, 2005 olá, não será melhor fazerem em cascata?? vejam neste site http://images.google.pt/imgres?imgurl=http...6lr%3D%26sa%3DN e este é um projecto de um amigo meu do Brasil que fez um com base no dry-went dele... Citar
Jorge Serrenho Publicado: Maio 29, 2005 Publicado: Maio 29, 2005 Olá! Luis tens mail! abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Nuno Prazeres Publicado: Maio 30, 2005 Publicado: Maio 30, 2005 Respondendo sobre o meu setup: Tanque principal 350l brutos, sump 108 brutos. Circulação: Ocean runner 3500 l/h Substrato: média 6 cm areão castanho xistoso (rico em ferro) com um substrato fertilizante JBL e turfa granulada Sera Troncos Plantas: H. zoosterifolia e E. tennelus (várias na sump) Temperatura: (min 22 à noite max 26 durante o dia) dependendo da altura do ano normalmente a amplitude não é superior a 2 graus. pH: tem variado entre 6.2 e 7.4 ao longo do ano e meio de vida do aqua Conductividade: entre 50 e 300 consoante a estação do ano que quero simular Iluminação 2x54w 6100k T5 no aqua e 2x18w 6100 T8 na sump Peixes: Apistogramma trifasciata (cerca de 20), A. borelli (cerca de 10), 3x Otocinclus sp. Luz solar directa de duas a 5 horas dia dependendo da estação do ano. Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Jorge Serrenho Publicado: Maio 30, 2005 Publicado: Maio 30, 2005 Então pessoal? os comentários/sugestões á minha sump? não me digam que está perfeita :D :D :D abraços! Citar A.K.A. Kapitonio
Recommended Posts