Amelie17 Publicado Junho 3, 2015 Publicado Junho 3, 2015 Olá, boa noite, A semana passada comprei 3 molly balão que morreram: a boca fica aberta e branca e ficam no fundo do aquário... fui à loja onde tinha comprado e deram-me mais duas; aconteceu o mesmo... O que me está a preocupar é que hoje já tenho mais duas mollys com os mesmos sintomas... O meu aquário tem 200litros, pH 7,4, amónia, nitritos, nitratos, fosfatos dentro dos parâmetros, 27°C. Tenho 5 mollys, 6 guppys, 4 tricopsis (não deve ser assim que se escreve...), 4 corydoras e um limpa-vidros... O aquário foi ciclado e tenho estado a introduzir os peixes lentamente, fazendo sempre a habituação... Agradeço toda a ajuda que me possam dar. Rita
bpimenta Publicado: Junho 5, 2015 Publicado: Junho 5, 2015 Bom dia Rita, Pela minha experiência com Mollys a variedade 'balão' não costuma ter muita durabilidade por ser uma espécie gerada por reprodução seleccionada. Pelo tamanho é possível perceber se já são adultos e como tal, a probabilidade de morrer é maior. Se estão na mesma loja é comum serem da mesma idade. Posto isto, a boca branca é apenas descoloração ou aprensentam algum tipo de fungo, aveludado, pintas brancas em mais alguma parte do corpo? Posso pedir uma descrição mais detalhada do estado do peixe? Alguma barbatana roída? Deixo aqui um link para um artigo sobre mollys onde indica alguns problemas mais comuns. http://www.fishlore.com/fishforum/molly/11469-molly-caresheet.html E outro com algumas das doenças mais comuns: http://www.peixefauna.com/t2741-doencas-doencas-comuns-tratamento-causa A minha opinião, se são apenas os peixes comprados nessa loja, será algum problema com a água da própria loja estando os peixes doentes, não resitindo à troca de aquário. Espero ter ajudado e fico a aguardar se entretanto está resolvido, Bruno --------------- http://bpimenta.co.nr
Amelie17 Publicado: Junho 5, 2015 Autor Publicado: Junho 5, 2015 Obrigada pela ajuda, Bruno! Efectivamente, parece-me que seja algum tipo de fungo, qualquer coisa aveludada... é apenas na boca, o resto do corpo não tinha nada, as barbatanas estavam impecáveis... Eram adultos, inclusive uma das fêmeas estava 'grávida'. Todas as molly balão morreram, o meu maior receio é que seja mesmo um fungo e se propague para os outros peixes. O aquário é recente, comecei a povoá-lo dia 10 maio e tenho-o feito muito lentamente, pelo que ainda não tenho muitos peixes . Comecei com os que tinha num aquário anterior, que desmontei... os que acrescentei foram 3 corydoras e os 4 tricopsis, e as mollys que morreram. Relativamente à resolução do problema, acho que o melhor é mesmo esperar umas 2 semanas para ver se algum dos peixes apresenta os mesmos sintomas e só então acrescentar mais alguns; parece uma boa estratégia? Vou ver os sites para tentar perceber o que era. Mais uma vez, muito obrigada, Rita Obrigada pela ajuda, Bruno! Efectivamente, parece-me que seja algum tipo de fungo, qualquer coisa aveludada... é apenas na boca, o resto do corpo não tinha nada, as barbatanas estavam impecáveis... Eram adultos, inclusive uma das fêmeas estava 'grávida'. Todas as molly balão morreram, o meu maior receio é que seja mesmo um fungo e se propague para os outros peixes. O aquário é recente, comecei a povoá-lo dia 10 maio e tenho-o feito muito lentamente, pelo que ainda não tenho muitos peixes . Comecei com os que tinha num aquário anterior, que desmontei... os que acrescentei foram 3 corydoras e os 4 tricopsis, e as mollys que morreram. Relativamente à resolução do problema, acho que o melhor é mesmo esperar umas 2 semanas para ver se algum dos peixes apresenta os mesmos sintomas e só então acrescentar mais alguns; parece uma boa estratégia? Vou ver os sites para tentar perceber o que era. Mais uma vez, muito obrigada, Rita
alvarenga Publicado: Junho 11, 2015 Publicado: Junho 11, 2015 Olá, boa noite, A semana passada comprei 3 molly balão que morreram: a boca fica aberta e branca e ficam no fundo do aquário... fui à loja onde tinha comprado e deram-me mais duas; aconteceu o mesmo... O que me está a preocupar é que hoje já tenho mais duas mollys com os mesmos sintomas... O meu aquário tem 200litros, pH 7,4, amónia, nitritos, nitratos, fosfatos dentro dos parâmetros, 27°C. Tenho 5 mollys, 6 guppys, 4 tricopsis (não deve ser assim que se escreve...), 4 corydoras e um limpa-vidros... Rita O que são valores normais??? num aquário montado dia 10 de Maio, devia estar agora a levar os primeiros habitantes, portanto não estas a ir com calam . De certeza que tens amonia no aquário dai as mollys morrerem, os valores estão altos e nem têm hipoteses de adptação sendo atacados por bacterias. Boa estragtégia é agora fazeres uma boa Tpa 50% e a meio da semana fazeres uma de 30%, depois de teres valores normais (convém teres os testes), poderás pensar daqui a 2 semanas introduzir mais algum peixe. Toma uns comprimidos de CALMEX, montar um aquário tem de ser uma coisa paciente, o tempo de ciclagem é de um mês. Boa Sorte. Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
Amelie17 Publicado: Junho 11, 2015 Autor Publicado: Junho 11, 2015 O que são valores normais??? num aquário montado dia 10 de Maio, devia estar agora a levar os primeiros habitantes, portanto não estas a ir com calam . O aquário já tinha sido ciclado, comecei a introduzir os peixes em 10 maio... ciclou 4 semanas... De certeza que tens amonia no aquário dai as mollys morrerem, os valores estão altos e nem têm hipoteses de adptação sendo atacados por bacterias. Não tenho amónia nem nitritos; faço os testes... Boa estragtégia é agora fazeres uma boa Tpa 50% e a meio da semana fazeres uma de 30%, depois de teres valores normais (convém teres os testes), poderás pensar daqui a 2 semanas introduzir mais algum peixe. Já passaram 2 semanas (até mais...) e até agora não aconteceu mais nada. Fiz as TPA conforme sugeriste e parece que está tudo bem Toma uns comprimidos de CALMEX, montar um aquário tem de ser uma coisa paciente, o tempo de ciclagem é de um mês. Não foi mesmo por tentar apressar... de qq forma, obrigada pela ajuda Rita Boa Sorte.
Recommended Posts