F1982 Publicado Junho 2, 2015 Publicado Junho 2, 2015 (editado) ILHA DOS ABENÇOADOS INTRODUÇÃO Aproveito para partilhar a minha experiência na recente montagem de um novo aquário.Trata-se de o meu segundo aquário, que ocupará um lugar de destaque na sala cá de casa.Tenho encontrado na aquariofilia uma forma inesperada, mas apaixonante, de me divertir. Agradeço, desde já, comentários e sugestões de melhoria. EQUIPAMENTO: Aquário: 60x60x50 cm3 (x8mm): 180 litros (à medida)Móvel: 60x60x60 cm3. Linha METOD do IKEA, cor preto castanho, reforçado para o efeito (DIY). Interior do móvel com estrutura metálica tipo “dexion” e tampo e base reforçado com contraplacado.Filtro: JBL CristalProfi e901 greenlineTermóstato: Jager Eheim 200WCO2: KIT CO2 com botija exterior (ECO.KIT CO2)Substrato: ELOS Bottom Mineral + ELOS Terra BLACK Natural soil SMALL + Areia de sílicaIluminação: 2x Zetlight Lancia ZP4000-590 PlantHardscape: Pedras de basalto, Madeira Red MoorIdeia: Conceito de ilha, aproveitando as duas frentes do aquário (60x60), centrada na vegetação em torno da raiz/tronco central.MONTAGEM:0 dias (2015/05/01): Flora: Microsorum pteropus 'Petit', Microsorum pteropus 'Trident', Hygrophila pinnatifida, Anubias (Species, nana e nana mini), Pogostemon helferi, Alternanthera reineckii , Alternanthera reineckii 'Mini', Hydrocotyle tripartita, Eleocharis parvula, Lilaeopsis Brasiliensis (flora Ecoarium) A ideia: 4 dias (2015/05/01): Fauna: Cardumes: 16 Nannostomus marginatus, 21 Paracheirodon simulans; Casais: Apistograma Erythrura, Ramirezi (fauna Aquoporto) 31 dias (2015/06/01): Comentários e sugestões! Editado Junho 3, 2015 por F1982 2 Citar
F1982 Publicado: Junho 3, 2015 Autor Publicado: Junho 3, 2015 Que musgo sugeririam para revestir alguns dos galhos?A ideia era conseguir ter algo que não tapasse por completo o tronco, mas que se conseguisse agarrar à parte de cima dos galhos.Sobretudo na parte frontal quero dar um toque mais natural aos cortes.Imagino que a futura poda venha a ser essencial para manter o efeito.O Fissidens Fontanus é bom para isso? Ou há melhor? Experiência zero com musgos. Citar
anaiv Publicado: Junho 3, 2015 Publicado: Junho 3, 2015 Viva, Parabéns pela montagem e pela apresentação, gostei particularmente da frame onde defines as plantas. Quanto a musgos não te posso ajudar, apenas posso desaconselhar o mais comum - musgo de Java - tenho um bocado no meu tanque e não voltava a colocar. Cresce rapidamente, até é bonito, mas solta muitos pedaços que acabam por ir parar às outras plantas e ao filtro. Sinceramente também não gosto muito de ver os troncos com musgos, parece-me que o tronco "nú" faz melhor contraste com as plantas. Mas claro, o tanque é teu e o mais importante é que fique a teu gosto. Boa sorte para o teu projecto. Citar preto & verde :: simply red
F1982 Publicado: Junho 4, 2015 Autor Publicado: Junho 4, 2015 Pois... também ainda não me decidi sobre o musgo. Vejo muitos que não gosto do efeito e alguns (poucos) onde fica espetacular. Ainda não percebi se depende da poda ou se depende do musgo! Ando a pensar no assunto...Alguém sugeriria algum tipo de musgo em particular? A ideia seria dar só um toque mais natural a alguns pontos do tronco, nomeadamente às maiores extremidades serradas. Citar
Pedro Carmo Publicado: Junho 5, 2015 Publicado: Junho 5, 2015 Esta muita nice ,parabéns pelo Aquascape. Citar
Tozé Nunes Publicado: Junho 5, 2015 Publicado: Junho 5, 2015 Muito boa montagem. Excelente escolha de fauna, os peixes do Emanuel são fantásticos. Quanto aos musgos, qualquer um deles funciona bem em troncos, o efeito depende depois é do uso que faças da tesoura Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
David EC Costa Publicado: Junho 7, 2015 Publicado: Junho 7, 2015 (editado) Boas Parabéns,tens aí uma excelente montagem. Gosto bastante do layout,está excelente. Quanto aos musgos que pretendes adicionar,eu vou dar a minha "contribuição",penso que o fissidens fontanus ficava aí muito bem,cresce mais lentamente,agarra-se bem aos troncos e é muito bonito. Não metas spiky moss,não se agarra aos troncos,java também não scho muito bonito e cresce muito rápido,tinhas que mexer na tesoura muitas vezes. Também já tive o christmas moss e talvez seja outra opção,se não gostares do fissidens. Agora só tens que ver o qual gostas mais e que efeito pretendes ao certo. Continuação do bom trabalho que estás a fazer. Editado Junho 7, 2015 por David EC Costa Citar Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
alvarenga Publicado: Junho 15, 2015 Publicado: Junho 15, 2015 Boa montagem, bem conseguida. concordo com o DAvid e devias usar fissidens fontanus. TAmbém acho que devias acrescentar algumas pedras pequnas na areia para quebrar a simetria de canteiro e parecer mais natural. Um abraço Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
F1982 Publicado: Junho 21, 2015 Autor Publicado: Junho 21, 2015 (editado) Carísimos,Antes de mais muito vos agradeço os conselhos na escolha dos musgos.Decidi-me pelo fissidens fontanus e comecei ontem os primeiros apontamentos em alguns troncos.Também desde o inicio que não fiquei plenamente satisfeito com o tamanho e com o alinhamento das pedras sobretudo num dos lados.Partilhava por isso a opinião do alvarenga relativamente ao "efeito canteiro".Arranjei entretanto novas pedras e seguem imagens do rearranjo.Ainda se notam difenças na tonalidade das pedras mas são iguais.Penso que melhorou significativamente e melhor ficará quando a vegetação começar a fundir-se com as pedras.Recentemente, foram também introduzidos 6 Otos, 6 Caridinas Japonica e 1 Vittina Semiconica.Será esta a equipa de limpeza.A fauna ficará completa com 12 Corydoras Habrosus (ainda a caminho).Deixo imagens atualizadas, mas uma vez agradecendo eventuais comentários e sugestões que queiram deixar.Abraço.50 dias (2015/06/20): Editado Junho 21, 2015 por F1982 1 Citar
Vera Santos Publicado: Julho 16, 2015 Publicado: Julho 16, 2015 (editado) Apresentação cuidada o que torna um tópico não só atractivo visualmente bem como interessante de se ler, parabéns pelo cuidado, gostei do layout e da escolha de fauna. A opção mais vasta de peixes, e dois pares de ciclídeos anões vai, dificultar a procriação, mas se calhar nem era essa a tua intenção. Importas-te de colocar se possível uma foto dos ramirezis com as barbatanas abertas? Suscitaram-me alguma curiosidade. Também gostava de ver mais fotos do casal de apistos. Como se estão a dar as estrelas do aqua, estão a conviver bem entre si, já têm territórios defenidos? Editado Julho 16, 2015 por Vera Santos Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Miguel Simões Publicado: Julho 16, 2015 Publicado: Julho 16, 2015 Bom dia, Belo projecto aqui está, quem corre por gosto não cansa! Parabéns! Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
F1982 Publicado: Julho 20, 2015 Autor Publicado: Julho 20, 2015 Obrigado, Vera e Lusky.De facto adorava estes ramirezis, tanto pela beleza como pelo comportamento.Nem de propósito, no espaço de dois dias, na semana passada, morreram-me os dois.Sem qualquer sintoma externo. Comeram de manhã (tudo normal) e acabaram por morrer no dia a seguir.Nem deu tempo para tentar qualquer tratamento. Enfim... custa....Não sei o que poderá ter sido ao certo, mas tenho vigiado atentamente os outros peixes e parece estar tudo OK. Até agora foram também as únicas baixas desde que iniciei o aquário.Prometo colocar fotos em breve dos apistos que dia para dia se vão revelando.Tudo em sã convivência! Citar
F1982 Publicado: Julho 21, 2015 Autor Publicado: Julho 21, 2015 Aqui estão as prometidas fotos das estrelas do aquário!Aproximadamente 80 dias (2015/07/20): 1 Citar
F1982 Publicado: Agosto 15, 2015 Autor Publicado: Agosto 15, 2015 Primeira postura neste aquário!Aqui estão os pais a guardar os ovos sobre uma pedra estrategicamente escolhida e limpa...Fantástico observar o empenho! 1 Citar
F1982 Publicado: Agosto 23, 2015 Autor Publicado: Agosto 23, 2015 AndrePeixoto: Esta primeira postura não teve sucesso. Os próprios pais comeram os ovos. Penso que é um comportamento comum nas primeiras posturas da generalidade dos ramirezis e só com o tempo vão aumentando a probablidade de sucesso. Nesta fase prefiro não interferir (retirar um dos progenitores, recolher ovos, etc.) e estou a tentar que a natureza faça o milagre. A ver vamos... Pelo que vi ontem, andam neste momento a preparar nova postura. Vou ver se consigo fazer um vídeo (sem os perturbar)! Citar
AndrePeixoto Publicado: Agosto 23, 2015 Publicado: Agosto 23, 2015 Ainda mantendo o mesmo filtro ? Que tal se porta em filtragem problemas e barulho? Citar
F1982 Publicado: Agosto 25, 2015 Autor Publicado: Agosto 25, 2015 AndrePeixoto: Estou plenamente satisfeito com este filtro. Silencioso, fácil de manter e competente na sua função. Citar
AndrePeixoto Publicado: Agosto 25, 2015 Publicado: Agosto 25, 2015 E zonas com água morta de movimento nota algum sítio ? Citar
Hugo Duarte Publicado: Agosto 27, 2015 Publicado: Agosto 27, 2015 Viva, Usas osmose? Abr Enviado do meu SM-G850F através de Tapatalk Citar
F1982 Publicado: Agosto 28, 2015 Autor Publicado: Agosto 28, 2015 Tem regulador de caudal ? O próprio filtro, segundo o manual de instruções, permite regular o caudal. Existe um redutor na saída que pode ser regulado. No meu caso, tenho tudo aberto no máximo. Viva, Usas osmose? Abr Enviado do meu SM-G850F através de Tapatalk Não. Água proveniente da rede pública, tratada com condicionador Prime da Seachem. Não tem dado problemas e facilita muito as TPA's. Citar
AndrePeixoto Publicado: Agosto 28, 2015 Publicado: Agosto 28, 2015 Qual é a percentagem por litro desse acondicionados ? Citar
Recommended Posts