Pitolas Publicado Junho 2, 2015 Share Publicado Junho 2, 2015 Boa tarde Como já tinha referido no tópico de apresentação, o meu nome è Pedro (AKA Pitolas) e iniciei-me no passado fim de semana, aproveitando um aquário que tinha cá por casa com 30L, comprei 6 orandas. Pelo que li,já reparei que cometi alguns erros no entanto apresento aqui o material que comprei e algumas dúvidas que têm surgido: Aquário: Agua fria, retangular, 50cm de comprimento e 30L Filtro Tetra IN 600 (50L a 100L), espero que seja apropriado Bomba de ar + pedra difusora com 10cm Decoração:03 Plantas artificiais, Gruta, Navio quebrado. Fundo: Areia + Pédra preta Peixes: 6 Orandas (4cm) Dúvidas: - Pelo que tenho lido, devo ter peixes a mais para a dimensão do aquário. Estou a pensar em desligar a bomba de ar por causa do barulho e deixar o filtro sempre ligado com o fluxo de entrada de ar no máximo para oxigenar a água. TPA.. ao final do 1ª dia a água começou a ficar meio esverdeada, penso fazer TPA dia sim, dia não mudando 5litros e anticloro. Fluxo do filtro está no máximo com difusor ligeiramente à tona de água para movimentar a água. Alimento, tenho dado flocos mas poucos (quanto mais comem , mais sujam) Maior erro, foi encher com água da torneira e siga lá para dentro com os 6 peixes, depois é que coloquei o anticloro...sorry. Procuro dicas uteis para minimizar os erros já cometidos e evitar outros que possam ocorrer. Obrigado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Junho 2, 2015 Share Publicado: Junho 2, 2015 Pesquisa pelas necessidades das orandas e rapidamente percebes que esse aqua nao dá nem para uma. São Peixes que crescem muito e se estimados duram muitos anos. Ainda por cima nem fizeste ciclagem. Devias devolver os peixes ja a loja. Se nao o fizeres agora é fazer tpas grandes 50% ou mais diariamente ou bi diárias e medir a amonia que vai explodir ao 10° dia mais ou menos e é mortífera. Deves também adicionar bactérias para ajudar a ciclagem. Gosto das da sera. Por favor lê sobre o ciclo do azoto e as orandas se queres salvar os peixes. E esse filtro também não dá para manter mesmo ciclado a carga de amonia ou os nitritos controlados. Tapaquê?! Citar OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pitolas Publicado: Junho 2, 2015 Autor Share Publicado: Junho 2, 2015 Acabei de mudar os peixes para um recipiente grande com a água que retirei para fazer TPA de 50%, com adição de anti-cloro. O sistema está já todo a funcionar, mas ainda sem os peixes. Aproveitei para alimentar os peixes fora do aquário, assim a poluição é menor, certo? Quando é que posso colocar novamente os peixes? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Junho 2, 2015 Share Publicado: Junho 2, 2015 Boas Lê neste Fórum,sobre o ciclo do azoto,lê com muita atenção,e vais ver onde fizestes borrada. Cump: Álvaro Silva Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pitolas Publicado: Junho 3, 2015 Autor Share Publicado: Junho 3, 2015 Após ler o ciclo de azoto e Para minimizar o estrago vou fazer o seguinte ( Corrijam-me se estiver errado): TPAs diários de 50% da água Comprar bactérias para adicionar na água Retirar os peixes e alimentá-los no exterior, fiz isto a primeira vez num alguidar grande enquanto fazia a Tpa e deixei os peixes fazer a digestão durante umas horas, para ver a quantidade de porcaria que ficava no alguidar. Dar menos alimento do que o habitual Ou ganham resistências e se safam ou então ... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Junho 3, 2015 Share Publicado: Junho 3, 2015 (editado) Podes fazer isso e safar os peixes de morrerem por amonia durante a ciclagem mas eu não os trocaria de água para alimentação. Mantinha no aqua alimentando pouco 1x apenas de dois em dois dias ou menos (eles não morrem de fome em duas ou tres semanas ate o ciclo estar feito) e com as tpas grandes e diárias adicionando bacterias e nos dias da comida fazia a tpa apenas uma hora ou duas após dar de comer. Mas repito se não percebeste bem a gravidade... esses aqua nao dá nem para uma oranda. Vais andar sempre com problemas. Tapaquê?! Editado Junho 3, 2015 por S.S. 1 Citar OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paju Publicado: Junho 3, 2015 Share Publicado: Junho 3, 2015 Boa tarde, se percebi bem vais fazer tpa de 50% da agua diariamente de que aquario? acho que do que tem os peixes e mesmo assim é de mais e nunca do que esta a fazer o ciclo do azoto certo? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pitolas Publicado: Junho 3, 2015 Autor Share Publicado: Junho 3, 2015 Hoje reparei que um dos Orandas passa muito tempo isolado dentro de uma gruta e quando os outros querem entrar, corre com eles. Estará na desova ou doente? Os outros estão mais juntos e este isola-se mais Consegue estar cerca de uma hora ou mais dentro da gruta. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts