Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite, quantas etapas deve ter um filtro externo para aquario comunitario de 300 litros?

comprei um da BOYU que tem UV, termostato, 2 tipos de esponja filtrante ( uma azul e outra branca) e bolas de quartzo. não sei se é o adequado.

Editado por pegasus10
Publicado:

Boas,

Essas bolas de quartzo, duvido que o sejam, de quartzo... Penso que se tratam de cerâmicas...

Para 300 ou para 30 litros a filtragem deve ser praticamente igual no tipo devendo a quantidade ser proporcional à dimensão do aquário e fauna...

O tipo de filtragem será mecânica (esponjas) e biológica e apesar das bactérias colonizarem em varias superfícies, é nas cerâmicas que se alojam com relevo para a filtragem...

Em todo o caso, podias trocar essas bolas por cerâmicas de melhor qualidade, eu uso Sera Siporax mini, em vez das tubulares, são pequenas bolinhas porosas que para o mesmo volume ocupado dentro do filtro, terão uma maior superfície passível de ser colonizada pelas bactérias.

Qual o filtro em concreto e quantos compartimentos tem?

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

O filtro é o BOYU DGN-410, tem 3 etapas, 1ª filtro de esponja, 2ª bolas de quartzo e 3ª bio esponja, este filtro tem ainda lampada de UV e termostato integrado.

tentei colocar foto mas não sei como se faz.

Publicado:

Boas,

Pode ver aqui como colocar fotos

Esse filtro tem muito bom aspecto!

Isso vem com tudo para funcionar, como referi podes mudar algumas das matérias, como as cerâmicas por outras "melhores", mas não é por ai.

O que referes de quartzo deve ser cerâmicas ou outra matéria porosa para colonizar as bactérias, de que cor são?

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Será isso, serve de alojamento para a colónia das bactérias.

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Muito obrigado pela ajuda biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> , este filtro não tem compartimento para carvão, achas que deveria ter? acho que no compartimento das bolas ainda conseguiria colocar o carvão por cima se necessário.

Publicado:

O carvão esta indicado para uso depois de tratamentos para absorver Restos de medicamento.

Em caso de necessidade podes colocar num compartimento qualquer.

Cumprimentos

Pedro Bernardo