WonderingWho Publicado Maio 23, 2015 Publicado Maio 23, 2015 Bom dia, Depois de uns anos parada voltei a este hobbie fantástico quando me ofereceram um aquário. Já procuro informação neste fórum desde as primeiras vezes que experimentei ter um aquário meu... Tenho algumas duvidas sobre o que me aconteceu e o que poderei fazer consoante o que tenho. O meu aquário mede 83x43x30, tem por volta de 100L, montei no dia 10 de Maio com dois filtros com extracção de 400L/H mais o termostato. Deixei a temperatura estabilizar e comecei a colocar comida para iniciar o ciclo do azoto. Não tenho flora natural porque tenho um aquário em construção com outras medidas e este será apenas para me entreter até ter o outro. Agora começam as desgraças... Na semana seguinte, após montar o aquário, a minha cadela arrancou o termostato e comeu-o. A temperatura durante o dia provavelmente desceu. Por acaso tinha outro e coloquei... No fim de semana seguinte a minha cadela decidiu arrancar o filtro e come-lo também, ou seja, só fiquei com um filtro funcional dentro do aquário... O problema é que este não tem qualquer informação sobre a quantidade de litros que extrai por hora... No final deste mês vou comprar um filtro de 500L/h porque tem de ser uma filtracão 5x superior à capacidade do aquário... Ainda não tenho a calha mas também vou tratar disso no final do mês. No dia 13/5 fiz os teste da água daqueles de tirinhas e os resultados foram: NO3 - 20 NO2 - 0,5 Ph - 7,5 Kh - 120 Gh - 120 No dia 16/5 foram: NO3 - 0 NO2 - 0 Ph - 6,5 (esta oscilação do ph foi por causa das conchas q tinha no aquário, quando li sobre o ph e que aumentavam o ph retirei) Kh - 120 Gh - 120 As medições que tirei hoje: NO3 - 40 NO2 - 0,5 Ph: 7 Kh - 80 Gh - 60 Confesso que fiquei um bocadinho confusa com os resultados... Não tive nenhum pico de nitritos como era esperado mas neste momento os nitratos estão altos. A minha dúvida é: Será que posso trazer duas ou três coridoras para me tratarem da limpeza do aquário? No próximo fim de semana ja vou tratar do novo filtro (fim do mês)... Aproveitando o mesmo tópico, a nível de fauna posso inserir no meu aqua: 3 guppies (1 macho e 2 fêmeas) 3 mollies (1 macho e duas fêmeas) 5 coridoras 3 ottos 1 pleco (o próximo aquário terá dimensões razoáveis, pedi para ter 50'cm de largura para poder ter o meu pleco com espaço suficiente para dar a volta) Tirando as coridoras que estou a pensar introduzir hoje, seguindo a vossa opinião, o resto da fauna será introduzida a partir da semana que vem, gradualmente. Desde já agradeço a vossa ajuda. Citar
Bringer Publicado: Maio 23, 2015 Publicado: Maio 23, 2015 E se a tua cadela comer a calha? Assim que tenha tempo, volto para uma resposta mais séria. Mas deixo uma observação: As conchas aumentam o Ph, não baixam. Quanto aos nitratos, não te preocupes muito. Faz umas TPAs de uns 25%. Como vai ser o substrato? Cumprimentos, José Citar
Pparente Publicado: Maio 23, 2015 Publicado: Maio 23, 2015 Boas, eu n percebi se ias meter o pleco nesse aquário de 100 litros ou não , porque os pelcos crescem para um máximo de 40-60 cms logo precisam de aquarios de cerca de 200 e muitos litros Citar
WonderingWho Publicado: Maio 23, 2015 Autor Publicado: Maio 23, 2015 Boas tarde, Sim o ph diminiu por isso é que baixou de 7,5 para 6,5 no ph quando retirei as conchas. Na verdade enquanto pensava no dito cujo apercebi-me de que so faz 12 dias que montei o aqua, ou seja, penso que o pico de nitritos é mais para o final... Acho que é a ansiedade de meter la peixes mas eu cá me aguento. Farei então uma TPA. Quanto ao substrato é areal um pouco grossa... Eu depois coloco uma foto, não coloquei ja porque não quero ser crucificada por não ter plantas verdadeiras mas este aqua é temporário O pleco estava a pensar colocar neste enquanto pequeno. Em Julho ja terei o outro aquario. As medidas serão 1,20x50x45, penso que nesse ja da para colocar o pleco para ele crescer de forma saudavel. Sou apaixonada por plecos... Se tiver que fazer um aqua maior para ter um, faço Citar
David Nunes Publicado: Maio 24, 2015 Publicado: Maio 24, 2015 Viva, Quanto a crucifiação cada pessoa põe o que quer no seu aquario, eu pessoalmente não gosto de coisas artifiçiais mas já vi muitos aquarios com artefactos e ficam engraçados!!! Quanto aos teus valores tens de ter em atenção o teu PH pois os viviapros ( guppys, molys, platys) são peixes que gostam de ph 6,5 - 7 tens de conceguir estabilizar esse parametro permanentemente! O Pleco podes ter pois ele ainda vai demorar muito tempo a atingir grandes proporções! O Ciclo do Azoto demora cerca de 2 semanas mas tens um problema pois se vais inserir um novo filtro vais fazer um reset ao ciclo! Por isso aconcelho-te a meteres os peixes pelo menos 2 semanas depois de introduzires o novo filtro! Outro truque para "despachares" o ciclo mete os 2 filtros ao mesmo tempo assim a colonização do Filtro é mais rapida!!! Citar O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464
WonderingWho Publicado: Maio 24, 2015 Autor Publicado: Maio 24, 2015 Boas, Bigada pela ajuda tenho intenção de manter os dois filtros ao mesmo tempo durante algum tempo para ter a certeza de que o ciclo fica completo com o novo filtro.. Quanto ao Ph ele tem sofrido oscilações enormes... Pode ser que desta vez estabilize. Mas sera ainda cedo para colocar 2 ou 3 coridoras? Citar
Bringer Publicado: Maio 24, 2015 Publicado: Maio 24, 2015 Existindo várias corydoras, tens de ver qual a mais apropriada para os parâmetros do teu aquário. Atenção ao topo de fundo, para que estas não se magoem; até podes criar uma área onde elas e outros peixes de fundo se sintam melhor. Por exemplo, a maior parte do fundo do meu é areão de rio pequeno/médio e tenho uma área em que coloquei um pouco de JBL Manado. Quando te decidires, compra um mînimo de três. Cumps. José Citar
anaiv Publicado: Maio 24, 2015 Publicado: Maio 24, 2015 Viva, se ainda tens oscilações enormes de Ph acho que ainda é cedo para colocares Corydoras ou qualquer outro peixe. A parte mais bonita da aquariofilia é ter paciência para mais tarde desfrutar dos resultados do nosso empenho. Boa sorte para a tua montagem. Citar preto & verde :: simply red
Recommended Posts