Visitante Publicado Novembro 28, 2003 Publicado Novembro 28, 2003 Ontem deparei-me com umas bolinhas brancos coladas no elevador de fundo de um dos meus aquarios. Presuponho que talves seja ovos dos 2 Escalares que tenho, visto os mesmos estarem sempre ao lado dos ovos, mal se afastam, e antes percuriam todo o aquario. Sérá? tenho fotos, so não sei como as colocar no fórum, se alguem me explicar, elas apareceram. Até Ja
Duarte Conceição Publicado: Novembro 28, 2003 Publicado: Novembro 28, 2003 Boas edgarg Para colocares fotos no forum cria em primeiro lugar uma conta em www.megagaleria.com Depois envia para lá os ficheiros (atenção ao tamanho!!!). E cria ou edita o teu post onde deverás colocar as seguintes tags atenção não deixes espaços entre o url e as tags cumps
Valter Silva Publicado: Novembro 28, 2003 Publicado: Novembro 28, 2003 Viva! Possivelmente sao ovos de Escalares, mas se estao brancos ja' nao nascerão ! Tenta verificar se sao 2 femeas. Abraco Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Visitante Publicado: Novembro 28, 2003 Publicado: Novembro 28, 2003 ai vão as fotos (obrigada pela ajuda)
Madiques Publicado: Novembro 28, 2003 Publicado: Novembro 28, 2003 A boa noticia é que realmente são ovos, a má noticia é que pelo facto de estarem brancos, significa que não foram fertilizados por um macho, provavelmente porque só tens femeas e por isso não irão eclodir (o normal seria serem transparentes). Aconselho-te a adquirires mais escalares com o mesmo tamanho que tem as femeas de forma a poderem finalizar convenientemente futuras posturas. Espero ter ajudado. In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.
Visitante Publicado: Novembro 28, 2003 Publicado: Novembro 28, 2003 Boa......................... E se eu for comprar um macho a pressa, resulta, não pois não. E como é que se ve a diferença, eu não consigo ver, talves por ser todos femeas.
Madiques Publicado: Novembro 28, 2003 Publicado: Novembro 28, 2003 Só se consegue ver a diferença na altura da desova, a femea fica com o abdomen mais dilatado e pode-se tambem notar uma espécie de tubo saindo do ventre. Esses ovos já estão condenados, ao adquirires um macho ele só será útil para futuras desovas, sendo que é impossivel teres a certeza que adquiriste um macho ... só com uma futura desova é que se comprovará se acertaste . In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.
Visitante Publicado: Novembro 28, 2003 Publicado: Novembro 28, 2003 Podes minimizar o risco de comprar outra femea se quando fores comprar o macho e eles tiverem sido alimentados à pouco tempo (ou entao pedes para lhe darem de comer) e normalmente as femeas ficam com a barriga inchada enquanto que os machos não. boa sorte
Visitante Publicado: Novembro 29, 2003 Publicado: Novembro 29, 2003 Não sei se são boas noticias, ou não. Alguns dos ovos, estão transparentes. Podera então existir a possivilidade de os mesmos eclodirem!? E se eclodirem, quantos dias demora ate existir a desova. Até Ja
MotarSolitario Publicado: Novembro 29, 2003 Publicado: Novembro 29, 2003 dois a tres dias cuidado com os catanhos
Visitante Publicado: Novembro 29, 2003 Publicado: Novembro 29, 2003 afinal havia alevins!!!!!!!!!!!! e ainda Existem! reparei que durante a tarde os escalares comiam os ovos, e como uns eram brancos e outros transparentes, resolvi impedir o mesmo, virando o tudo contra o vidro. e nas observaçoes que ia fazendo, para determinar se continuavam a comer os ovos, reparei que existia uma agitação em cima de uma folha. mais de 30 alevins. Cortei a folha e coloqueia dentro de uma maternidade. Perguntas!!!!!!!!!! Alimentação?????? Cuidados???????? Etc, Etc
Valter Silva Publicado: Novembro 29, 2003 Publicado: Novembro 29, 2003 Oi !! Quando eles começarem a nadar livremente, da'-lhe artemia recem eclodida, 3 vezes por dia. So' assim tera's sucesso !! Nota-se na foto os ovos que eclodiram (na parte de cima do tubo). deves fazer mudas de agua diarias (de preferencia). Para mim, o escalar que aparece na foto em primeiro plano (o mais escuro) e' a femea! Abraco e boa sorte Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Visitante Publicado: Dezembro 2, 2003 Publicado: Dezembro 2, 2003 Oi Os alevins, não parecem la muito bem! Ja passaram 3 dias e nadar nada sairam de cima da folha, e agora andam no chão, mexem-se, mas nadar nada, alguns até estão sempre parados. O que fazer, quantos dias demora até nadarem, so os posso alimentar depois de nadarem. A onde vivo não encontrei os ovos de artemia, qual é o melhor sitio de compra via net.
Valter Silva Publicado: Dezembro 2, 2003 Publicado: Dezembro 2, 2003 Oi! Desde o dia da postura ate' nadarem livremente demora 1 semana (+/- 1 dia, consoante temperatura, agua, etc).... Essa fase que descreves e' perfeitamente normal.... eles estao vivos e so' a cauda esta' de fora do ovo. Ja' lhe notas os olhos?? ou ainda nao? Para comprares os ovos pela net, nao irao chegar a tempo, portanto tenta comprar numa loja, ou algum amigo que te forneça um pouco ate comprares! Donde e's ?? Abraco Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Visitante Publicado: Dezembro 2, 2003 Publicado: Dezembro 2, 2003 Oi Sim ja têm olhos Tirei fotos, mas não da para ver nada. Mas ja têm olhos, e uma cauda bastante comprida. Coloquei uma pedra difusora, tenho mudado a agua. temperatura 26º Em relação aos ovos, sou da Figueira da Foz, e não conheço ninguem que os tenha. Obrigada FishMan
Valter Silva Publicado: Dezembro 2, 2003 Publicado: Dezembro 2, 2003 Oi! Pela data do teu post, parece que a postura foi na quarta feira passada. Ora, devem comecar a nadar livremente amanha ou quinta, pois a temperatura e' um pouco baixa. E' normal nesta altura andarem sempre pelo chao e juntarem-se todos.... Mantem a agua limpa e aspira bem o fundo para os livrares de bacterias. PREPARA HOJE A ARTEMIA !!!!! pois demora algum tempo a eclodir. Se fores a Coimbra aos aquarios Shallon encontras artemia de EXCELENTE qualidade (frasquinhos amarelos), mas um pouco cara (7,5Euros).... Se quiseres andar mais um pouco ate' 'a Curia, tenho o maior prazer de te oferecer um pouco de artemia. Abraco Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Visitante Publicado: Dezembro 2, 2003 Publicado: Dezembro 2, 2003 Boas :D Os meus escalares comem os ovos. Já tentei tirar a folha, por pedras espalmadas, por um tudo de pvc mas eles lá porem os ovos vão pondo mas comem –nos. Não sei que fazer. Tenho um outro aquário de 25 L/30 A/52 C mas é muito pequeno para por os pais. Será que alguém me dá uma ideia? :D Abraços Neves
Valter Silva Publicado: Dezembro 2, 2003 Publicado: Dezembro 2, 2003 Nao percebi... O aquario e' de 50cm de comprimento?? Se sim, serve... faz assim: Deixa-os num comunitario, no dia da postura muda-os para o aquario de 50cm.... e depois volta a po-los no comunitario. Abraco Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Madiques Publicado: Dezembro 2, 2003 Publicado: Dezembro 2, 2003 Enquanto eles não nadam, deves alimentá-los da seguinte forma: Colocas uma pequena casca de banana num pequeno copo e juntas àgua; esperas um dia e pôes a àgua junto aos alevins. A decomposição da casca fornece à agua elementos que forneçem nutrientes para os alevins ... Espero ter ajudado In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.
Visitante Publicado: Dezembro 2, 2003 Publicado: Dezembro 2, 2003 Aquarios Shallon, não conheço podes dar uma ajuda. Mas mesmo assim não sei se posso la passar, tenho aulas a noite, e vou passar o resto do dia a trabalhar. Amanha pior. Obrigada pela ajuda e o emprestimo, e se não encontrar em coimbra depois digo qq coisa.
Valter Silva Publicado: Dezembro 2, 2003 Publicado: Dezembro 2, 2003 Aquarios Shallon.... hummmm.... nao sei o nome da rua tb existem em Santa Clara... Esta' aberto ate' 'as 20h. quem desce da praca da republica para a baixa (pela rua da PSP) cortas 'a direita nos ultimos semaforos antes da PSP (ficam ao pe' do mercado)... começas a subir e iras encontrar 'a direita! Abraco Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Regal Publicado: Dezembro 3, 2003 Publicado: Dezembro 3, 2003 Amigo, já tive várias vezes escalares e de algumas vezes consegui chegar ao ponto em que estás. Tive alguns problemas, pois não estava à espera (se calhar também não estavas). Mas há certas coisas que reparei nessas experiência, por exemplo a diferença entre macho e fêmea: após a postura o macho nada sempre com uma postura autoritária enquanto que a fêmea parece mais submissa com os espinhos dorsais e anais recolhidos, além disso a parte superior da cabeça do macho em fase adulta parece que tem uma espécie de "bossa" enquanto que a fêmea parece ter essa mesma zona quase direita. Pela foto parece-me que o macho é o fantasma e a fêmea é o mármore. Conselhos: remove todos os outros peixes do aquário (se tiveres) pois os pais não comem os alevins, simplesmente, tentam protegê-los, metendo-os na boca e largam-nos contra o local da desova. Para a próxima retira as pedras do fundo do aquário, pois perde-se muitos alevins que se enfiam nelas e já não conseguem sair. Uma boa criação pode tirar de uma vez 500 alevins. Podes também dar infusórios quando eles tiverem cerca de 3 a 4 dias, mas depois vais ter que dar artémia recém eclodida. Nas experiências que tive os pais nunca comeram os alevins, aliás sempre achei que eram extramamente atenciosos e protectores. Confirma-me, se puderes, as características que apresentei em relação ao macho e fêmea, sempre podemos ajudar outros aquarofilistas. Espero ter ajudado. Boa sorte, que bem precisas!
anibal-mota Publicado: Dezembro 3, 2003 Publicado: Dezembro 3, 2003 Olá Edgarg!! Aquarios Shallon- Rua de Saragoça, 77C nº tel-239823730 Bom, já deverias ter treinado a fazer artemia, pois este passo è importante, em virtude da alimentação com a artemia ser bastante importante para a sobrevivencia dos peixes Alias, se os alevins não comerem artemia 2 dias depois de começarem a nadar probavelmente estarão condenados :D De qualquer forma, se os alevins não escaparem não desistas pois 7a 10 dias depois voltam a ter posturas. Se o aquario tiver mais peixes alem dos pais, terás de comprar outro aquario para colocares os alevins. Boa sorte Anibal Mota
Visitante Publicado: Dezembro 3, 2003 Publicado: Dezembro 3, 2003 "após a postura o macho nada sempre com uma postura autoritária enquanto que a fêmea parece mais submissa com os espinhos dorsais e anais recolhidos" Sim o fastasma andou sempre com os espinhos dorsais e anais recolhidos. Nas experiências que tive os pais nunca comeram os alevins, aliás sempre achei que eram extramamente atenciosos e protectores.Em relação a isso coloquei os alenis dentro de uma maternidade.com esperança de mudar tudo para o novo aquario que esta a ser preparado a duas semanas, estava quase pronto para receber novos habitantes. ficando assim com 2 aquas. Como podem ver a minha desgraça de ontem a noite. Bom, já deverias ter treinado a fazer artemia, pois este passo è importante, em virtude da alimentação com a artemia ser bastante importante para a sobrevivencia dos peixes Alias, se os alevins não comerem artemia 2 dias depois de começarem a nadar probavelmente estarão condenados Comecei a trenar ontem a fazer a artemia, espero que quando chegar a casa hoje ja existam resultados.Vai ser bonito!!!! De qualquer forma, se os alevins não escaparem não desistas pois 7a 10 dias depois voltam a ter posturas. Será, tenho mesmo que comprar um aqua a pressa!!!![/img]
Visitante Publicado: Dezembro 3, 2003 Publicado: Dezembro 3, 2003 Ola edgrag.. Nao me digas que o aquario estava cheio de agua?! Foi tudo para o chao?! Nao acredito!!!!! Explica-me uma coisa... que fio branco é aquele que está no meio do areao? Para que serve? Conta.. o que se passou? O vidro descolou-se? Já agora... és de onde? Evolute
Recommended Posts