Recommended Posts

Publicado
Olá a todos!

Iniciei-me há pouco no "mundo dos aquários" e necessitava da vossa ajuda para identificar a vida que existe nas minhas rochas vivas.

De seguida vou criar um outro tópico para vos apresentar o meu aquário!

Seguem algumas imagens das rochas vivas (legenda por baixo de cada uma)

FVxHUi.jpg

Alguém sabe como se chama isto? Abrem com a luz e fecham no escuro.

ZvS89r.jpgDentro do círculo verde.

wkPfhV.jpgO circulo superior parece ser uma estrela do mar. Confirma-se?

Também pedia ajuda para estas pequenas "flores", estão por todo o lado e cada vez aparecem mais. De que se trata?

yX3lzu.jpg

Alguém sabe de que se trata? Serão as temidas Aiptasias?

Agradeço desde já a vossa ajuda!!!

Publicado: (editado)

Então lá vai aquilo que me parece:

Foto 1 - Actinodiscus

Foto 2 - Palyptoas

Foto 3 (estrela do mar) - Asterina (praga meio benigna)

Foto 3 (não se vê bem) - talvez clavulárias (praga meio benigna e com tendência para desaparecer a longo prazo), ou se igual a foto 4 - Aiptasias (provavelmente majanos)

Se as aiptasias forem muitas, o melhor que tens a fazer é matar a rocha fora de água (não as tentes matar as aiptásias dentro de água pois só vais espalhá-las e aumentar o seu número.

Editado por csi
Publicado:

Olá CSI!

Obrigada pela resposta! Assim já poderei pesquisar melhor sobre cada um deles. O 2º da foto 3 não são aiptásias, estive a pesquisar e parece as clavulárias que indicas (felizmente!).

Relativamente à Aiptasia só tenho mesmo aquela e é pequena. Preferia matá-la com algum predador, mas ainda tenho o aqua em ciclo, não posso pôr nada... Se crescer muito ou se reproduzir terei que considerar a tal solução de injeção.

Obrigada pela ajuda, foi preciosa!

Publicado: (editado)

Olá não deixes passar muito tempo senão vão espalhar-se e depois vai ser dificil controlá-las.

Se é só uma faz assim:

Muda a rocha de posição de maneira que a aiptasia fique com pouca luz;

Se a aiptasia for uma majano e parece-me que sim, vai tentar mudar de posição e começar a perder a força com que está agarrada à rocha e tu ao fim de dois dias vais conseguir espetá-la com um palito, ou um clipse e retirá-la inteira e sem se espalhar pelo aquário.

Espero ter ajudado.

Editado por csi
Publicado:

Afinal não tenho uma, mas duas... outra estava escondida no outro lado da rocha, mas são muito pequenas, devem ter um pouco mais de meio centímetro... Elas crescem muito rápido? O que é exatamente "muito tempo"? Isto porque tenho dois eremitas que adoram aquela rocha, tenho 3 rochas, mas eles não saem daquela e preferia não movimentar as rochas, mas se for mesmo necessário... será!

Mas essa técnica não conhecia e agradeço a partilha! Já tinha lido sobre a seringa com água quente ou vinagre, mas esse truque de apenas as privar de luz não conhecia. Presumo que em breve irei testar :)

Muito obrigada!

Publicado:

Se pensares muito, vais em breve ter o aquário cheio delas.

Essa técnica funciona para majanos.