Recommended Posts

Publicado

Boas,

Será que me sabiam dizer qual é a melhor forma de manter apistogrammas trifasciatas num aquário comunitário de 80l? Será melhor ter apenas um macho ou um macho e várias fêmeas?

Revival

Publicado:

Então posso ter um à vontade? É preferível ter apenas o macho ou o macho e duas ou mais fêmeas?

 

Para além de trifasciata, vão estar 4 corydoras albinas, cerca de 5 tetra néon e 3 mollys pretas. Sei que as mollys não são adequadas para uma primeira tentativa de me aproximar de um biótopo, mas já as tenho num outro aquário que não posso manter montado...

Revival

Publicado:

Eu acho que se as condições da água, alimentação e ambiente forem boas, vais ter desovas. Ora isso pode virar o aquário do avesso.

 

Quanto à mollys pretas, eu oferecia-as a alguém que dê garantias de lhes poder dar as melhores condições. A diferença de parâmetros ótimos da água face aos outros peixes é de tal maneira grande que me parece muito difícil mantê-las saudáveis.

Publicado: (editado)

Virar o aquário do avesso, como? Sobrepopulação / disputas territoriais?

 

Sim, acho que vou fazer isso. Mas de qualquer forma, é possível mantê-los todos juntos num pH de 7... segundo li em alguns sites.

Li relatos de alguém que chegou a ter e reproduzir trifasciatas num pH de 8. Não digo que será ideal, mas os peixes adaptam-se.

Editado por HugoHeisenberg

Revival

Publicado:

Quando falo em "virar o aquário do avesso" é por causa da agressividade natural dos ciclídeos face a peixes menos apetrechados para lidar com ela.

 

Os trifasciata vivem numa bacia hidrográfica que chega em alguns locais a ter águas moderadamente alcalinas pelo que será dos Apistogramma menos sensível a este facto. Eu reproduzi-os a 6,8 (teste colorimétrico) que pouco ou nada difere de 7.0.

Publicado:

As mollys provavelmente sairão assim que possível, mas penso que vou manter as corydoras...

Ah, sim. Mas pelo que li, os trifasciata até são peixes pacíficos, mantendo sempre em mente que são ciclídeos, obviamente. Mas pensa que com bons esconderijos e bastantes plantas o assunto resolve-se.

Sim, portanto, são tolerantes a alterações de pH...

Revival

Publicado:

Diria que não é a alterações de pH mas sim a valores mais altos do que a maioria dos apistos.

 

Alterações no sentido da subida de pH e condutividade/dureza devem ser muito graduais. Em sentido oposto pode-se ser mais rápido.

 

Este facto aparentemente estranho resulta dos peixes de pequenos ribeiros estarem adaptados a processos de diluição ultra-rápidos originados por chuvadas intensas.

Publicado:

Sim, era isso que queria dizer.

 

Claro, o choque pode matar os peixes.

 

Obrigado pela ajuda, mas continuo com a dúvida... se for para a frente com isto devo ter apenas o macho ou o macho e algumas fêmeas? Também tinha pensado em ramirezis, mas talvez sejam demasiado exigentes para uma primeira experiência com ciclídeos...

Revival

Publicado: (editado)

Eu dei-me mais ou menos bem com um macho e 2 fêmeas. No entanto como começaram num 70 litros, a fêmea mais forte perseguia a mais fraca e por pouco não morreu. E o aquário estava repleto de plantas.

 

Passei os 3 para um 300 litros e acabou a agressividade e ambas desovavam abundantemente.

 

Ou seja:

 

Se o aquário tem menos de150 litros, era capaz de me ficar pelo casal. Com mais volume já iria para um trio.

Editado por Nuno Prazeres
Publicado:

Então, é isso que farei. Vou ficar-me pelo casal.

 

Que valores de gH/kH são mais indicados? Não consigo chegar a um consenso...

Revival