Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

gostaria de saber se alguém mais entendido que eu na matéria me poderia ajudar.

Desde já deixo uma parte do setup do aquario, que poderão a ser necessários para responder às minhas questões. Se precisarem de mais alguma informação, digam sff.

* 360L brutos
*Substrato: JBL Manado

*Flora: Cabombas, anubias, echinodorus (nao me lembro da especie), hygrophila corymboa, rotala rotundifolia, musgo e acho que é tudo..

*CO2

*pH - 7

Então, o que se passa é o seguinte.

Comprei dois LEDs

LED.jpg

eu tinha pouca luz no aquário 2x30W lâmpadas T5, e resolvi trocar a pensar também na saúde das plantas. Mas eu acho que as plantas estão a reagir mal a esta mudança, pois parecem crescer mais, mas sem cor..

A minha questão era se deveria complementar com outro espectro, cor ou tipo de luz?

Não queria entrar no campo da fertilização que ainda tenho que estudar a matéria..

Desde já obrigado!

Publicado:

Viva.

Qual é a temperatura da cor dos leds que compras-te? São os cool white ou os warm white?

Publicado:

Viva.

Qual é a temperatura da cor dos leds que compras-te? São os cool white ou os warm white?

Boas

meti a imagem dos leds que comprei e diz lá

obg

Publicado:

Sim eu reparei nisso. Mas na parte da temperatura da cor tem dois parametros: Cool White e Warm white. Os leds que compras-te ou têm uma ou outra temperatura.

Eu perguntei isto, porque por norma em aquários de água doce opta-se por escolher os Cool white, pois andam à volta dos 6000K.

Já agora, usas algum tipo de fertilização liquida? Ajuda sempre no desenvolvimento das plantas, mas nem sempre é necessária.

Publicado:

boa noite,

peço desculpa nao tinha percebido a informação que procuravam. A temperatura destes LED sao Cool White, e não uso qualquer tipo de fertilização liquida.

obg

Publicado:

A questão é simples, tens Co2, aumentaste a iluminação e não estás a fornecer o "alimento" que falta, que é a fertilização, ou seja do trio de factores necessário ao desenvolvimento das plantas, só estás fornecer 2 equilibradamente(aparentemente co2 e luz), quando tinhas menos luz o alimento(macros e micros) disponíveis no aquário eram suficientes para o metabolismo que as plantas atingiam com a luz e co2 que fornecias, agora ao aumentares a luz, estás a permitir ás plantas uma metabolismo maior, mais rápido, pelo que o alimento disponível não é suficiente, e assim sendo as plantas estão a crescer com carências, a solução é aumentares o alimento disponível através da fertilização liquida.Começa devagar com pouco e com a evolução das plantas vês o que necessitas de adicionar.

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Publicado:

Envia-me o teu núm. de telemóvel que eu envio-te uma imagem onde são explicadas as diversas carências de acordo com o aspecto das folhas.

No entanto há que ter em atenção que há sintomas semelhantes para carências diferentes e que por vezes uma planta não consegue assimilar um determinado elemento devido à falta de outro. Tal como nós necessitamos de luz solar para processar a vitamina D.

Cumprimentos,

José

Publicado:

Boa noite,

a minha única questão neste caso é não saber que tipo de fertilização e quantidades, mas vou esperar que se habituem à luz e logo vejo se é necessário.

Já sei que se começar a fertilizar, vai haver um "boom" de algas, e não estou para isso! Ainda cá andam umas filamentosas, que vieram cá parar, sabe-se lá como.

Mas muito obrigado pela a ajuda. Se eu tiver mais alguma questão coloco.

Obrigado,

cumprimentos a todos.

Publicado: (editado)

Boa noite,

a minha única questão neste caso é não saber que tipo de fertilização e quantidades, mas vou esperar que se habituem à luz e logo vejo se é necessário.

Já sei que se começar a fertilizar, vai haver um "boom" de algas, e não estou para isso! Ainda cá andam umas filamentosas, que vieram cá parar, sabe-se lá como.

Mas muito obrigado pela a ajuda. Se eu tiver mais alguma questão coloco.

Obrigado,

cumprimentos a todos.

Boas, enganas-te...

o boom de algas acontece qd ha desequilibrios, neste caso tens um, falta-te a fertilização.

Alem disso as plantas q tens, se nao fertilizares, vão acabar por definhar, alem de nao fertilizares, o Manado nao tem nutrientes, embora os peixes e a materia em decomposição produzam algum "alimento", nomeadamente nitratos e fosforo, acaba sempre por ser pouco, acabando por faltar os micro nutrientes necessarios...

Conselho: lê mais sobre as carencias das plantas, ha imensa informação na net, e começa a fertilizar, mas faz como TAZ diz, começa pouco a pouco, e vai vendo as melhorias.

Outra nota, se nao tiveres niveis sufucientes de nitratos no aquario, outra coisa q te pode aparecer, e este é bem pior q boom de algas, são cianobactérias, essas sim q dão dor de cabeças enormes, e so te livras delas com antibiótico...

Editado por vic_nunes
Publicado:

Boas, enganas-te...

o boom de algas acontece qd ha desequilibrios, neste caso tens um, falta-te a fertilização.

Alem disso as plantas q tens, se nao fertilizares, vão acabar por definhar, alem de nao fertilizares, o Manado nao tem nutrientes, embora os peixes e a materia em decomposição produzam algum "alimento", nomeadamente nitratos e fosforo, acaba sempre por ser pouco, acabando por faltar os micro nutrientes necessarios...

Conselho: lê mais sobre as carencias das plantas, ha imensa informação na net, e começa a fertilizar, mas faz como TAZ diz, começa pouco a pouco, e vai vendo as melhorias.

Outra nota, se nao tiveres niveis sufucientes de nitratos no aquario, outra coisa q te pode aparecer, e este é bem pior q boom de algas, são cianobactérias, essas sim q dão dor de cabeças enormes, e so te livras delas com antibiótico...

Muito obrigado pela a ajuda, vou averiguar qual o fertilizante mais indicado para mim, e depois dou noticias

obrigado a todos pela a ajuda