Pedro Ruben Publicado Maio 21, 2005 Publicado Maio 21, 2005 olá a todos. preciso de ajuda.. tenho a temperatura a 26,5 graus e o senhor da loja onde comprei o aquário disse-me para baixar para pelo menos 25 para as plantas crescerem mais rápido baixei o termostáto para 25 mas a temperatura não baixa! tenho o termometro estragado ou serão as lampadas que estão a aquecer muito? o termostato funciona.. o que me aconselham a faxer? Pela primeira vez fiz o meu setup: -Data de montagem: 20 Abril de 2005 -Dimensões do aquário – 60x30x40 -Volume: 54L -Temperatura: 26,5º -pH: 7.5/8.0 -Substrato – Aqualit com oligoelementos -Filtração – Filtro interno com cerâmica, lã de vidro e esponja com bomba submersa 300l/h -Aquecimento - Hidromatic 2 75watts -Iluminação – Calha original -- T8 1x 15w Original Arcadia Tropical + Calha Diy -- compactas de 24w e 30w brancas-?k (12 horas diarias) = 69watts -Sistema CO2 – DIY (Garrafão de 5L) -Manutenção: TPA's semanais de 15L; Fertilização de 15 em 15 dias com 3 comprimidos de sera flore plus -Plantas – Microsorum pteropus, Heteranthera zosterifolia, Vallisneria americana e vallisneria (minitwister) -Peixes – 8Guppys, (4machos e 4fêmeas) Como é a primeira vez digam-me se está tudo bem no setup e por favor se puderem esclareçam as minhas dúvidas.. obg Já tinha posto este tópico aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=22033 mas ninguem me responde.. :D axo que é pelo tópico já estar grande Citar
Just_me Publicado: Maio 21, 2005 Publicado: Maio 21, 2005 26.5 noa faz mal nenhum ás plantas... nao tens de te preocupar por agora. Esse aquecimento todo é mesmo devido ás lampadas...se o aquario for fechado experimentar deixar a "porta" semi-aberta e vasi ver que melhora. Eu tenho 27-28 graus e as plantas crescem bastante bem. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Pedro Ruben Publicado: Maio 21, 2005 Autor Publicado: Maio 21, 2005 Ok então eu n me vou preocupar com isso.. mas assim não percebo qual a razão das minhas plantas não crescerem quase nada! injecto co2; fertilizo; tenho 69watts de luz; o substrato tem oligoelementos.. o aqua já tem 1 mes e tal e as plantas pouco crescem ou nada.. a unica que cresce um bocado e a hetherantera zoosterofilia.. alguem sabe o que será?poderá haver alguma coisa mal que eu n sei? nivel de nitratos tá bom testei ontem.. nitritos 0 logo amónia também deve ser 0.. tenho as mesmas coisas que aqueles aquas verdinhos n tenho? ou falta alguma coisa? obg just_me pela resposta Citar
Just_me Publicado: Maio 22, 2005 Publicado: Maio 22, 2005 Se calhar é mesmo é temperatura a menos quanto mais alta a temperatura mais rapido é o metabolismo. Ja li artigos sobre uma maior absorçao de CO2 pelas plantas com o aumento da temperatura. E como o carbono é a base para o crescimento das plantas...é sinal que estão a produzir mais e portanto, provavelmente a crescer mais. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
FAAO Publicado: Maio 23, 2005 Publicado: Maio 23, 2005 Boas, Em relação ao crescimento das plantas e respectiva iluminação, muitas das vezes não interessa a quantidade de luz projectada mas sim a qualidade. Existem vários espectros de luz e intensidade das lâmpadas. Quando fiz o DIY das minhas power compact de 2x18w reparei que existem vários tipos de intensidade que variam entre 2000k até aos 6000k isto nas lâmpadas que usualmente se consegue arranjar num hiper ou numa casa de electricidade. Neste momento noto que as minhas plantas não crescem tanto em altura mas sim em largura, ficam mais volumosas e diminui a velocidade de crescimento em altura. Possuo no nano de 26L 2x18w com 4000k (não consegui arranjar de 6000k... muito menos de 7100k) e até ao momento obtive bons resultados. Não necessito de andar sempre a podar as plantas ganhando assim um maior volume no plantado. Posso-te dizer que no meu plantado de 240L tenho uma combinação de espectros e a Mayaca fluviatilis não se desenvolve nem apresenta este aspecto Nano 26L . Brevemente irei experimentar também no nano a Rotala wallichii para ver o seu comportamento, visto que neste momento tenho o mesmo problema que a Mayaca. Espero ter ajudado. Filipe Oliveira Citar Filipe Oliveira
Pedro Ruben Publicado: Maio 23, 2005 Autor Publicado: Maio 23, 2005 Acho que já sei qual o problema das minhas lampadas.. é que são de rosca grossa (e27) não espalham tão bem a luz como as tuas que são power compact.. será isso? podias-me dixer a marca das tuas lampadas? obg Citar
FAAO Publicado: Maio 23, 2005 Publicado: Maio 23, 2005 Boas, Preparei algumas fotos do meu DIY para perceberes melhor o que tenho neste momento. Se conseguires arranjar com a referência 860/2p melhor, são de 6000k. Muito aproximado das 7100k. Fiz alguns buracos na tampa da caixa de exterior de maneira que o calor possa sair. Ligação dos balastros... cada um corresponde a 18w e está ligado a cada uma das lâmpadas. Outra perspectiva da caixa. Usei aglomerado normal, a caixa não está em contacto com o aquário. Coloquei um vidro sobre a superficie do aquário de modo a evitar humidades e evaporação da água. Para refletir melhor a intensidade da luz usei uma folha laminada de aluminio presa com 4 parafusos. Junto a cada casquilho G24d-2 usei fichas macho/fêmea para desligar e retirar a caixa com a iluminação sempre que necessário. Espero que este esquema te ajude a compreender o meu projecto DIY de Iluminação. Abraço, Filipe Oliveira Citar Filipe Oliveira
Oinq Publicado: Maio 23, 2005 Publicado: Maio 23, 2005 Tenho a ficha do meu aquecedor desligada da tomada e a temperatura não baixa dos 25,9 de manha, agora está em 26,8... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Nuno Prazeres Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Só uma breve nota para dizer que as plantas e os peixes de pequenos cursos de água não só toleram como ganham se houver variações diárias de temperatura entre o dia e a noite. Na natureza estas alterações de condições ocorrem não só ao longo do dia como do ano como mesmo com a profundidade. A natureza faz convergir as suas soluções metabólicas para um nível que representa a melhor eficiência. Uma planta aquática está por isso "optimizada" para tirar partido deste e de outros factores semelhantes. Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Oinq Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Por isso é que muitas especies não são facilmente reproduzidas em cativeiro, é necessário desencadear uma reacção com temperaturas, durezas, luminusidade e outros factores da, e na agua... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Recommended Posts