canana Publicado Maio 1, 2015 Publicado Maio 1, 2015 Olá pessoal, tive o aquario parado uns quantos meses e agora decidi voltar a montá-lo, mas N está a correr nada bem, a água em cima está a criar uma espécie de gordura e está a criar bastantes algas no vidro e uns fios nas rochas Aquario de 80L Filtro Jebo 810 900L/H Materiais filtrantes são novos Iluminação 2x T5 39w 10000k Temperatura da água 28 Pedras xisto Rosa Substrato nutrasoil Tenho metido um anti algas mas N tem resolvido nada, já fiz umas trocas de água e continua... Agradecia alguma informação e ajuda. obrigado Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
Alvaro Silva Publicado: Maio 1, 2015 Publicado: Maio 1, 2015 Boas Canana Se estas a fazer o ciclo do azoto,e normal essas algas,acho que se tudo correr bem,que essas algas se vão,agora não percebo porque tens o aquário a 28 graus,26 já chega,deixa o ciclo chegar ao fim,não ponhas quimicos para as algas,deixa isso correr,feito o ciclo,então fazes uma troca de água uns 20 ou 30%,ai para a treceira semana se tudo estiver bom,então podes começar a colocares peixes, mas poucos de cada vez,e com intervalos de dias,sobre a água ter uma espesse de gordura tens que subir a flauta para que faça mexer a água no topo da água,quero eu dizer,falta de movimento da água. Cump: Álvaro Silva Citar
Bringer Publicado: Maio 1, 2015 Publicado: Maio 1, 2015 Olá, Não sou muito experiente nisto, mas acho que 10000k não é o melhor e a temperatura da água devia de ter menos uns 2 ou 3 graus. A não ser que vás ter flora e fauna para essa temperatura. Quantas horas tens a luz acesa? Já pensaste adicionar CO2 e Florish Excel? Achas o xisto apropriado? A gordura nos aquários de água doce, que eu saiba costuma ser devido ao excesso de comida. Não sei que outras causas poderão existir. Cumps. José Citar
canana Publicado: Maio 1, 2015 Autor Publicado: Maio 1, 2015 Tenho a luz ligada das 12 às 18h, o aquario encontrasse num local onde N apanha directamente luz do dia. Os 10000k é muito, pouco? Também N sei qual o mais adequado... Quanto ao CO2 tenho andado a ver mas os redutores ainda são caros e N me tenho preocupado mt porque o tipo de plantas que quero e tenho não precisam de grande CO2. Tenho bomba de ar para oxigenar a água mas N ta colocado... Será que devo? Citar
Sands Publicado: Maio 1, 2015 Publicado: Maio 1, 2015 Visto ser uma montagem nova, é normal que tenhas algumas algas no inicio da montagem. Eu por exemplo ao inicio de uma montagem ganho sempre algas nos vidros. Vai fazendo umas TPA's de 3 em 3 dias de 10%, só o suficiente para tirar algumas algas e estabilizar o aquario. Lampadas de 10000 kelvins servem perfeitamente. Num plantado quer-se valores entre os 4000 e os 10000k. Se possivel ter lampadas que em conjunto ocupem todo esse espectro. A bomba de ar, neste momento não é util para nada mas se a gordura incomoda podes sempre colocar a trabalhar para movimentar a superficie da agua. Cumps Carlos Alves Citar Sands
Bringer Publicado: Maio 1, 2015 Publicado: Maio 1, 2015 Por omissão, os graus kelvin mais generalistas situam-se em volta dos 6500K É aproximadamente a temperatura da luz natural difusa ao meio-dia, salvo erro. Citar
canana Publicado: Maio 14, 2015 Autor Publicado: Maio 14, 2015 Boas as algas estão ligeiramente melhor mas as no tapete continua sempre aquelas algas, e quanto as plantas paracem estar meio a morrer, às anubias não estão com o talo enterrado, estão amarradas a troncos ou pedras... Alguém me pode dar uma ajuda sff Obrigado Citar
Bringer Publicado: Maio 14, 2015 Publicado: Maio 14, 2015 (editado) Quando fazes o teste de nitratos, qual o valor que obtens? Consegues saber a concentração de potássio e fosfatos? O Flourish Excel da Seachem é uma fonte de carbono e um algicida. Já experimentaste? Cumprimentos, José Editado Maio 14, 2015 por Bringer Citar
anaiv Publicado: Maio 15, 2015 Publicado: Maio 15, 2015 Viva, como está a temperatura? 28 graus não é nada bom para as plantas.... A maioria até prefere água fria! Citar preto & verde :: simply red
canana Publicado: Maio 15, 2015 Autor Publicado: Maio 15, 2015 (editado) A água está a 26 graus, o aquário esta no ciclo, já atingiu o pico de nitratos mas os valores já estão a baixar, não tenho testes de potacio e fósforo, só tenho o de pH, nitratos e amônia... Editado Maio 15, 2015 por canana Citar
anaiv Publicado: Maio 15, 2015 Publicado: Maio 15, 2015 Acho que as algas vão estabilizar quando o ciclo chegar ao fim e as plantas terminarem a adaptação ao novo espaço. A gordura no topo normalmente é causada por falta de agitação da água, tenta colocar a entrada do filtro numa posição que provoque maior agitação. Não vale a pena stressar, é tudo normal num arranque. Citar preto & verde :: simply red
canana Publicado: Maio 17, 2015 Autor Publicado: Maio 17, 2015 Eu estava com esperança que conseguisse fazer tapete mas o planta tapete perdeu a a cor verde e N se expande, ta com uma coloração meio amarelo castanho. Nitritos - 0 Amônia - 0 PH - 6.5 Citar
David Nunes Publicado: Maio 17, 2015 Publicado: Maio 17, 2015 (editado) Viva, O apareçimento dessa gordura no cimo da agua e algas durante o Ciclo, normalmente é resultado de alguma coisa que não foi bem tratada (Lavada ou Fervida) no interior do aquario! (Areão, pedras, troncos)!! O Ciclo de azoto consiste na maturação do filtro através de bacterias que decompõem e tratam a agua dum aquario para esta poder ostentar vida!!! As Tpas são inuteis, a unica coisa que fazem é atrasar o Ciclo!!! Medir parametros nesta fase é a mesma coisa que estar parado pois não tens o filtro maturado logo os parametros não estão estabilizados!!! Se fosse a ti aguardava o fim do Ciclo e ai sim!!! Tomava as medidas necessarias!! Senão estás a gastar tempo e dinheiro!! Editado Maio 17, 2015 por DavidCardoso Citar O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464
Bringer Publicado: Maio 17, 2015 Publicado: Maio 17, 2015 Perguntei nitratos, não nitritos. Para quem tem plantas num aquário de água doce, é necessário haver nitratos; numa concentração segura para os animais, claro. Por exemplo entre 5 e 10 ppm. Cumps. José Citar
canana Publicado: Maio 25, 2015 Autor Publicado: Maio 25, 2015 Boas voltei a fazer os teste agora incluindo os nitrato, limpei manualmente as algas nas planta tapete mas mas julgo que estão a voltar a crescer, já a planta tapete essa não se expande, aconselham algum tipo de peixe para comer as algas ou algum tratamento, eu N tenho algas em mais lado nenhum, e só mesmo agarrado à planta. PH - 7 Nitratos - entre 0 a 5 Nitritos - 0 Amônia - 0 Citar
Bringer Publicado: Maio 25, 2015 Publicado: Maio 25, 2015 Há uma loja muito boa em Lisboa, onde por um valor simbólico fazem os testes necessários. Por exemplo fosfatos e potássio. Se fores da zona... Entretanto: http://www.advancedaquarist.com/2009/10/freshwater http://www.seachem.com/support/PlantDoseChart.pdf Há uma versão em excel que permite adaptar os valores ao tamanho do aquário, mas agora não encontro o link. Mesmo que não uses esta marca, dá para teres uma ideia do que faz falta. Cumprimentos, José Citar
canana Publicado: Maio 31, 2015 Autor Publicado: Maio 31, 2015 O problema das algas continua, ja removi quase tudo manualmente mas volta sempre é cada x se alastra mais, alguém sugere alguma coisa, tratamento da água, algum tipo de peixe ir às coma... É que o aquário assim não pode continuar, mais tarde ou mais cedo vai atingir níveis mais altos de algas... Preciso de ajuda à seria porque não estou a conseguir dá conta deste problema... Citar
Minegames Publicado: Maio 31, 2015 Publicado: Maio 31, 2015 certifica te se o teu aquario nao apanha a luz directa do sol pois isso pode provocar o aparecimento de algas. Citar
canana Publicado: Maio 31, 2015 Autor Publicado: Maio 31, 2015 O aquário está na mesma parede que a janela, logo não apanha luz, já pensei em tirar a planta tapete porque é nela que as algas estão Citar
Bringer Publicado: Maio 31, 2015 Publicado: Maio 31, 2015 Pode não apanhar luz solar directa, mas apanha. Ou a luz que entra pela janela não ilumina a divisão. Atenção que estou a dizer isto sem saber se a luz solar indirecta tem uma influência à qual se deva dar importância. Como é que notas o desenvolvimento das plantas? Citar
canana Publicado: Junho 1, 2015 Autor Publicado: Junho 1, 2015 O problema é que nao noto nenhum desenvolvimento nas plantas, ambas se vao mantendo iguais, o tapete n sejo qualquer tipo de expançao, a unica coisa que muda é mesmo as algas que continuam sempre a crescer, as anuvias é normal que se mantenham, mas o tapete nao, escolhi este tipo de tapete por ser de facil manutencao e nao muito exigente, mas nao esta a resultar em nada... tem de haver aqui qualquer coisa que n esta bem, devo fazer algum tipo de fertilização para as plantas, devo por o co2 a funcionar ou so mesmo a bomba de ar... qq coisa que ajude a estabilizar o aquario Citar
Guilhas_86 Publicado: Junho 1, 2015 Publicado: Junho 1, 2015 Já experimentaste seachem flourish excel? Experimenta também a reduzir as horas de iluminação diárias e em último caso poderás recorrer à utilização de água oxigenada (há tópicos aqui no fórum que dizem como/quando deverás utilizar). Podes inclusive introduzir novos peixes como comedores de algas siameses/chineses e otocinclus. Citar
canana Publicado: Junho 1, 2015 Autor Publicado: Junho 1, 2015 Ainda nao experimentei seachem flourish excel, mas isso nao me vai resolver o grande problema que sao as algas, quantos aos peixes eu tenho 3 limpa vidros, nao sei se eles comem aquele tipo de algas ou nao, posso por algum tipo de peixe mas eu tenho la uns camaroes, e nao quero meter nenhum peixe que os coma, dizem que nao é aconcelhavel os tobaroes bicolor e limpa vidros mas ate ao momoneto nao tem havido problema, quanto a luz vou desligar uma nova de 39w 10000k que esta bastante forte e meter uma mais fraca que tenho, posso tambem diminuir as horas para 4 ou 5 diarias Citar
Guilhas_86 Publicado: Junho 1, 2015 Publicado: Junho 1, 2015 O seachem flourish excel é um algicida,sinceramente acho que poderia resolver o teu problema... Citar
Recommended Posts