canana Publicado Maio 1, 2015 Share Publicado Maio 1, 2015 Olá pessoal, tive o aquario parado uns quantos meses e agora decidi voltar a montá-lo, mas N está a correr nada bem, a água em cima está a criar uma espécie de gordura e está a criar bastantes algas no vidro e uns fios nas rochas Aquario de 80L Filtro Jebo 810 900L/H Materiais filtrantes são novos Iluminação 2x T5 39w 10000k Temperatura da água 28 Pedras xisto Rosa Substrato nutrasoil Tenho metido um anti algas mas N tem resolvido nada, já fiz umas trocas de água e continua... Agradecia alguma informação e ajuda. obrigado Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Maio 1, 2015 Share Publicado: Maio 1, 2015 Boas Canana Se estas a fazer o ciclo do azoto,e normal essas algas,acho que se tudo correr bem,que essas algas se vão,agora não percebo porque tens o aquário a 28 graus,26 já chega,deixa o ciclo chegar ao fim,não ponhas quimicos para as algas,deixa isso correr,feito o ciclo,então fazes uma troca de água uns 20 ou 30%,ai para a treceira semana se tudo estiver bom,então podes começar a colocares peixes, mas poucos de cada vez,e com intervalos de dias,sobre a água ter uma espesse de gordura tens que subir a flauta para que faça mexer a água no topo da água,quero eu dizer,falta de movimento da água. Cump: Álvaro Silva Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Maio 1, 2015 Share Publicado: Maio 1, 2015 Olá, Não sou muito experiente nisto, mas acho que 10000k não é o melhor e a temperatura da água devia de ter menos uns 2 ou 3 graus. A não ser que vás ter flora e fauna para essa temperatura. Quantas horas tens a luz acesa? Já pensaste adicionar CO2 e Florish Excel? Achas o xisto apropriado? A gordura nos aquários de água doce, que eu saiba costuma ser devido ao excesso de comida. Não sei que outras causas poderão existir. Cumps. José Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canana Publicado: Maio 1, 2015 Autor Share Publicado: Maio 1, 2015 Tenho a luz ligada das 12 às 18h, o aquario encontrasse num local onde N apanha directamente luz do dia. Os 10000k é muito, pouco? Também N sei qual o mais adequado... Quanto ao CO2 tenho andado a ver mas os redutores ainda são caros e N me tenho preocupado mt porque o tipo de plantas que quero e tenho não precisam de grande CO2. Tenho bomba de ar para oxigenar a água mas N ta colocado... Será que devo? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sands Publicado: Maio 1, 2015 Share Publicado: Maio 1, 2015 Visto ser uma montagem nova, é normal que tenhas algumas algas no inicio da montagem. Eu por exemplo ao inicio de uma montagem ganho sempre algas nos vidros. Vai fazendo umas TPA's de 3 em 3 dias de 10%, só o suficiente para tirar algumas algas e estabilizar o aquario. Lampadas de 10000 kelvins servem perfeitamente. Num plantado quer-se valores entre os 4000 e os 10000k. Se possivel ter lampadas que em conjunto ocupem todo esse espectro. A bomba de ar, neste momento não é util para nada mas se a gordura incomoda podes sempre colocar a trabalhar para movimentar a superficie da agua. Cumps Carlos Alves Citar Sands Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Maio 1, 2015 Share Publicado: Maio 1, 2015 Por omissão, os graus kelvin mais generalistas situam-se em volta dos 6500K É aproximadamente a temperatura da luz natural difusa ao meio-dia, salvo erro. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canana Publicado: Maio 14, 2015 Autor Share Publicado: Maio 14, 2015 Boas as algas estão ligeiramente melhor mas as no tapete continua sempre aquelas algas, e quanto as plantas paracem estar meio a morrer, às anubias não estão com o talo enterrado, estão amarradas a troncos ou pedras... Alguém me pode dar uma ajuda sff Obrigado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Maio 14, 2015 Share Publicado: Maio 14, 2015 (editado) Quando fazes o teste de nitratos, qual o valor que obtens? Consegues saber a concentração de potássio e fosfatos? O Flourish Excel da Seachem é uma fonte de carbono e um algicida. Já experimentaste? Cumprimentos, José Editado Maio 14, 2015 por Bringer Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
anaiv Publicado: Maio 15, 2015 Share Publicado: Maio 15, 2015 Viva, como está a temperatura? 28 graus não é nada bom para as plantas.... A maioria até prefere água fria! Citar preto & verde :: simply red Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canana Publicado: Maio 15, 2015 Autor Share Publicado: Maio 15, 2015 (editado) A água está a 26 graus, o aquário esta no ciclo, já atingiu o pico de nitratos mas os valores já estão a baixar, não tenho testes de potacio e fósforo, só tenho o de pH, nitratos e amônia... Editado Maio 15, 2015 por canana Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
anaiv Publicado: Maio 15, 2015 Share Publicado: Maio 15, 2015 Acho que as algas vão estabilizar quando o ciclo chegar ao fim e as plantas terminarem a adaptação ao novo espaço. A gordura no topo normalmente é causada por falta de agitação da água, tenta colocar a entrada do filtro numa posição que provoque maior agitação. Não vale a pena stressar, é tudo normal num arranque. Citar preto & verde :: simply red Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Maio 15, 2015 Share Publicado: Maio 15, 2015 E qual é o valor dos nitratos? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canana Publicado: Maio 17, 2015 Autor Share Publicado: Maio 17, 2015 Eu estava com esperança que conseguisse fazer tapete mas o planta tapete perdeu a a cor verde e N se expande, ta com uma coloração meio amarelo castanho. Nitritos - 0 Amônia - 0 PH - 6.5 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Nunes Publicado: Maio 17, 2015 Share Publicado: Maio 17, 2015 (editado) Viva, O apareçimento dessa gordura no cimo da agua e algas durante o Ciclo, normalmente é resultado de alguma coisa que não foi bem tratada (Lavada ou Fervida) no interior do aquario! (Areão, pedras, troncos)!! O Ciclo de azoto consiste na maturação do filtro através de bacterias que decompõem e tratam a agua dum aquario para esta poder ostentar vida!!! As Tpas são inuteis, a unica coisa que fazem é atrasar o Ciclo!!! Medir parametros nesta fase é a mesma coisa que estar parado pois não tens o filtro maturado logo os parametros não estão estabilizados!!! Se fosse a ti aguardava o fim do Ciclo e ai sim!!! Tomava as medidas necessarias!! Senão estás a gastar tempo e dinheiro!! Editado Maio 17, 2015 por DavidCardoso Citar O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Maio 17, 2015 Share Publicado: Maio 17, 2015 Perguntei nitratos, não nitritos. Para quem tem plantas num aquário de água doce, é necessário haver nitratos; numa concentração segura para os animais, claro. Por exemplo entre 5 e 10 ppm. Cumps. José Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canana Publicado: Maio 25, 2015 Autor Share Publicado: Maio 25, 2015 Boas voltei a fazer os teste agora incluindo os nitrato, limpei manualmente as algas nas planta tapete mas mas julgo que estão a voltar a crescer, já a planta tapete essa não se expande, aconselham algum tipo de peixe para comer as algas ou algum tratamento, eu N tenho algas em mais lado nenhum, e só mesmo agarrado à planta. PH - 7 Nitratos - entre 0 a 5 Nitritos - 0 Amônia - 0 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Maio 25, 2015 Share Publicado: Maio 25, 2015 Há uma loja muito boa em Lisboa, onde por um valor simbólico fazem os testes necessários. Por exemplo fosfatos e potássio. Se fores da zona... Entretanto: http://www.advancedaquarist.com/2009/10/freshwater http://www.seachem.com/support/PlantDoseChart.pdf Há uma versão em excel que permite adaptar os valores ao tamanho do aquário, mas agora não encontro o link. Mesmo que não uses esta marca, dá para teres uma ideia do que faz falta. Cumprimentos, José Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canana Publicado: Maio 31, 2015 Autor Share Publicado: Maio 31, 2015 O problema das algas continua, ja removi quase tudo manualmente mas volta sempre é cada x se alastra mais, alguém sugere alguma coisa, tratamento da água, algum tipo de peixe ir às coma... É que o aquário assim não pode continuar, mais tarde ou mais cedo vai atingir níveis mais altos de algas... Preciso de ajuda à seria porque não estou a conseguir dá conta deste problema... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Minegames Publicado: Maio 31, 2015 Share Publicado: Maio 31, 2015 certifica te se o teu aquario nao apanha a luz directa do sol pois isso pode provocar o aparecimento de algas. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canana Publicado: Maio 31, 2015 Autor Share Publicado: Maio 31, 2015 O aquário está na mesma parede que a janela, logo não apanha luz, já pensei em tirar a planta tapete porque é nela que as algas estão Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Maio 31, 2015 Share Publicado: Maio 31, 2015 Pode não apanhar luz solar directa, mas apanha. Ou a luz que entra pela janela não ilumina a divisão. Atenção que estou a dizer isto sem saber se a luz solar indirecta tem uma influência à qual se deva dar importância. Como é que notas o desenvolvimento das plantas? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canana Publicado: Junho 1, 2015 Autor Share Publicado: Junho 1, 2015 O problema é que nao noto nenhum desenvolvimento nas plantas, ambas se vao mantendo iguais, o tapete n sejo qualquer tipo de expançao, a unica coisa que muda é mesmo as algas que continuam sempre a crescer, as anuvias é normal que se mantenham, mas o tapete nao, escolhi este tipo de tapete por ser de facil manutencao e nao muito exigente, mas nao esta a resultar em nada... tem de haver aqui qualquer coisa que n esta bem, devo fazer algum tipo de fertilização para as plantas, devo por o co2 a funcionar ou so mesmo a bomba de ar... qq coisa que ajude a estabilizar o aquario Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Guilhas_86 Publicado: Junho 1, 2015 Share Publicado: Junho 1, 2015 Já experimentaste seachem flourish excel? Experimenta também a reduzir as horas de iluminação diárias e em último caso poderás recorrer à utilização de água oxigenada (há tópicos aqui no fórum que dizem como/quando deverás utilizar). Podes inclusive introduzir novos peixes como comedores de algas siameses/chineses e otocinclus. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canana Publicado: Junho 1, 2015 Autor Share Publicado: Junho 1, 2015 Ainda nao experimentei seachem flourish excel, mas isso nao me vai resolver o grande problema que sao as algas, quantos aos peixes eu tenho 3 limpa vidros, nao sei se eles comem aquele tipo de algas ou nao, posso por algum tipo de peixe mas eu tenho la uns camaroes, e nao quero meter nenhum peixe que os coma, dizem que nao é aconcelhavel os tobaroes bicolor e limpa vidros mas ate ao momoneto nao tem havido problema, quanto a luz vou desligar uma nova de 39w 10000k que esta bastante forte e meter uma mais fraca que tenho, posso tambem diminuir as horas para 4 ou 5 diarias Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Guilhas_86 Publicado: Junho 1, 2015 Share Publicado: Junho 1, 2015 O seachem flourish excel é um algicida,sinceramente acho que poderia resolver o teu problema... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts