Recommended Posts

Publicado

Boas, alguém já experimentou usar pedra vulcânica para substituir/ajudar/complementar as cerâmicas normais usadas em sump e filtros? Estou a falar pedra vulcânica tipo com 2 a 4mm

Tiago Gomes

Publicado:

o pouco que te posso responder e que a rocha vulcanica podera subir ou baixar alguns parametros da agua e fazer com que tenhas de fazer mais tpas..pelo menos a informacao que tenho e no caso do ph sobe...por 8 euros ou aproximadamente esse valor compra materia ceramica da jbl propria para o efeito..e nem te sei dizer se as bacterias aderem bem a rocha vulcanica,,abraco e nao inventes para poupar 8 euros

Publicado: (editado)

eu tenho uma sump e quero colocar 6 a 8 kilos, logo nao sao 8€. subir o ph não soube, apenas as pedras calcárias sobem o ph...
Eu já tenho 2kg de cerâmicas... mas queria meter mais.. e poupar qq cs..

Editado por Tiago Gomes

Tiago Gomes

Publicado:

Boa Tarde

Neste momento já tenho algumas pedra vulcanicas na sump ( para ai um volume de 3 Litros ) , isto depois de fazer uma experiencia ( coloquei uma amosta em água destilada por 4 semanas numa tupperware fechada , verifiquei antes e depois se houve alteração de PH , GH e KH e nada , atenção que há diferentes tipos de rocha vulcanica ) a nivel de "captação" de microorganismos não deve ser tão boa quanto as ceramicas do mercado ( a porusidade é maior e é só na superficie da pedra ) , mas na minha opinião é melhor que nada :)

cumprimentos

Publicado:

alteração não tem... posso garantir (pelo menos a que eu tenho).. e o tamanho que estou a falar é pedra vulcânica com 2 a 4mm...

Tiago Gomes

nada com experimentar...e logico que 6 ou 8 kilos nao sao 8 euros..mas ha necessidade assim de tanta ceramica??ou e so por ter o espaco na spum,,e que na minha opiniao quando temos bastante espaco nao quer dizer ser necessario encher todo....o pessoal que visualizou entendeu o que querias fazer ou experimentar..mas nao sabemos o material que tens e tamanho aqua...abraco

Editado por miguel barao

Obrigado Daniela Costa. Tens só rocha ou tb tens cerâmicas?

Miguelk tenho aquario 2m de 700L, com sump 100x40x40. Vou colocar oscares, e silver dollars.... É aquario de jumbo... :P
Já tenho cerca de 2.5kg de cerâmicas..mas queria colocar mais porque o ideal é cerca de 6kg.
Tenho ja esponjas e lâ (muita lã) :)

Editado por Tiago Gomes

Tiago Gomes

Publicado:

para esse tamanh si,,isso e aquario a homemmm...mas se tiveres uma boa bomba de circulacao poderas roubar um pouco aos kilos da ceramica...teoria da matematica...entendes...se tiveres muita ceramica a agua nao necessita passar tantas vezes ...se passar muitas vezes por hora poderas reduzir um pouco a ceramica..nunca tenham medo de comprar bomba mais potentes do que as indicadas conforme os litros ate porque a opcoes para reduzir o caldal se for demasiado forte,,agora ao contrario e mais dificil e dispendioso..vai dando novidades

Publicado:

Bom dia

As pedras vulcanicas que tenho são bem maiores (3cm)

Tenho um aquario de 1,5m e sump acho que é que 200 L , tenho cerâmicas mas é muito pouco tipo 2 litros ( fica muito vazio a área da filtragem biológica), tambem tenho bioballs para preencher mas acho que a pedra vulcanica é mais eficaz .

A filtração que tenho é só 1000l / hora para o UV funcionar , como tenho discus tambem não acho que deva aumentar mais .

Vou ver se este fim de semana faço uma renovação á sump , se conseguir coloco fotos do final assim o pessoal pode dar opinião .

cumprimentos

Publicado:

Bom dia

As pedras vulcanicas que tenho são bem maiores (3cm)

Tenho um aquario de 1,5m e sump acho que é que 200 L , tenho cerâmicas mas é muito pouco tipo 2 litros ( fica muito vazio a área da filtragem biológica), tambem tenho bioballs para preencher mas acho que a pedra vulcanica é mais eficaz .

A filtração que tenho é só 1000l / hora para o UV funcionar , como tenho discus tambem não acho que deva aumentar mais .

Vou ver se este fim de semana faço uma renovação á sump , se conseguir coloco fotos do final assim o pessoal pode dar opinião .

cumprimentos

Boas, eu tenho 3000/h de bomba.

Eu a minha questão é mesmo se é viavel e se é similar a cerâmicas, ou se é mt menos produtivo.

Basicamente como foi referido 1kg de ceramicas 6 a 8€, 1 kg de vulcanica 0.45€...

Tiago Gomes

Publicado:

Boas, eu tenho 3000/h de bomba.

Eu a minha questão é mesmo se é viavel e se é similar a cerâmicas, ou se é mt menos produtivo.

Basicamente como foi referido 1kg de ceramicas 6 a 8€, 1 kg de vulcanica 0.45€...

Bom dia

Depende da capacidade da sump e do valor que queres gastar

Alguns dos produtos ( bem caros ) para filtragem biologica são rochas vulcanicas .