Francisco Romão Publicado Abril 23, 2015 Publicado Abril 23, 2015 Bom dia, sou novo aqui no forum e no mundo da aquariofilia, gostava então que me pode-sem esclarecer umas quantas duvidas a cerca do meu aquário, o que é necessário, cuidados a ter com a agua entre outros.... Em relação ao aquário este tem: Capacidade: 68 lt Filtro: Bio Power bp 260 ( o que não me parece grande coisa):s Termo-aquecedor: vulcan vc 75w O substrato é um areão natural cerca de 6 kg.. O aquário trazia tambem duas embalagens, uma que diz biofilter e outra que diz aquasan, para que servem? Meti ontem a agua e deixei aquecer, antes de por lá qualquer peixe ou planta queria saber se é necessário acrescentar algum produto na agua...se me poderem ajudar agradecia, obrigado e cumprimentos. Citar
Bringer Publicado: Abril 23, 2015 Publicado: Abril 23, 2015 Olá Francisco, Em princípio o biofilter são bactérias para adicionares ao filtro e disparar o ciclo do azoto. O outro é um condicionador para remover o cloro e metais pesados. Cumprimentos, José Citar
miguel barao Publicado: Abril 23, 2015 Publicado: Abril 23, 2015 boas...na minha opiniao durante os proximos dias nao deves colocar peixes ate teres a agua colonizada...isto e..de preferencia deverias comprar teste para medires essa agua porque possivelmente nem deves saber os valores dela por defeito e depois veres os valores com os testes..depois sim...quando os valores ou parametros estiverem minimamente corretos poderas adicionar os peixes de forma mais segura...nao basta meter agua e ligar a resistencia,,..qualquer duvida dispoe Citar
Bringer Publicado: Abril 23, 2015 Publicado: Abril 23, 2015 Imagina o teu primeiro aquário como a formação da vida Terra. Só que num mês em vez de milhões de anos. Terás primeiro as bactérias, depois plantas (se quiseres, mas para mim aconselhável) e por fim os peixes. Uma das coisas mais importantes é a estabilidade dos parâmetros da água. Cumprimentos, José Citar
anaiv Publicado: Abril 23, 2015 Publicado: Abril 23, 2015 Viva, Concordo com o Bringer, mas, pessoalmente prefiro introduzir as plantas no início da montagem. Depois é esperar cerca de 40 dias e começar a introduzir um ou dois peixes mais resistentes, os restantes também devem entrar em intervalos alargados. Boa sorte com a montagem. Citar preto & verde :: simply red
miguel barao Publicado: Abril 23, 2015 Publicado: Abril 23, 2015 ui ui ui..calma..nem eu nem o bringer estariamos a referir 40 dias para meter peixes,,mas sim fazers o ciclo da agua direitinho para teres mais certezas de sucesso com a fauna...e as plantas podes meter logo no inicio..os peixes e que nao deves fazer,,na minha opiniao deves esperar no minimo 15 dias para o ciclo ou ate 3 semanas dependendo dos valores que te vao dando os testes...mas podes sempre acelarar o processo da agua com acondicionar na agua,,agora esse processo para acelarar custa por volta de 14 euros,,sao opcoes.. Citar
Francisco Romão Publicado: Abril 23, 2015 Autor Publicado: Abril 23, 2015 Boa tarde, muito obrigado a todos...tive a informar-me numa loja de animais aqui na minha zona e a rapariga disse me para esperar pelo menos duas semanas antes de por algum peixe, entretanto não resisti e comprei logo duas plantas(lilaeopsis brasiliensis) para começar a compor...a rapariga disse me tambem para ir pondo uma pequena quantidade de comida de peixe todos os dias no aquário, que acham disso? Citar
anaiv Publicado: Abril 23, 2015 Publicado: Abril 23, 2015 Viva, colocar dois ou três flocos de ração é boa ideia, mas não exageres.... A questão 15 dias ou 40 dias varia muito em função do tamanho do aquário, plantas, substrato... é realmente possível acelerar o processo com bactérias, mas ainda no outro dia li aqui no fórum um post de um user com formação em biologia que não recomendava. Recomendei os 40 dias para teres a certeza de um bom arranque, além disso - na minha opinião - dá mais gozo fazer as coisas com calma, ver o biótopo a crescer, observar as alterações, faz parte do hobby. Seja qual for a tua opção, desejo-te boa sorte para o projecto, cumprimentos. Citar preto & verde :: simply red
miguel barao Publicado: Abril 23, 2015 Publicado: Abril 23, 2015 boas,,eu como nao tenho muita paciencia de espera o que eu concordo ser errado nao espero mais do que quando os valores me dao bases de sucesso e logicamente que o tempo depende de varios factores,,capacidade do aquario ..bomba..faina e ate peixes,,eu como nao tenho muita paciencia compro acondicionar de agua..14 euros e meto logo 3 ou 4 peixes de pouco porte e plantas..mas claro que quem faz mais correcto e quem espera ate ter a agua estlabilizada..sao opcoes,,e repeito da comida durante o ciclo devera ser 1 vez ao dia e muito pouco..senao nitritos muito altos e mesmo com pouca comida tem de se fazer bastantes mudas de agua ..na minha opiniao e experiencia com peixes ja no aquario as mudas de agua na ordem dos 50 por cento de 2 em 2 dias,,trabalho e despeza para quem e impaciente...mas 40 dias nunca devera mudar..tenho 1 aqua de 500 litros e 15 dias suficiente..claro que bombagem de agua de 2000 litros hora e o mais importante Citar
Francisco Romão Publicado: Abril 23, 2015 Autor Publicado: Abril 23, 2015 Mais uma vez obrigado pelas sugestões.agora espero duas semanas e vou vendo as mudanças, vou comprar os testes para fazer, assim que tiver os resultados meto aqui para me darem algumas indicações. cumprimentos a todos Citar
miguel barao Publicado: Abril 23, 2015 Publicado: Abril 23, 2015 existem uns teste que eu gosto muito que fazer 6 testes diferentes a agua duma vez...perguntas na loja,,tens da jbl por volta dos 20 euros ou penso ser da sera por volta dos 14euros..vai dando novidades Citar
anaiv Publicado: Abril 23, 2015 Publicado: Abril 23, 2015 Não te esqueças de adicionar uma fotos. Citar preto & verde :: simply red
Francisco Romão Publicado: Abril 24, 2015 Autor Publicado: Abril 24, 2015 Bem pessoal tenho aqui umas fotos do meu aquário e de duas pantinhas que comprei ontem, uma duvida, a luz do aquario tem uma cor assim rosa, nao ira chatear os peixes? Citar
miguel barao Publicado: Abril 24, 2015 Publicado: Abril 24, 2015 a luz rosa deve-se a cor do fundo ou da lampada??mas francisco vou dizer uma brincadeira...e em rosa porqie se fosse lilas mais parecia uma boite.hahhaha Citar
Francisco Romão Publicado: Abril 24, 2015 Autor Publicado: Abril 24, 2015 a luz rosa é mesmo da lâmpada, mas sim da-lhe assim um ar da noite eheh Citar
Francisco Romão Publicado: Abril 24, 2015 Autor Publicado: Abril 24, 2015 Boas tardes, tive a fazer 3 testes e os resultados foram: ph 7.2 kh 6 gh 7 o que acham destes resultados? alguma coisa mal? Citar
Alvaro Silva Publicado: Abril 25, 2015 Publicado: Abril 25, 2015 Boas Esse aquário esta muito vazio de plantas,mais uma plantinhas só fazia bem,e ficava mais bonito,boa sorte. Cump: Álvaro Silva Citar
Francisco Romão Publicado: Abril 25, 2015 Autor Publicado: Abril 25, 2015 Boa noite amigo alvaro, comprei o aquario a poucos dias, está a começar agora, mas obrigado pela opinião Citar
Paju Publicado: Abril 27, 2015 Publicado: Abril 27, 2015 Aproveita enquanto estas a estabilizar o aqua e pensa em pores um tronco de madeira que tu proprio podes arranjar e tratar, fica giro e é baratinho 0, minha opinião Citar
Recommended Posts