Remédio para combater algas !?

Recommended Posts

Publicado

Gostava de saber se os produtos que existem no mercado, tipo Algopur da Sera ou Algol da JBL, são realmente eficazes contra as algas verdes e se não afectam o resto do ecossistema ?

Digam-me das vcs experiências, e já agora que marca/produto me recomendam ?

Thanks. :shock:

Publicado:

Nunca usei produtos para as algas...

Uma vez usei, num teste, água com lixívia (90% água + 10% lixívia) numa anúbia. Colocar as folhas nesta solução 2 mins. Resultado: passado 2 dias foi para o lixo... :):oops:

Aconselho: trocas de água!! :(

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Desculpa a minha ignorância, mas as trocas de água repõem nutrientes certo ? E as algas alimentam-se desses mesmos nutrientes existentes na água.

Sendo assim não vejo pq as trocas de água são eficazes contra as algas !

1 abraço,

Jorge.

Publicado:

viva, quanto ao uso dos anti-algas é perfeitamente escusado usar, estes contém herbicidas, que se não matam colocam a planta em hibernação, colocando-se assim mais susceptivel de ter algas.

O que devias fazer para controlar as algas é saber o que tens em excesso, geralmente as plantas consomem os nitratos e os fosfatos, mas em excesso, tal como outros elementos, provocam o seu aparecimento.

As trocas de água mais frequêntes fazem com que estes valores estabilizem um pouco. A água que temos em casa contém fosfatos bem como outros elementos, mas tem carência de outros que precisam de ser adicionados, potássio, ferro, magnésio, fosforo, boro...

26675160.img.jpg

Publicado:

Olá jvidia,

Realmente as trocas de água, controle do tempo de luz, nivel de fosfatos e nitratos, na minha opinião, são as mais eficazes, mas não a solução total, algas é duro de irradicar ou quase impossivel! Isto é a minha modesta opinião.

Quanto aos produtos anti-algas, pra mim nunca mais, usei o Algol da JBL e arrasou-me com todas as plantas e as algas quase não sofreram nada.

Boa sorte, nesse combate quase inglório, acabam quase sempre por voltar a aparecer. :oops:

!!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!!

"...só sei, que nada sei."

David Sousa

Publicado:

Fala Galera,

Eu creio que o uso de qualquer tipo de medicamento no aquário não vem ao caso, creio que o mais certo são trocas parciais, suspensão do uso de fertilizantes líquidos e arrumar o tempo de fotoperíodp, passando pra 10 horas.

Existe um "método" utilizado por muitos aquariofilistas brasileiros:

Coloque plantas de rápido crescimento no aquário (pode colocá-las soltas) (tais como: cabomba, egeria densa e rabo de raposa), continue com as trocas parciais e com a injeção de co2. Com isso os nutrientes que estejam em excesso favorecendo o crescimento das algas serão utilizados por essas plantas com as trocas parciais você fará com que o excesso de nutrientes, fosfatos e nitratos sejam retirados aos poucos. Aos poucos haverá uma "corrida" por nutrientes entre as plantas e as algas do aquário, como estamos com condições mais propícias para as plantas estas matarão as algas, logo.

Tudo certo ?

Abraços....