wonderman Publicado Maio 20, 2005 Publicado Maio 20, 2005 Ora então cá estou eu, finalmente e após ano e meio na aquariofilia "praticada" :D a iniciar-me no CO2. porquê? porque estou farto de ter uma potencia consideravelmente boa no meu aqua, e achar que as plantas não gozam muito dela, pois as algas riem-se delas e crescem a olhos vistos... para começar, as características do meu aqua são: 60x40x40 - +- 75 litros 1 lâmpada POWERGLO 15w 1 lâmpada AQUAGLO 15w filtro fluval 400L/h areão no fundo 1 tronco (já cá está à + de 1 ano, e foi comprado numa loja) 3 pedritas tiradas ao pé de uma lagoa últimos testes (à 3 dias) - PH 7.6 (tinha acabado de fazer uma mudança de água, estranhamente subiu muito) - KH 2.24 em "german hardness" (dH°) - GH 8.96 em "german hardness" (dH°) - No3 5 mg/L calculando o CO2 presente na água (PH e KH) e pensando que o tronco não influencia nem as pedras, fico com 1,6!!! o que é muuuuuuuuito pouco certo? quero portanto fabricar, de acordo com os tópicos já vistos aqui no forum, CO2 caseiro. agora as minhas questões são estas: - li muito por aí que não se deve ter muito movimento na água para não se dissolver o CO2 muito rapidamente na água, perdendo assim a sua função, mas sem movimentos de água, e com adição de CO2, os peixes ficam muito "cortados" em O2. desta forma, e tendo eu um filtro FLUVAL de 400L/h a 1 ou 2 cm da superfície, que provoca alhuma ondulação, será que me vai cortar muito o CO2? - tenho uma pedra difusora com 8 cm +-. acham que é muito grande para isto? a ideia é coloca-la na vertical, suspensa, a tocar no areão. - se eu colocar uma garrafa com a mesma base do aquário, o gargalo da garrafa fica abaixo da superfície da água. como a pedra ficará abaixo deste nível, não há problema de retorno da água para a garrafa certo? - li no tópico "DIY" do CO2 que :" Nunca tape a garrafa e ou de algum modo tente obstruír a saída do CO2. A garrafa poderá não aguentar a pressão de CO2 acumulada e literalmente rebentar!"... então mas a garrafa não é para ficar completamente tapada??? - por último, sei que muita gente não retira o CO2 no periodo sem luz do aquário. deve se retirar ou não? é que toda a gente diz que sim, mas na prática, e principalmente para os "caseiros", não se retira os CO2. muito obrigado pela vossa atenção! Citar
Oinq Publicado: Maio 20, 2005 Publicado: Maio 20, 2005 - li muito por aí que não se deve ter muito movimento na água para não se dissolver o CO2 muito rapidamente na água, perdendo assim a sua função, mas sem movimentos de água, e com adição de CO2, os peixes ficam muito "cortados" em O2. desta forma, e tendo eu um filtro FLUVAL de 400L/h a 1 ou 2 cm da superfície, que provoca alhuma ondulação, será que me vai cortar muito o CO2? nepes - tenho uma pedra difusora com 8 cm +-. acham que é muito grande para isto? a ideia é coloca-la na vertical, suspensa, a tocar no areão. ta-se bem, quanto maior, maior a area de dissipação de CO2, logo maior eficiencia... - se eu colocar uma garrafa com a mesma base do aquário, o gargalo da garrafa fica abaixo da superfície da água. como a pedra ficará abaixo deste nível, não há problema de retorno da água para a garrafa certo? tens de colocao o topo da garrafa acima do nivel da agua, senão faz de sifão e "vaza-te" o aqua para dentro da garrafa - li no tópico "DIY" do CO2 que :" Nunca tape a garrafa e ou de algum modo tente obstruír a saída do CO2. A garrafa poderá não aguentar a pressão de CO2 acumulada e literalmente rebentar!"... então mas a garrafa não é para ficar completamente tapada??? É, excepto por onde sai o gás... - por último, sei que muita gente não retira o CO2 no periodo sem luz do aquário. deve se retirar ou não? é que toda a gente diz que sim, mas na prática, e principalmente para os "caseiros", não se retira os CO2. Eu não retiro... muito obrigado pela vossa atenção! não tens nada de obrigadar... é para isso que pagas o ordenado :D Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
wonderman Publicado: Maio 20, 2005 Autor Publicado: Maio 20, 2005 é realmente fantástica a vossa ajuda! bem, nuno, fico muito mais descansado, se bem que tenho de pensar numa base para a garrafa para a nivelar acima do nível da superfície de água do meu aqua... ok, assim, não irei retirar o CO2, vamos lá a fazer testes e a ver como isto se vai portar... Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 21, 2005 Publicado: Maio 21, 2005 Olá. se bem que tenho de pensar numa base para a garrafa para a nivelar acima do nível da superfície de água do meu aqua...Não é obrigatório a garrafa encontrar-se acima do nível de água. Pode sempre usar uma válvula anti-retorno no tubo (aconselho-te a coloca-la o mais perto da tampa do aquário, possível). E assim já podes colocar a garrafa ao mesmo nível, até abaixo do aquário. - tenho uma pedra difusora com 8 cm +-. acham que é muito grande para isto? a ideia é coloca-la na vertical, suspensa, a tocar no areão. Só rematando um pouco o que o Oinq disse. Quanto mais longe da superfície colocares a pedra, melhor o CO2 se dissolve dentro de água. Por isso, não coloques logo à partida a pedra difusora no fundo do aquário. Coloca-a primeiro a uns 6-7 cms da superfície, espera umas duas/três horas, e depois olha para os teus peixes. Se estiverem muito ofegantes, quer dizer que já tens CO2 suficiente na água e até convém subires um pouco a pedra difusora. Se não, podes ir baixando a pedra tipo uns 5 cms de cada vez, repetindo sempre este processo. Não te esqueças que o CO2 diminui o pH da água. Além dos peixes puderem ficar intoxicados com muito CO2, alterações bruscas de pH numa água são também perigosas para os peixes. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
wonderman Publicado: Maio 22, 2005 Autor Publicado: Maio 22, 2005 (retirei este "post" porque não valia a pena, era uma questão um bocado "dahhh") Citar
wonderman Publicado: Maio 22, 2005 Autor Publicado: Maio 22, 2005 bem pessoal, tive a fazer testes e a minha TPA semanal, agora que estou nisto do CO2 estou com algum receio... então os valores da semana passada eram: PH - 7.6 KH - 2.24 dH° em "german hardness" (ou 40 mg/L (ppm) CaCO3) GH - 2.24 dH° em "german hardness" (ou 160 mg/L (ppm) CaCO3) No3 - 5 mg/L (ppm) fiz um cálculo por tabela para o CO2 existente, e mesmo sabendo que tenho um tronco, e umas pedras que tirei perto de uma lagoa, e areão, o valor de CO2 é 1,6 mg/L hoje os valores são (e antes de introduzir o CO2): PH - 7.4 KH - 2.24 dH° em "german hardness" (ou 40 mg/L (ppm) CaCO3) GH - 7.84 dH° em "german hardness" (ou 140 mg/L (ppm) CaCO3) No3 - 7 mg/L (ppm) (estava uma cor entre os 5 e os 10) e o CO2, pela mesma forma da semana passada, será 2 mg/L acabei de colocar o CO2, já tinha feito a mistura à 2 horas atras, e aquilo começou por dar uma bolhinha de 10 em 10 seg, agora ñ sei, mas deve ser de meio minuto em meio minuto ou qualquer (palavra corrigida) coisa... ajudem me então: - os valores tão porreiros? - o CO2 está a 15cm da superfície (o aqua tem 40cm de altura), acham que é a altura adequada? - qual é +- a frequência de "bolhas" que debitam os vossos CO2 caseiros? obrigado! Citar
wonderman Publicado: Maio 22, 2005 Autor Publicado: Maio 22, 2005 pessoal, digam-me se é normal, ah bocado tinha 1 bolha de vez em quando, de CO2. agora reparei, quando ligaram as luzes, que de 30 em 30 segundos saem muitas bolhas ao mesmo tempo, vejam o video, tem 3mb e tal, caso demore... é para ver em quicktime: VIDEO já agora, eis uma imagem de como ficou a pedra difusora (eu sei que ñ é muito estético mas pode ser que as plantas um dia tapem aquilo!! Citar
wonderman Publicado: Maio 22, 2005 Autor Publicado: Maio 22, 2005 ok, agora está passante, se eu contar, saem entre 5 a 10 bolhas por SEGUNDO!!!!! é normal? Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 22, 2005 Publicado: Maio 22, 2005 Olá de novo. Normalíssimo, pois no início a pressão de CO2 dentro da tua garrafa ainda não era suficiente para vencer a pressão da água. Agora que os fungos já produziram bastante CO2, já existe em pressão suficiente para se libertarem essas 5/10 bolhas por segundo. Quanto ao que o resto do pessoal usa nos seus aquários, é um bocado difícil de haver uma regra, nem que seja imperativa. O melhor que tens a fazer é mesmo, ou medir a concentração de CO2 dentro de água (essa tabela dá-te um valor aproximado, não o exacto), ou então usares o método que descrevi anteriormente (ver se a respiração dos peixes é ofegante). Se vires que com o tempo, os teus peixes se começam a ressentir, podes puxar a pedra difusora mais para cima, de modo a que o CO2 libertado não se consiga dissolver tão bem. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
wonderman Publicado: Maio 22, 2005 Autor Publicado: Maio 22, 2005 ajudaste bastante luis, agora o escalar é que me preocupa, passa O TEMPO TODO a respirar as bolhas de CO2, não sai de lá, tenta agarrar as bolhas... enfim... mas de resto tá tudo normal, ninguem respira mal, não demonstram qq tipo de stress! Citar
wonderman Publicado: Maio 22, 2005 Autor Publicado: Maio 22, 2005 sei que isto ja´se torna abusivo mas agora sim acho isto muito estranho... a pedra difusora esta a debitar qualquer coisa como 10000000000 bolhas por segundo, ou seja, só se vê mesmo um "fio" que são as bolhas a saír... isto é mesmo coisa de principiante, mas nunca calculei que isto fosse assim... Citar
wonderman Publicado: Maio 23, 2005 Autor Publicado: Maio 23, 2005 estive a testar o PH e o KH, agora que as luzes se desligaram, e os parâmetros são os seguintes: PH - 6.8 - diminuiu bastante desde a tarde, quando coloquei o CO2 (estava a 7.4) KH - mantém-se nos 2.24 dH° fazendo a conta por tabela, estou com +- 9.5 mg/L de CO2 na água... por não saber bem o que fazer à quantidade brutal de bolhas que aquilo produz, subi um pouco a pedra difusora para que as bolhinhas só tenham uns 5cm até chegar à superfície, espero que o PH não baixe mais, que se mantenha assim, e que os níveis de CO2 não sejam muito elevados para os peixes (eles estão super calmos, e normais). Citar
Oinq Publicado: Maio 23, 2005 Publicado: Maio 23, 2005 Só eu é que não consigo esse debito de CO2 Dá Deus nozes a quem não tem dentes... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Just_me Publicado: Maio 23, 2005 Publicado: Maio 23, 2005 essas bolhinhas nao contam como "1 bolha" tipicamente quando se fala em bolhas está-se a falar de bolhas antes de passarem por um meio de difusão. E para alem disso, bolhas nao sao medida de CO2 em lado nenhum, mas sim +- uma estimativa.... alguns exemplos, uma bolha do mesmo volume a diferente pressão tem quantidades diferentes de CO2 dentro de si. bolhas de diferentes tamanhos á mesma pressão tem quantidades diferentes dentro de si. 1 bolha antes de um difusor pode sar diferentes valores de dissolução consoante o difusor. etc...etc... o CO2 dissolvido na agua da valores em mg/l ou outra coisa equivalente realmente mensuravel... claro que com a experiencia e para o seu sistema uma pessoa pode ver +- que quando saem x bolhas por segundo resulta em x mg/l na agua e quando saem x-1 bolhas por segundo dá outro valor de CO2 na agua. A quantidade ideal de dissolução de CO2 na agua para as plantas varia unicamente com a temperatura e o consumo de CO2 pelas plantas com a temperatura, luz, nutrientes. E a dissolução de CO2 no aquario varia com isto tudo e mais com a massa vegetal, quantidade de peixes, injecção, trocas gasosas á superficie... As plantas gostam de CO2 numa determinada faixa de valores e a sorte é que grande parte dessa faixa nao aflige os peixes. com 9.5mg/l eu baixava era a pedra difusora para conseguir mais CO2 na agua. Se subir dos 30mg/l ai os peixes devem começar a ressentir-se um pouco. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
wonderman Publicado: Maio 23, 2005 Autor Publicado: Maio 23, 2005 ok just me eh o k vou fazer logo ah noite qdo chjegar a casa, mas só estava com algum receio porque as bolhas são muito pequenas, o que provoca mais CO2 do que se fossem bolhas grandes... e os valores? é normal terem alterado o PH assim tao repentinamente? Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 23, 2005 Publicado: Maio 23, 2005 Olá de novo. Podes ler isso aqui: Reacção do CO2 com a água Nesse tópico está descrita o processo inverso (quando acaba a injecção de CO2, ou se torna mais fraca). Mas está lá tudo explicado. qualquer dúvida é só dizeres. Um abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
wonderman Publicado: Maio 23, 2005 Autor Publicado: Maio 23, 2005 belo tópico, grandes respostas luis! Citar
wonderman Publicado: Junho 4, 2005 Autor Publicado: Junho 4, 2005 olá malta, passadas 2 semanas de ter colocado o CO2, achei que estava na altura de renovar, uma vez que já debitava poucas bolhas, em relação ao que era inicialmente... mas o que me assustou realmente, foi ter visto uns valores que não estava à espera referente ao PH. vejam a evolução dos valores: 1 dia após introdução do CO2: PH - 6.8 (desceu dos 7.6) KH - 2.24 dh° o que faz um CO2 de 9.5 dh° .................................................... HOJE (2 semanas após CO2, este já com pouca pressão) PH - 7.4 KH - 3.92 dh° o que faz um CO2 de 5 dh° GH - 10.08 dh° NO3 - 5mg/L (pensei que a água estivesse mais suja... - 2 semanas sem mudar água) ..................................................... o PH está alto porque o CO2 está fraco certo? o KH subiu bastante, nunca o tive assim! :D ah, e já agora, acham que 2 semanas é uma boa média para o CO2 caseiro? puz 1l água, 250gr açúcar, 1 colher de cha de fermento (fermipan) e 1 colher de cha de bicarbonato de sódio. obrigado Citar
wonderman Publicado: Junho 5, 2005 Autor Publicado: Junho 5, 2005 ok, fiz os testes agora, estou com um PH de 7.0 e um KH de 3.92 dh°, ou seja, o CO2 rondará os 12 dh°... que frustrante, o PH não desce mais, e o CO2 não sobe a valores mais altos... bem, menos mal, as minhas plantas têm se aguentado como nunca antes! Citar
Recommended Posts