Moss Publicado: Janeiro 31, 2005 Share Publicado: Janeiro 31, 2005 Já agora, só por curiosidade, os meus Chanda continuam vivos, de regresso à cor original. Lindos. Abraço. ________________________ ex-Ni Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Scully Publicado: Fevereiro 6, 2005 Share Publicado: Fevereiro 6, 2005 Apesar de só ter aquário há pouco tempo (1 ano e picos), há muito que gosto de peixes e (embaraçosamente) sempre fui daquele tipo de pessoas que vai para as lojas de animais e se põe a admirar os peixitos, as suas cores, etc.. Uma vez, ouvi falar que "injectavam tinta" nos peixes para as pessoas os comprarem. "HÃ???" Decidi escolher uma loja e apontar os nomes dos peixes (de água doce) com cores mais estranhas que lá vi, juntamente com uma descrição da cor. Fiz uma pesquisa em vários sites da internet e identifiquei uma espécie que era potencialmente injectada, porque não encontrava correspondência de cores entre os "originais" e os que tinha visto. Eram corys semi-transparentes (era mais fosco... estranho.. !!!) num tom azulado, com uns "esses" em azul forte ao longo das barbatanas. Dirigi-me à loja e perguntei à menina que lá estava (que não percebia patavina de peixes) se alguma das espécies que vendiam "tinha algum tipo de tratamento para ficar com cor diferente". Ela disse-me que não, que os peixes eram todos importados nas melhores condições e respeitavam as leis todas (conversa que lhe devia ter sido "injectada" pelo dono da loja, visto que ela não respondeu ao que lhe perguntei, e demonstrou grande desconhecimento em relação ao assunto). Eu perguntei-lhe se era dona da loja e disse-lhe o porquê de estar a fazer aquela pergunta. Ela respondeu-me que era só empregada e que o dono estaria lá de tarde, altura em que podia falar com ele. Ok, lá fui eu de tarde... Para não entrar em detalhes, nem aumentar demasiado o tamanho da mensagem, posso descrever-vos a conversa como "uma monumental discussão", que começou com a "conversa-marketing" de negação e com descrições acerca da forma ideal como mantinham os peixes (o homem pensava que eu era da IGAE!!!)... Falei-lhe do que tinha lido e comparado, das conclusões a que tinha chegado, e finalmente ele admitiu que aqueles corys eram submetidos a mutações através de substâncias químicas e que não durariam mais de dois, três meses. Mostrou-me tb mais 2 espécies, de água salgada, que eram geneticamente e quimicamente modificadas pelos distribuidores e exportadores. Ele tinha conhecimento do facto, mas dizia que as pessoas procuravam mesmo os peixes mais estranhos e coloridos, e que eram mesmo aqueles que lhe davam mais lucro. Ou seja, há oferta pq há procura, ou há procura pq há oferta?? As pessoas compram porque vêem e gostam, ou os "fabricantes" (porque acabam por o ser) oferecem o que os seus estudos de mercado dizem ser mais apreciado? É uma questão a discutir, até porque nem todos os que têm aquários se peocupam (ou têm conhecimentos para se preocuparem) em escolher de acordo com princípios éticos. A maior parte das pessoas não sabe que compra peixes mutados... nem vem a saber! Sabe que são bonitos e coloridos.. e "ooops, morreu... vou comprar um novo, devo ter dado comida a mais!" Para concluir este post, até porque em termos éticos há muito mais a falar do que só sobre a coloração dos peixes, quero dizer que cabe a "nós", a quem tem mais (ou alguns) conhecimentos sobre a matéria, alertar os amigos, conhecidos, os lojistas e até as entidades competentes, acerca de uma crueldade cada vez mais frequente nas lojas de aquariofilia. A pergunta que mais faço fica no ar: queremos os animais para olharmos pra eles ou para os ajudarmos a crescer e a viver com a qualidade que para nós desejamos? É amor por nós ou por eles? Cumps. http://coisoblog.blogspot.com Tal & Coiso. O Blog que diz NÃO à compra de peixes coloridos artificialmente! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 6, 2005 Share Publicado: Fevereiro 6, 2005 Boas a essa pergunta e a muitas outras encontras resposta neste excelente tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=16876 5 páginas de discussão sobre a matéria, com participação de lojistas. Vale a pena ler Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Fevereiro 6, 2005 Share Publicado: Fevereiro 6, 2005 O que esse senhor merecia era ter o disfarce desmascarado. Aqui não porque as normas do fórum não o permitem, mas no link que te deixaram acima podes perfeitamente mencionar o nome da loja em questão, pois está numa área onde o mesmo é permitido. Cumprimentos, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Domingos Leitão Publicado: Fevereiro 6, 2005 Share Publicado: Fevereiro 6, 2005 Aqui não porque as normas do fórum não o permitem, mas no link que te deixaram acima podes perfeitamente mencionar o nome da loja em questão, pois está numa área onde o mesmo é permitido. Andas distraido..... ver este link sff http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=17288 e quanto à discussão dos peixes injectados concordo em continuar no outro tópico se possível Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Scully Publicado: Fevereiro 7, 2005 Share Publicado: Fevereiro 7, 2005 Eu própria já me "redireccionei" para o outro tópico.. vamos a eles! http://coisoblog.blogspot.com Tal & Coiso. O Blog que diz NÃO à compra de peixes coloridos artificialmente! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts