Recommended Posts

Publicado

Bom dia pessoal, montei o meu primeiro aquario dia 10ABR15, vou começar por ciclideos. porque me disseram que era mais facil.

o meu aquario tem 100X30X40, um termostato de 200W e um filtro interno de 700L/h, como o aquario vai dividir a sala de jantar e de estar, não queria

tubos a sair do aquario, e por isso optei por filtro interno, o fundo com areao de coral e três rochas, muito simples,

a minha questaõ é:

- Quanto tempo tem que estar o aquario sem peixes?

- Se devo colocar bactérias para acelarar o processo?

- que tipo de ciclideos devo colocar?

Muito obrigado, espero opnioes voças.

Publicado:

boas

em 1º lugar, esse aquario tem dimensões muito reduzidas para a maioria dos ciclideos.

por teres colocado areao de coral , penso que te referes a ciclideos africanos.

são peixes muitissimo territoriais, e que sujam bastante a agua, logo necessitam de espaço para defenirem territórios , bem como uma excelente filtragem.

os filtros internos não funcionam com estes peixes.

Na minha opinião,nesse aquario, quanto muito um monoespecie, ou seja uma colonia de uma só especie. se poes varias especies isso vai dár em mortes de certeza.

e claro, com pelo menos 1 filtro externo.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

Boas Rui Cardoso, estava a pensar em colocar ciclideos africanos, dois casais, como tenho o areao de coral e três rochas de calcario (brancas), ou que me aconselha em relação a peixes, e em relação às bactérias deixo o precesso decorrer normalmente durante os 20 dias? ou posso adiantar o processo?

Publicado:

Bom dia,

Como foi já referido tens algumas questões a ter em conta relativamente ao setup antes de pensares nos peixes propriamente ditos e uma delas fundamental é a filtragem.

Se queres manter ciclideos africanos (CA) esquece mesmo o filtro interno e pensa num bom filtro externo, com um caudal de no mínimo uns 1000 l/h tendo em conta o volume do teu aquário.

A razão é simples, como (quase) todos os CA requerem águas muito básicas e com elevada dureza é fundamental assegurar uma muito boa filtragem biológica. A toxicidade da Amónia aumente exponencialmente com o aumento do pH e por isso mesmo uma pequena concentraçao pode ser fatal para os peixes.

Depois quanto à fauna o aquário não te deixa muita margem de manobra... de todas as formas quando se fala de CA's o leque é enorme e não sou purista ao ponto de dizer que apenas se deve peixes de um determinado habitat...

No entanto e para simplificar:

Se pensares em Malawi nesse aquário, não podse pensar em mais do que dois trios de espécies menos agressivas...e mesmo assim tenho dúvidas...

Se pensares em Tanganyika, podes pensar em duas espécies no máximo... uma de rochas e outra de areia ou conchas, três já é complicado e esquece peixes como Tropheus ou Cyrpichromis...

Se pensares em Victoria, aplica-se mais ou menos o mesmo que para o Malawi, com talvez a diferença de que talvez consigas um layout um pouco diferente;

Uma opção para esse aquário será optares pelos CA's dos Rios e não dos lagos (sendo os mais conhecidos os "kribensis" existem muio mais opções e menos comuns), mas mesmo aí não aconselho a teres mais que duas espécies e dependendo do Layout. No entanto com esta opção poderás pensar em ter outros peixes para o resto do aquário.

Face a isto acho que a escolha dos peixes deve ser tua e em função do teu gosto pessoal... das várias opções que referi, tens muitas possibilidades diferentes no que diz respeito a tamanhos, formas, cores, comportamentos e tipo de layout.

Abraço

João Nuno Cruz

C

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!