Recommended Posts

Publicado

Olá colegas!

tenho quatro gouramis chocolate e agora começaram a aparecer pequenos pontos brancos espalhados pelo o corpo e na barbatana caudal,gostaria desaber o que poderá ser e o que fazer afin de combater a doença.o meu muito obrigado

Publicado:

Olá!

Em princípio deve ser íctio... Apesar de a análise ser muito mais correcta se tivesses posto o setup do aqua... :D

Se for íctio, como eu suspeito, acho que deverias aumentar a temperatura do aqua mais 1º C ou 2º C. De qualquer das maneiras põe o setup do aqua, para se puder dar 1 resposta mais completa e precisa e se pudesses por fotos também ajudava!

Espero ter ajudado e boa sorte!

(Ex-_aNa_)

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Publicado:

oi,aNa.

o meu aqua tem 60x33x33

ph-6,8

temperatura agora subi para os 29º,mas costuma estar a 27º

nitratos-0

se fosse ictio tambem afectava os outros peixes(acho eu)

Publicado:

O problena é que se não tratas isso muito rápido vai-te afectar todo o aquario.

Um abraco Ricky

Publicado:

se fosse ictio tambem afectava os outros peixes(acho eu)

Nisso concordo contigo apesar de o íctio por vezes se começar a manifestar nos peixes menos resistentes (ou mais fracos) e como dizes que não é só um peixe mas quatro... Quantos peixes tens no aqua, quantas vezes mudas a água, lavas o filtro, etc... São dados que ajudam!

Também pode ter a ver com a qualidade da água.... O meu conselho é mudares cerca de 20% da água do aqua. (Isto se ninguém com mais experiência te responder).

Como disse anteriormente uma foto também ajudava a ter um diagnóstico mais correcto porque nas doenças o importante é ser rápido e preciso a diagnosticar para se puder combater e salvar os animais...

Espero ter ajudado e as melhoras para os teus peixes!

(Ex-_aNa_)

Publicado:

oi aNa

eu mudo a agua todas as semanas(+-15l)o filtro(interno da hidor).

tenho neons,cardinais,coridoras,rasboras arlequime e guppys.

acho que ja esta a passar com o tratamento de choque que lhes dei,retirei cerca de 1 litro de agua do aqua para um recipiente á parte e deitei um pouco de anti-ictio e deixei os peixes "de molho" 45 .minutos.fiz isso 2 dias seguidos,espero que resulte.

muito obrigado pela a tua ajuda :D

Publicado:

Ainda bem que pude ser útil e que os teus peixes tão a melhorar!

Cumprimentos e qualquer dúvida que tenhas diz.

As melhoras para os teus peixes.

(Ex-_aNa_)

• 5 semanas depois...
Publicado:

Olá

Pareçe-me que estás no bom caminho.

O ideal era pores os peixes de quarentena mas isso normalmente é muito traumatizante para os animais

Diminui o tempo de luz do aqua!! para o mínimo

O ictio não sobrevive sem luz

boa sorte

• 1 mês depois...
Publicado:

scpaulo;

desculpa mas neste caso não é conselhavel mudar os peixes pois quando voltas-se a polos no aquário tornavam a ficar infectado .

atenção com o anti-ick que usas pois se não for bom da próxima vez que houver uma quebra de temperatura ou mudança de água lá vem o ick outravez.

um aquário se tratado como deve ser e desde que não recebe nada de novo nunca mais deve ter ick.

Publicado:

se for mesmo ictio provavelmente daqui a um tempo tens todos os peixes infectados pois não se esqueçam que o ictio tem uma fase da sua vida que se despega do hospedeiro, vive no substrato e depois volta aos peixes... por isso se deve aumentar a temperatura pois acelera o processo em que eles se despegam e nessa faze é que o medicamento actua.

O ictio a meu ver deve de ser tratado no aquario todo, pode-se tirar os peixes mais afectados e tratar mas convem tambem tratar o aquario donde eles vieram.

Ja agora esses gourami foram adquiridos recentemente? O unico caso de ictio que tive veio de um peixe que comprei numa loja mais duvidosa... Stress da viagem aliado a mudança de aquario e ser mantido em condições menos proprias... fragilidade do peixe pois eles passam dias sem comer para não defecar nos saquinhos...

Um Abraço

Publicado:

Olha...mais uma dica:

Não sei que anti-ictio estás a utilizar, mas aconselho-te o eSHA EXIT, este anti-ictio não necessita de quarentena ou a retirada dos peixes do aqua, nem o aumento da temperatura e nem renovações de água e ainda protege conta a doença do veludo (oodinium pillularis) e está vocacionado para peixes sensiveis como os gourami chocolate!

É um produto que devas ter em consideração.

Helder Quinzico