Képi Leiria Publicado Abril 9, 2015 Publicado Abril 9, 2015 (editado) Boas, Sou novo no fórum e gostaria duma ajudinha em relação ao consumo do termostato / aquecedor. Quanto gasta um Rod de 300W? Quanto ao tempo ligado é uma questão difícil visto que eles desligam quando alcançam a temperatura desejada (uma estimativa a contar com isto era perfeito), mas a energia para ele vai estar disponível 24h por dia... O meu consumo por khw é 16 cêntimos O aquário à partida terá 80 litros de água Muito obrigado pela vossa ajuda, Bruno Sousa Editado Abril 9, 2015 por Képi Leiria Citar
Carlos Oliv. Santos Publicado: Abril 9, 2015 Publicado: Abril 9, 2015 (editado) Consumos.... muito importante neste hobbie. Para já, um aquecedor de 300W num aquário de 80 litros é um exagero. Tenho um de 300W no meu comunitário de 460 litros . Quanto ao consumos do aquecedor depende da temperatura ambiente da casa e da estação. No Inverno gasta muito muito e muito mais do que no Verão. Um aquecedor de 300W não gasta necessariamente mais do que um de 150W (que eu proponho para o teu aquário de 80l), dado que está mais tempo desligado. Exemplo: Tenho um medidor de consumos no meu Shrimproom, e faço leituras semanais. O consumo dos meus aquários na semana passa foi metade da semana anterior( e não estou a falar só dos aquecedores). Bastou as temperaturas máximas passar de +/- 13ºC para +/- 24ºC. Editado Abril 9, 2015 por Carlos Oliv. Santos Citar
Képi Leiria Publicado: Abril 9, 2015 Autor Publicado: Abril 9, 2015 Ahah, peço desculpa pela falha só quero ter a certeza de que consigo manter a temperatura SEMPRE a 26°C Mas visto que não gasta necessariamente mais e os preços não diferem muito posso sempre adquirir o de 300W caso venha a ter um aquário maior já serve, ou não compensa? De qualquer modo, dispensas quanto só para a alimentação do termostato por mês? À volta de 20 euros? É que com as calculadoras online de custo de energia meto a bombar 24h 300W a 16 cêntimos khw e diz me que fica por 20 e poucos euros.. Mas com o que já li de outros tópicos presumo que o consumo seja significativamente inferior A temperatura ambiente da casa ronda entre os 12-26° atualmente é nas próximas semanas (de acordo com os deuses da meteorologia ahah) Obrigado pela resposta Carlos! Citar
Képi Leiria Publicado: Abril 9, 2015 Autor Publicado: Abril 9, 2015 Já agora quais são as vossas experiências com termostatos chineses? E também, o termostato em metal faz muita diferença? Citar
mfgpinheiro Publicado: Abril 9, 2015 Publicado: Abril 9, 2015 Um post já algo antigo sobre o assunto, mas que pode ajudar. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=196431&hl= Cumps Citar
Recommended Posts