Francisco Teles Publicado Abril 3, 2015 Publicado Abril 3, 2015 Boa tarde a todos, Montei dia 30 o meu primeiro aquário plantado, de 60 litros. O equipamento que tenho é:- Termóstato 75 W- Filtro externo EHEIM 2211 - Iluminação LED BeamsWork HI-Lumen 60 Tenho também: - Substracto Fértil JBL AquaBasis - Substrato ADA Amazonia - Plantas e musgo de baixa manutenção O aquário está, neste momento, a ciclar, no entanto, gostaria de vos fazer uma pergunta. Como prevenir o aparecimento de algas? Tive alguns problemas no meu aquário anterior e gostava de saber o que posso fazer para prevenir o seu aparecimento. Qual a duração de iluminação mais adequada, que caracóis/ampulárias usar, que produtos utilizar, etc etc Obrigado! Citar
anaiv Publicado: Abril 3, 2015 Publicado: Abril 3, 2015 Viva, também montei um aquário low tec sem Co2 nem iluminação especial, com substrato fértil e não fértil como tampão. Nunca tive problemas com algas, excepto algumas folhas escurecidas com algas castanhas que foram limpas por 3 otocinclus affinis. Não tendo experiência acho que se deve começar devagar com plantas de baixa manutenção, porque quando se começa a introduzir Co2 e fertilizantes sem saber o que se está a fazer, os problemas começam... Não quero dizer de forma nenhuma que sou contra o Co2 e fertilizações, mas tenho visto muitas montagens com arranques complicados e por norma começam logo por adicionar estas duas variáveis durante o ciclo. Para mim o maior "segredo" da aquariofilia é ter muita paciência, não esperar nem desejar resultados imediatos e claro fazer consultas alargadas antes de introduzir seja o que for dentro de água. Recomendo que aguardes a opinião dos mais entendidos, eu sou um mero aprendiz. Boa sorte com a tua montagem, cumprimentos. Citar preto & verde :: simply red
capagebe Publicado: Abril 3, 2015 Publicado: Abril 3, 2015 Boas, O que me ensinaram, a respeito das algas no aquário é de que algas e plantas "funcionam" da mesma maneira. Isto é, competem pelos mesmos nutrientes e pela mesma luz. Se as plantas não consumirem os nutrientes todos, ou se houver excesso de luz, as algas surgem. Ou seja, tem de haver equilíbrio na adição de luz e fertilizantes. Para mim, a questão das algas é apenas uma questão de estética e eu não me importo com as algas que aparecem no meu aquário. Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
pintaxjunior Publicado: Abril 5, 2015 Publicado: Abril 5, 2015 Eu montei um aquário de 100l a três semanas e nada de algas tenho filtro exterior e biobox2 Citar
Alvaro Silva Publicado: Abril 5, 2015 Publicado: Abril 5, 2015 Boas Em todos os lagos,rios,onde houver água,ade haver sempre algas,elas coabitam com as plantas,eu digo o mesmo que o capagebe, olha faço a sim (não podes com elas,vive com elas)não e que eu seija pelas algas,mas temos que viver com elas,já não ligo muito,faço o que posso para as retirar do aquário,o resto,vai andando mesmo a sim. Cump: Álvaro Silva Citar
Bringer Publicado: Abril 5, 2015 Publicado: Abril 5, 2015 Se as algas existem na Natureza é por alguma razão. Se um aquário é uma tentativa, embora fraca, de reproduzir a Natureza, então acho que um pouco de algas até fica bem Citar
Francisco Teles Publicado: Abril 10, 2015 Autor Publicado: Abril 10, 2015 Boa noite, Obrigado a todos pelos comentários. Talvez me interpretei mal, o que queria perguntar é como prevenir o excesso de algas Citar
Recommended Posts