Recommended Posts

Publicado

Boas,

Ando ás voltas com isto porque não tenho ninguém conhecido que me consiga explicar pessoalmente qual a melhor maneira de fertilizar. Na net, quanto mais leio mais confuso fico. Torna-se dificil.

Neste momento tenho os kit básico de testes a caminho e mais umas plantinhas que requerem alguns cuidados.

Por isso pergunto qual a maneira melhor de fertilizar? Aquela que obtem melhores resultados / que fique mais em conta.

Neste momento tenho seguido os conselhos da loja e tenho usado ferropol. Mas não tenho tido bons resultados.

Já me informei sobre os macros e micros nutrientes mas não sei ao certo quais são os produtos a usar se precisar de Macros OU Micros.

Faço-me entender?

Publicado:

Olá Sérgio,

Pesquisa sobre o tipo de plantas, por exemplo no site da Tropica.

Por exemplo se vão buscar nutrientes à coluna de água e/ou ao substrato.

Tenta equilibrar a relação luz/dióxido de carbono.

Não oxigenes a água demais, prestando todavia atenção aos peixes.

Testa os nitratos, fosfatos e potássio para saber se há algum desiquilibrio.

Mantém-te atento ao PH e à temperatura.

Mantém um ciclo de luz regular.

Cumprimentos,

José

Publicado:

Boas,

Sim tenho tido cuidado em relação a tudo. Só os teste é que tenho feito poucos porque ainda não chegou o kit. Mas quando ao resto tá tudo equilibrado.

Estou a ter só uns problemas com o termostato mas está se a resolver.

A questão era mesmo saber marcas para ter alternativas. Claro que verei sempre o que as plantas precisam.

Publicado:

Sabes o que se passa com o aquecedor?

Deves de ter um termómetro, colocado no lado oposto ou pelo menos bem afastado do aquecedor.

Uma adequada circulação é importante para o aquecimento homogéneo.

Olha que colocar a mão para testar a temperatura, nem sempre é certo.

Publicado:

Tenho o termometro do lado oposto. O problema é que o meu termostato não regula temperatura! Aquece sempre.

Acho que tenho de o mandar calibrar.

Mas já tenho outro a funcionar bem.

Como fertilizas o teu? Que usas?

Publicado:

O problema está que aquece demais! Não estava na temperatura pretendida. Ia me para os 27/29º dependendo do dia.

Mas já o mudei. Agora o que tenho está a funcionar bem nos 26º.

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas Sérgio.

Quando me informei como haveria de fertilizar, acabei por comprar 3 pós para macros (KNO3, KCl e KH2PO4). Com a ajuda do lojista onde comprei (que basicamente foi o que me ensinou 90% do assunto), depois fiz uma solução com esses pós, e com as indicações dele e de um site decidi as doses de macros que dar. O site:

http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

Macros despachados, faltam os micros, onde já experimentei Profito e agora estou a experimentar Tropica Premium, mas também não sei dizer se compensa ou não (quando o tropica acabar, vou para o profito ou para o seachem flourish).

Isto que descrevi penso que é o método EI, onde ponho as doses de macros à 2a, 4a e 6a e micros à 3a e 5a, sempre com TPAs regulares.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas Sérgio.

Quando me informei como haveria de fertilizar, acabei por comprar 3 pós para macros (KNO3, KCl e KH2PO4). Com a ajuda do lojista onde comprei (que basicamente foi o que me ensinou 90% do assunto), depois fiz uma solução com esses pós, e com as indicações dele e de um site decidi as doses de macros que dar. O site:

http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

Macros despachados, faltam os micros, onde já experimentei Profito e agora estou a experimentar Tropica Premium, mas também não sei dizer se compensa ou não (quando o tropica acabar, vou para o profito ou para o seachem flourish).

Isto que descrevi penso que é o método EI, onde ponho as doses de macros à 2a, 4a e 6a e micros à 3a e 5a, sempre com TPAs regulares.

Olá,

Obrigado pela ajuda.

Estou a pensar fazer isso mesmo. Já tenho o seachem encomendado e vou comprar os pós agora. Será que me pode ajudar nas dosagens para o meu?

Porque não faz os seus micros tambem?

Cumprimentos

Publicado:

Lê bastante sobre como fazer os sais e as quantidades, convém entender o sistema. Para a dúvida que estas a colocar é porque ainda nem o artigo do Tom Barr sobre o Estimative Index, andas-te a ler. Nesses casos é sempre melhor comprar as misturas já feitas até aprender e ver os resultados e depois passar para os pós e fazer os próprios fertilizantes.

Publicado:

Lê bastante sobre como fazer os sais e as quantidades, convém entender o sistema. Para a dúvida que estas a colocar é porque ainda nem o artigo do Tom Barr sobre o Estimative Index, andas-te a ler. Nesses casos é sempre melhor comprar as misturas já feitas até aprender e ver os resultados e depois passar para os pós e fazer os próprios fertilizantes.

Ler é o que já fiz e muito! Só que quanto mais se lê mais duvidas surgem! E é melhor uma explicação dada por quem passa do que um geral como apresentam na internet. É como estudar só em casa e ir ás aulas! São coisas bem diferentes.

Os artigos que sigo são estes:

http://www.ukaps.org/index.php?page=dosing-with-dry-salts

http://www.theplantedtank.co.uk/dosing-methods.htm

É claro que já estudei as minhas contas mas com ajuda e conselhos é sempre bem mais facil. E acho que é o que se procura aqui :)

Publicado:

Já tive a tirar duvidas com um companheiro que foi muito prestavel. Hoje chegaram os testes que me faltavam e já vou medir os tudo direitinho.

Entretanto o meu setup é:

120*50*40 - 240L brutos

Calha LED de 120cm ( vou ter que reforçar a iluminação ainda)

CO2 - 2bps

Fauna 3 neons e 1 botia ( tive um desastre há um semana :(

Plantas bastantes.

Substrato fértil JBL.

Publicado:

Olá

os fertilizantes em "pó" podem ser menos dispendiosos mas não recomendo para alguém que não tenha experiência com aquários plantados. Deve-se pelo menos ter umas noções básicas de fertilização para que se possam usar com um grau de risco menor.

Para começar tens fertilizantes líquidos de marcas de qualidade e a preço acessível com as quantidades recomendadas pelo fabricante visíveis na embalagem. Convém começar sempre abaixo dessa quantidade e ir aumentando à medida que o aquário amadurece.

Tropica, Seachem, Easy Life são boas marcas para se começar.

Boa sorte

Publicado:

boas,

240 litros de plantado a sério, com boa luz e CO2, ou se tem carteira para fertilizantes de marca ou é melhor ir para os pós.

Há em "plantas"->"Fertilização" muita informação sobre o manuseio dos pós e claro que questionando irão aparecendo conselhos.

a minha sugestão é que abras um tópico na área que referi e coloques o setup do áqua com fotos do aspecto geral, para permitir uma boa avaliação da massa vegetal, de forma a poder-mos aconselhar em condições.

abraço,

Publicado:

Boas,

Comecei ontem a fertilização com pós e com nova iluminação ( emprestada ). Vou abrir o tópico com o setup e os pós que comecei.

Quando estiver tudo direito como pretendo vou bombardear com perguntas para saber se estou a fazer tudo direito :)

Obrigado desde já pelas respostas.