Recommended Posts

Publicado

Boas amigos,

Tal como o titulo diz estou a preparar uma raiz de Videira para o aquário mas o problema e que e muito grande e não tenho onde a ferver nem numa lata de tinta de 20 lt cabe, alguém tem alguma ideia, haverá maneira de o fazer sem ferver?

Publicado:

Eu para pedras grandes coloquei-as dentro de um contentor com um kg de sal e deixei lá por 20 dias, lavando de seguida por agua limpa

Não experimentei em troncos, mas o sal é desinfectante

Publicado:

boas,

vou dizer-te como eu faço, sempre sem nunca ter problemas, e tenho discus, mas isto é não serve de ex...é apenas como faço...

coloca o tronco num bidom com água limpa, deixa 4/5 semanas... dá uma limpeza com uma faca e escova...voltas a colocar mais uns dias, mais uma limpeza e aq. com ele...

Publicado:

Obrigado pelo feedback, vou tentar de uma maneira ou de outra mas o problema mesmo e arranjar um recipiente que possa por aquilo submerso, e se for só com agua e lixívia será que tem mesmo que ser fervido?

Publicado:

Boas

Eu com troncos que não consiga ferver,eu não me preocupo

muito,tento limpar (tirar casca)o melhor que dá,com o tronco

bem seco,lavo e como não posso por de molho,coloco dentro

do aquário,e claro que ele vai tingir a água,mas como eu até

gosto de ver,fica tudo bem,agora eu não sou exemplo para

ninguém,cada um terá a sua melhor formula.

Cump: Álvaro Silva

Publicado:

Boas Álvaro, realmente essa tua maneira agrada me muito pois estou mortinho para o meter no aquário, mas quanto a trazer problemas aos peixes nunca tiveste problemas? E a agua com o tempo e tpas vai ficando boa ?

Publicado:

Boas

Eu nunca tive probelemas,a não ser ter que conseguir com que o

tronco fique no fundo,e depois criár aquele véu ao redor do tronco,

agora morrer peixes por causa da água ficar cor de chá,nunca morreram

nenhum,ate porque com a água dessa cor os peixes andam muito mais

calmos,e claro que depois com o decorrer do tempo a água fica limpa.

Publicado:

Sim, muitos problemas o estado de alerta foi geral, já o retirei, não sei se foi por ter fervido 3 vezes com sal e nao ter deixado mais tempo de molho ou se foi mesmo por ainda ser verde e ter largado algum tipo de substância o que e certo e que ao fim de algumas horas os peixes começaram a respirar ao cimo da agua e tive logo que retirar a raiz e fazer uma troca quase de metade da agua para tentar resolver o problema, no dia seguinte os peixes voltaram a fazer a mesma coisa e mudei mais um pouco de agua e parece que esta resolvido, será que a colonia de bactérias morreu, qual tera sido o verdadeiro problema....?

Publicado:

o problema provavelmente foi de teres fervido com sal, geralmente ou ferve se ou coloca se sal, não as duas coisas, o tronco pode ter absorvido o sal e começou a libertar no aqua, deixa o mais tempo dentro de agua, muito mais tempo.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Pois também penso que seja isso, agora está dentro de uma piscina e vai lá ficar por algum tempo, mas pelo que tenho lido dizem para ferver com sal, já não percebo nada disto...

Publicado:

Boas, raiz de videira, mas logo no início do post dizem que lixívia nem pensar...!?

• 3 semanas depois...
Publicado: (editado)

a lixivia é um grande risco.

só usar quando não se tem pressa , e so pode ter o tronco bastante tempo em várias aguas limpas para retirar toda a lixivia.

o tronco estava bem seco ou verde?

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

boas..vou meter a minha colherada..o principal motivo de te dizerem lixivia nem pensar e porque suspeitas que a madeira absorveu o sal agora imagina que teria ficava algua lixivia absorvida pela madeira e de seguida libertar alguma materia na agua..no dia seguinte ja nao fazias tpas...entendes...e o mais provavel e a madeira ter libertado algo que intoxocou a agua causando mau estar nos peixes..na minha opiniao madeira verde nunca,,sempre bem seco e de preferencia tento arranjar junto do rio ou ribeiros troncos ja com algumas marcas de muito tempo de baixo de agua aonde nem tens de ferver e ja nao libertam nada que prejudique o aqua

Publicado: (editado)

Sim, muitos problemas o estado de alerta foi geral, já o retirei, não sei se foi por ter fervido 3 vezes com sal e nao ter deixado mais tempo de molho ou se foi mesmo por ainda ser verde e ter largado algum tipo de substância o que e certo e que ao fim de algumas horas os peixes começaram a respirar ao cimo da agua e tive logo que retirar a raiz e fazer uma troca quase de metade da agua para tentar resolver o problema, no dia seguinte os peixes voltaram a fazer a mesma coisa e mudei mais um pouco de agua e parece que esta resolvido, será que a colonia de bactérias morreu, qual tera sido o verdadeiro problema....?

Algum acerto na informação que aqui se encontra:

Sérgio, qualquer madeira absorve e satura. Ferve-se a madeira para exterminar microbiologia (fungos principalmente e parasitas) que possa proliferar na água. Sal para tornar a absorção da madeira mais imediata e evitar que flutue com pouco tempo em água, também actuando como antihelmitico.

A água ficará tingida, tal se deve ao facto da videira libertar agentes que escurecem a água e actuam na fauna com vantagens clinicas. O Rio Negro, habitat natural dos Discus é batizado segundo este mesmo acontecimento. Este facto altera as propriedades do pH na água, pelo que deves vigiar nos próximos testes.

A substância que notaste, que deves ter reparado ser branca ou um efeito nublado ao longo do tronco, é normal e em nada prejudica o aquário. Na verdade há fauna que se alimenta disso. Desaparece após algum tempo, dependendo da temperatura da água.

Não há impacto algum na colónia de bactérias presente, no entanto é expectável que subam nitritos e nitratos se a madeira não estiver devidamente tratada. Podes manter a madeira presente, se aumentares a frequência de trocas de água e circulação superficie.

Não é necessário raspar, cortar ou lixar a madeira. Salvo se existir alguma matéria orgânica agarrada, terra ou mineirais brutos.

Como tal, recomendo que retornes ao tratamento da madeira com fervuras constantes. Após 2 dias de fervuras, deixa repousar num recipiente com sal por 3-4 dias, sem mudar a água. Por fim, passa a peça de madeira sob água abundante até a mesma sair sem espuma.

Ao colocar a madeira no aquário, tem o cuidado de apagar as luzes. Reduz o stress e melhora a adaptação dos peixes durante o processo.

Evita lixivia. Em circunstância alguma deves aplicar lixivia se não tens tempo para saturar a madeira. A absorção é rápida mas demora a libertar, logo podes conter vestigios na peça de madeira, quando a colocas na água, o que é quimicamente nocivo para flora e fauna.

Editado por Renato.Vieira
Publicado:

Ui....., muito obrigado pela ajuda mas isto e assim mesmo cada cabeça sua sentença, pelo que vejo isto não tem uma resolução exata, bem depois da aflição voltei a ter a raiz mergulhada uma semana sem qualquer aditivo, agora esta a outra semana a secar depois vou voltar a mergulhar numa bacia com trocas de agua diárias e controlar a cor da agua só não sei e por quanto mais tempo tenho que esperar.... não vejo a hora De o por no aquário, mas aprendiz a lição que a pressa e inimiga da aquariofilia.

Publicado:

Boas

Sendo o tronco de videira,não terá aqueles produtos com que

colocam nas videiras para matar algumas pragas?e outra coisa,

não se deve meter troncos no aquário verdes,deve serem bastante

secos.

Publicado:

Pois realmente o tronco ainda estava bastante verde, foi cortado ainda debaixo da terra mas quanto a produtos não sei aquilo já esta abandonado a bastantes anos, mas voltando ao estar verde quais são as substancias que liberta por ainda estar verde que depois de seco já não tem?

Publicado:

Boas

Em geral os troncos largam tininos,que faz a água ficar cor de chá,

mas não afecta em nada os peixes,pode afectar o olhar,quero dizer

não se gostar,por acaso eu até gosto,sobre o tronco,devias deixar

o tronco secar bem,eu aqui há uns meses arranjei um tronco de

carvalho selvagem,ainda verde,tirei a casca toda,e ainda esta a

secar,talves lá mais para o verão eu o coloque no aquário,há

desculpa,sobre a tua pergunta,tanto verde,como secos,o tinino

sai sempre,agora não te sei dizer,se haverá diferença,do verde,

para o seco.