Foca Publicado Novembro 27, 2003 Publicado Novembro 27, 2003 Oi Pessoal Estou com umas dúvidas sobre com saber a quantidade de fertilizantes a utilizar e quando é que existe efectivamente necessidade de fertilizar sem correr o risco de estar a exagerar. Pelo que sei existe o teste de ferro, mas é de facto esse o único nutriente que se deve medir ou existem outras formas de analise É que tenho o meu AQ montado há duas semanas com bastantes plantas, coloquei debaixo do areão 8Kg de substrato da PRODAC, quando plantei as primeiras plantas coloquei mais uns comprimidos da JBL e ainda fertelizante líquido Plantamin, já cheguei a conclusão que exagerei porque as algas estão a aparecer. Estou a tentar minorar fazendo mudas de água diárias 10%. Agadecia algum comentário sobre se estou a ir bem ou não. Obrigado FOCA Salgados é que esta a dar
Visitante Publicado: Novembro 27, 2003 Publicado: Novembro 27, 2003 Viva, Agadecia algum comentário sobre se estou a ir bem ou não Tirando o excesso de fertilizante acho que sim. Não sei a quantidade nem o tipo de plantas que tens, mas deves colocar muitas plantas de crescimento rapido. Podes tambem começar já a colocar peixes que comam as algas, e continua com as trocas de agua.
Foca Publicado: Novembro 27, 2003 Autor Publicado: Novembro 27, 2003 OK. Ainda não comecei a colocar peixes porque axei que era muito cedo, mas já fiz análizes e os valores da amónia estão baixos e penso que já não deve haver problemas, só existe um senão é que comecei a injectar CO2 e queria intruduzir omax possível só que tenho medo de que venha a prejudicar os peixes. O aparelho de CO2 é um daqueles da NUTRAFIN de produção Biológica que dá para AQ de 180 Litros. Poderá o CO2 em demasia vir a prejudicar os peixes Abraços FOCA Salgados é que esta a dar
Visitante Publicado: Novembro 27, 2003 Publicado: Novembro 27, 2003 Boas, Poderá o CO2 em demasia vir a prejudicar os peixes Em demasia pode ser stressante. Se não tiveres turfa ou quaisquer outra coisa que produza acidos humicos, ou quimicos para alterar o ph, podes calcular a quantidade de CO2 baseado no Ph e Kh com esta tabela: http://www.thekrib.com/Plants/CO2/kh-ph-co2-chart.html
Nuno Silva Publicado: Novembro 27, 2003 Publicado: Novembro 27, 2003 claro, Co2 em excesso é toxico, mata os peixes.Mas se estiveres atento podes evitar isso. Eles começam a nadar á superficie onde existe mais oxigenio, é sinal para retirares Co2 Um abraço! Nuno Silva
Foca Publicado: Novembro 27, 2003 Autor Publicado: Novembro 27, 2003 OK O meu PH é de 7.4 KG 4º O CO2 na tabela dá 5 mgl Isso quer dizer que devo injectar CO2 até atingir outros valores ou é o valor correcto para os valores de PH e KG que tenho, é que eu ainda não percebi muito bem. FOCA Salgados é que esta a dar
Visitante Publicado: Novembro 27, 2003 Publicado: Novembro 27, 2003 Viva, Tens que aumentar o CO2. Segundo o grafico o valor de CO2 deve estar entre 10 ppm e 20 ppm. Ao adicionares CO2, o Ph tem tendencia para diminuir e o KH para aumentar.
Foca Publicado: Novembro 27, 2003 Autor Publicado: Novembro 27, 2003 OK Já entendi mas entretanto vou ter de adquirir um teste de CO2 ou a tabela dá sempre para ver Obrigado FOCA Salgados é que esta a dar
Visitante Publicado: Novembro 27, 2003 Publicado: Novembro 27, 2003 Viva, Dá sempre para ver desde que os valores se encontrem dentro da escala.
Foca Publicado: Novembro 29, 2003 Autor Publicado: Novembro 29, 2003 Olá mais uma vez Fiquei mais ou menos esclarecido na maioria das questões mas ainda ficou a duvida sobre as formas de análize dos nutrientes,pelo que sei existe o teste de ferro, mas é de facto esse o único nutriente que se deve medir ou existem outras formas de analise e outros parametros que devem ser medidos. Obrigado FOCA Salgados é que esta a dar
António Vitor Publicado: Novembro 29, 2003 Publicado: Novembro 29, 2003 o ferro é extremamente dificil de se medir, este ficam rapidamente na forma não solúvel Fe3+ (não acessivel pelas plantas)... é o que acontece no meu aquário... nunca consegui medir o ferro. tenta ver as coisas desta maneira, o ferro e alguns outros traces são dos elementos menos usados pelas plantas (são chamados traces por isso), embora de todos os traces os ferro é o mais usado, mas não deixa de ser um trace... se ainda não metestes peixes e tens CO2 (mesmo que seja entre 10 e 20, acima de 15 já é suficiente para se ter um aquário densamente plantado num instante), podes vir a ter problema com as plantas, é que elas consomem em largas quantidades outros elementos (nitrato/amónia/nitrito, fosfatos, magnésio, cálcio, etc... sem peixes alguns destes valores andarão por baixo, (no caso da amónia é preferivel que ande por baixo...algas...). eu não me preocuparia muito com fertilizante só de traces, desde que faças boas mudas de água e coloques traces q.b. para que este se mantenha em crescimento tudo bem... eu comecei a reduzir a reduzir os traces e agora ando a usar nem 10% do que ponha...com os mesmo resultados. :D Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
Recommended Posts