O meu 1º aquário - 1 mês depois...

Guilhas_86

Recommended Posts

Venho por este meio agradecer toda a ajuda prestada por este fórum e claro especialmente a quem me ajudou a esclarecer algumas duvidas e a alargar o conhecimento em aquariofilia. Fica aqui a foto do meu primeiro aquário (1 mês após a montagem), aceitam-se conselhos, sugestões e críticas...

Cumprimentos

20150328_163351_zpsd9htzyo1.jpg

Editado por Vera Santos
Colocar foto.
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Em primeiro lugar peço desculpa pela ausência da foto no post anterior e de seguida peço desculpa por ter aberto outro tópico (pelos vistos não sou novato apenas em aquariofilia). Espero que desta vez a foto apareça e que possam fazer as vossas criticas e dar algumas sugestões.

Cumprimentos

20150328_163351_zpsd9htzyo1.jpg

• Votar + 1

Boas,

Agora sim, temos foto.

Gosto do que vejo, mas quem tem de gostar és tu, obviamente.

Também gosto de encher totalmente os aquários, por forma a não conseguir ver a linha superficial (e sempre são mais uns litrinhos de água).

O próximo investimento que eu faria, caso pudesse, era um filtro externo.

Para além de te melhorar em muito a filtragem, irias ganhar em espaço e estética.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Boa tarde,

Em primeiro lugar quero agradecer o feed-back e dizer-te que a aquariofilia se tornou uma espécie de doença e com a pouca experiência mas muita determinação fui alterando este aquário ao longo de 1 mês (sei que não se deve fazer mas com os erros se aprende) de forma a ficar minimamente a meu gosto. Há muitas coisas que teria feito diferente... mas já está, uma delas era precisamente a questão do filtro e sei que dá para resolver ainda. Tive a sorte de não morrer nenhum peixe e os 48 habitantes continuam a crescer saudavelmente :) tive apenas um azar que foi o betta atacar 2 tetra cardinais, ofereci-o (bastante pena me deu ter de o retirar do aquário) e bem que me tinhas avisado no outro tópico, não foram os guppies mas foram os tetra a serem atacados.mas desde então tem corrido tudo bem, as plantas estão a desenvolver-se bastante bem, algumas já as podei e replantei noutro local. Achas que vou ter problemas por ter cometido o erro de não ter colocado substrato fértil? (erro de principiante, mais um...)Já agora que filtro recomendarias? relembro que o aquário tem 115 litros (e mais uma vez peço desculpa por ter aberto outro tópico, já vi a confusão que dá...).

Cumprimentos

Boas Guilhas_86

Gostei do teu aquário,esta bonito,e sobre os erros,deixa lá não fostes

só tu,em geral todos os cometemos,ainda hoje eu por vezes os faço,

sobre o filtro eu só posso dizer-te que haverá ai pessoas melhores

para te dizer qual e o melhor,agora eu digo-te,não compres o EHEIM

classic 2213,pois eu tenho um,e achou muito fraquinho,mas terás

outros EHEIMs a cima melhores,val mais,do que menos,e um filtro e

o coração,e os polmões do aquários,espera por melhores opiniões

sobre filtros,boa sorte,tudo corra bem.

Cump: Álvaro Silva

Boas,

Eu não tenho substrato fértil, e o meu aquário (200 litros very Low-tech) só tem plantas de manutenção fácil.

Tenho um substrato de um qualquer rio de África, comprado na Ruimar, mas já tem tanto tempo que nem sei identificá-lo.

Em relação ao meu filtro externo(7-8anos...) é um Sunsun HW303B(chinoca) que era do mais baratinho, na altura, e que ainda cá anda para as curvas. A maior parte do pessoal não o aconselha, mas eu nunca tive razão de queixa.

Confúcio

Já vi dezenas de opiniões e dezenas de filtros diferentes mas as opiniões variam tanto que fica dificil. Uns dizem que os litros/hora devem ser 3x os litros do aquario, outros 5 e outros 10, há discordancias em tudo...

Só tu é que decides, por mais opiniões que te dêem...

Para mim, o mais importante é que, seja qual for o caminho que tomes, tenhas sempre em consideração a saúde e bem-estar dos SERES VIVOS que tiveres no teu aquário.

Confúcio

• 2 semanas depois...

Boas pessoal, passadas duas semanas da criação deste tópico deixo aqui mais umas fotos do meu aquário, agora com um mês e meio de existência, lol. Ainda não retirei a biobox e não comprei um filtro novo porque há planos a curto/médio prazo para comprar um aquário maior para poder ter discus e este será vendido se tudo correr como planeado. A fauna sofreu uma alteração grande, troquei com o dono da loja vários peixes, neste momento tenho:

tetra cardinal - 20

peixe bebado - 15

platty - 2

danio zebra - 5

peixe vidro - 2

corydoras - 6

(albina,sterbai,aeneus)

ancystrus - 3

sewellia lineolata - 3

otocinclus - 2

20150412_150356_zps4fxu3enj.jpg

20150412_144456_zpsinmrjemf.jpg

20150412_144706_zpsawrphqiq.jpg

20150412_145047_zpssmm7ysun.jpg

20150412_145358_zpsfhu2o6jf.jpg

20150412_145428_zpslmgioxkx.jpg

Aceitam-se criticas...

Cumprimentos

O teu aquário está muito bom.

O único reparo é a quantidade de peixes. Mas suponho que desde que tenhas uma filtragem adequada e faças a manutençâo adequada, não terás problemas.

Eu gostava de ter uns dois ottos, mas disseram-me que preferem um PH inferior a 7. Vou-me servindo de uns caracóis para combater as algas.

Que tal colocares uma pequena área com areia fina?

Eu fiz isso no meu e é onde ponho os comprimidos para as minhas corydoras. Dou-lhes Viformo da Sera. Gostam muito.

Muito obrigado! Por enquanto não tenho tido problema, penso que a filtragem é suficiente e que as plantas também fazem um pouco do seu trabalho.Eu tenho os otto há um mês, até agora têm estado sempre bem e o ph da minha água é de 7.8, de qualquer das formas espero não vir a ter problemas com eles... Comprimidos? não dou nada disso a esta rapaziada...devia dar??

Essa parte da areia fina por acaso está a ser pensada... :rolleyes:

São mesmo muitos peixes, e os problemas vão surgindo, ainda não tiveste mas de repente pode acontecer. A filtragem não me parece nada suficiente. Aconselho te boas tpa e aspira bem o fundo. As pastilhas convém dar, não só pelas corys mas também pelos ancistrus e ottos.

Quando digo comprimidos (pastilhas) é o formato como certos alimentos são apresentados.

Por exemplo, os platys gostam de comprimidos de spirulina, que são pressionados contra o vidro.

Os Viformo ficam no fundo e as minhas Sterbay gostam muito.

Boas ! Excelente aquário !eu próprio como iniciante também cometi erros e de certeza que irei fazer mais , mas com a ajuda preciosa de todos membros vamos ultrapassar isto ,continuação do bom trabalho!

Obrigado pela força,espero que continue a correr bem pois já há outro projeto em mente...podes crer que este fórum me ajudou bastante,sem esta rapaziada já tinha desistido do hobbie ao primeiro obstáculo.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!