Hidrópsia em Peixe Dourado (Kinguio)


JMeNdEs

Recommended Posts

Antes de mais, muito boa noite!

 

Já devem existir vários tópicos que falam sobre este problema, mas venho aqui deixar as minhas dúvidas e explicar o caso para que o meu peixe possa beneficiar ao máximo dos vossos conselhos e se possível melhorar! :) Pois bem, aqui vão todos os detalhes:

Vamos por partes - tenho quase a certeza de o problema base ser uma infecção bacteriana, pois o aquário não sofre mudas de água há algum tempo... como estudo longe, lá em casa as coisas desleixaram-se um bocado... :/ Para além do mais as fezes do peixe em questão encontram-se brancas e finas, outro sinal de infecção bacteriana, segundo pesquisei.
Quando cheguei a casa este fim de semana, para além do problema que já referi, o peixe tinha os olhos protuberantes (o chamado "pop eye" em inglês), e a hidrópsia, apesar de mínima (mal se vê, mas já tem uma ou duas escamas suspeitosamente levantadas) já parece estar a instalar-se.
Pesquisar com palavras chave em inglês, apesar da quantidade de informação ser prodigiosa torna-se inútil pois todos os tratamentos indicados usam fármacos que não se vendem cá... :(Quero tratá-lo o quanto antes, e vou começar por separá-lo para um aquário de quarentena e limpar o principal, mas e depois o que faço?
Já pesquisei outros posts (portugueses, porque senão não vou lá...), e até agora encontrei os seguintes tratamentos: Esha 2000, Sera Bactopur Direct, Actidox e Ciprofloxacina. A questão é, qual usar, e como?... Também vi que se adiciona sal ao tratamento, mas que sal? Sal de aquário, sal de cozinha grosso, "Epsom Salt" (só sei o nome em inglês... :()?
Bem, acho que já pus todas as minhas dúvidas. Até mandei um email ao Isménio, ele é o guru dos peixes dourados! :P Agradecia muito que me pudesse ajudar, pois este problema já aconteceu uma vez e está na altura de encontrar uma solução e ripostar.
Cumps,
João Mendes.
Editado por JMeNdEs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais